A última semana foi marcada por dados inflacionários e decisões de política monetária que impactaram nas principais economias globais. Confira os destaques:
No Brasil, a inflação está levemente abaixo das expectativas, mas os investidores ainda esperam altas no futuro, influenciados pelo cenário externo, especialmente pela valorização do Dólar com o aumento dos juros nos EUA. Nos Estados Unidos, a inflação ao consumidor (CPI) veio acima das expectativas, reforçando a necessidade de mais dados antes de novos cortes de juros. O Dólar se fortaleceu globalmente com os juros mais altos.
Com o crescimento econômico fraco, o Banco Central Europeu (BCE) sinaliza a possibilidade de cortar os juros em breve, visando estimular a economia, enquanto no Japão o aumento dos gastos domésticos e dos salários pode levar a um aumento de juros, com a economia progredindo.
A economia chinesa continua sofrendo com a desconfiança dos investidores sobre os estímulos prometidos, levando à queda nas bolsas. Em resumo, o cenário global permanece incerto, com decisões de política monetária variando entre as principais economias e seus efeitos sobre o mercado ainda sendo sentidos.