Como a Inteligência Artificial inova na medicina e no cuidado com os pacientes

Com o início de um novo ano, é inevitável pensar que não só nós, médicos, mas inúmeros profissionais observaram em 2024 um enorme salto no uso de tecnologias e técnicas inovadoras que vieram para somar nas profissões.

A integração da Inteligência Artificial (IA) em várias áreas da medicina elevou a qualidade dos tratamentos e serviços oferecidos, mas também trouxe uma transformação na forma como a relação médico-paciente se desenvolve.

Dessa forma, quando olhamos para o ano de 2025, é nítido que todas essas inovações decorrentes da IA serão cada vez mais expandidas e trarão benefícios consideráveis para a área médica, independente da especialização.

O que a Inteligência Artificial trouxe em 2024 para a medicina?

No ano que passou, vimos que a IA firmou seu papel como uma ferramenta indispensável na área médica. 

Em nichos como dermatologia e radiologia, por exemplo, algumas ferramentas de IA utilizadas em máquinas permitiram que os profissionais tivessem diagnósticos mais rápidos e precisos. 

Já na área cirúrgica, a IA também não deixou a desejar. Tratamentos mais personalizados e intervenções cirúrgicas incrivelmente detalhadas são cada vez mais comuns.

Por outro lado, foi possível verificar também o aprimoramento das tecnologias na telemedicina, nos casos em que é possível realizar uma consulta à distância. 

O uso de IA em plataformas de consulta online transformou a experiência do atendimento em algo mais eficiente, o que trouxe economia de tempo e redução de custos para alguns médicos.

Veja, colega de profissão, quando falamos em automatizar processos, tiramos uma parte operacional e burocrática das mãos humanas e entregamos para a Inteligência Artificial.

Isso significa que uma equipe qualificada e devidamente treinada que sai do processo operacional fica disponível para trabalhar em tarefas mais complexas, o que beneficia a gestão empresarial e otimiza processos rotineiros, como agendamento e lembretes de consultas, medicações, retornos, entre outros.

Como a Inteligência Artificial auxiliou no marketing para médicos em 2024?

Como de costume, não poderíamos deixar de mencionar a IA dentro do marketing para médicos. 

De início, a IA trouxe inúmeros benefícios para a criação e produção de conteúdo dentro do marketing médico. 

Profissionais da medicina que estudaram e investiram em marketing em 2024 com o uso de Inteligência Artificial viram suas redes sociais cada vez mais engajadas.

Médicos que usaram IA para agendamento de postagens, elaboração de campanhas de tráfego pago (anúncios), vendas e atendimento ao cliente, também puderam notar resultados mais expressivos no ano de 2024.

Da mesma forma, médicos que desenvolveram plataformas digitais para educação voltadas para o público empresarial, como outros profissionais da saúde, com treinamentos online, webinars, workshops, lives e outros conteúdos educativos também viram seu negócio impulsionado em 2024 com o uso da IA.

Sabendo disso, qual o futuro em 2025 com a Inteligência Artificial?

A grande expectativa para 2025 é que todos os avanços de 2024 se intensifiquem e sejam ainda mais aprimorados.

Uma das tendências promissoras para este ano é o uso da IA na pesquisa clínica, principalmente na análise de grande volume de dados em poucos segundos. 

Já na parte de comunicação, uma grande tendência é que assistentes virtuais estejam em níveis mais sofisticados e personalizados, sendo capazes de tratar de questões complexas de forma mais qualificada. Isso melhora a experiência do paciente e fortalece a relação de confiança entre médico-paciente.

Na parte de marketing médico, em relação a processos criativos com foco em criação de conteúdo, várias ferramentas já estão disponíveis com o intuito de simplificar esses processos.

Ou seja, médicos podem criar textos, imagens e até mesmo vídeos em alta qualidade com poucos cliques, o que possibilita a criação de conteúdos orgânicos e campanhas de marketing personalizadas, proporcionando maior eficiência, gestão de tempo otimizada e redução de custos de operação.

Na condição de médicos especialistas, temos que abrir nossas mentes para essas mudanças que vêm para acrescentar e nos auxiliar, mantendo sempre a ética e responsabilidade médica.

Assim, temos a oportunidade de oferecer um serviço cada vez mais rápido, eficiente, personalizado e avançado, aumentando nossa cartela de clientes e nossa autoridade em nossas áreas de atuação.

Aproveite para ler meu último artigo, sobre Gestão estratégia para médicos e vamos juntos crescer em 2025!

Escrito por Ingrid Lückmann, cirurgiã plástica e membro titular da SBCP. Trabalha há 15 anos no mercado de cirurgia plástica e também com presença ativa nas redes sociais.

_________________________________________________________________________________________________

Esteja por dentro das tendências e novidades que impactam seu negócio e suas finanças!

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado.

Ainda não é um cooperado? Junte-se a nós.

Navegue pelo índice