Fazer uma abertura de conta em uma instituição financeira é algo rápido e prático. Muitas corporações permitem fazer esse procedimento on-line, pelo celular, mas nada impede que você vá a uma unidade física. Uma conta auxilia você a controlar seu dinheiro e até começar a investir.
Conforme a conclusão do procedimento inicial, com o envio dos documentos, há a análise da instituição financeira. Ela verifica, principalmente, se seus dados são verdadeiros e se você tem alguma restrição ao crédito. Uma vez que as informações estejam corretas, a conta é aprovada, e você já pode movimentá-la.
Quais são os tipos de conta?
São três tipos de contas oferecidas pelas instituições financeiras. Há a conta corrente, a poupança e a conta-salário. Cada uma delas tem particularidades e tipos diferentes de documentos apresentados. Veja cada uma delas com detalhes.
Conta corrente
A conta corrente funciona como uma carteira, com rendimentos, recebimentos e débitos. Em vez de levar todo o dinheiro consigo, você o guarda em uma instituição financeira. Com um cartão de débito, você faz compras e saques.
Essa opção serve para os procedimentos do dia a dia: para pagar uma compra em supermercado ou loja, por exemplo. Também serve para receber salário e demais depósitos. Com o Pix, fica ainda mais fácil transferir ou receber dinheiro de outras pessoas ou empresas.
Por outro lado, a conta corrente não pode ser chamada de investimento. Ela não costuma ter rendimentos e ainda exige o pagamento de taxas de administração. Quando for abrir uma, faça uma pesquisa. Veja se ela cobra taxas e apresenta vantagens.
Conta poupança
A conta poupança é livre de taxas e pode ser movimentada como uma conta corrente. Isso inclui cartões de débito e pagamento de contas. Porém, a poupança não permite a emissão de cheques.
Apesar de não ser considerada um investimento, ela traz uma rentabilidade ao dinheiro que ali parado fica. Para muitos, a poupança se tornou um local para fazer depósitos. É o que se chama de “guardar dinheiro”. A liquidez é imediata e de fácil administração.
Atualmente, devido à Taxa Selic estar acima de 8,5% a.a., a poupança rende 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR), que varia mensalmente. Quando a taxa está em até 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic + TR. Assim, em 2021, ela rendeu menos que a inflação do período, que ficou em 10,06%.
Conta-salário
Como o nome diz, a conta-salário é destinada somente a receber o salário do trabalhador. Ela é aberta a pedido da empresa, que envia uma carta ao funcionário. Ele precisa ir até a instituição financeira onde a empresa tem conta. Lá, ele deve levar a carta, o documento de identidade e o comprovante de residência.
Isso acontece porque as empresas fazem uma espécie de convênio com as instituições. Ao fazer a abertura de conta salário, só a empresa pode fazer depósitos. Não são cobradas taxas de administração, mas as possibilidades de movimentação da conta dependem do acordo feito entre a empresa e a instituição.
Como a conta-salário tem movimentação limitada, o cliente pode fazer a portabilidade para outra conta, corrente ou poupança. Assim, o salário é depositado na conta-salário e é automaticamente transferido para outra.
Como abrir uma conta?
Como dissemos no começo, hoje, a abertura de conta está mais fácil devido ao uso da internet. A maior parte das instituições financeiras permite fazer todo o processo on-line. Tanto instituições tradicionais quanto digitais permitem o envio da documentação on-line.
Os bancos facilitam o processo por meio dos aplicativos de celular. Primeiro, baixe o aplicativo da instituição financeira desejada e siga as instruções. Os documentos para abrir conta variam de acordo com a instituição, mas o RG ou a carteira de motorista são obrigatórios. Tire foto dos documentos e envie-os pelo celular.
No momento da abertura da conta, o aplicativo pode pedir uma foto sua em estilo selfie, para identificação. No caso de conta corrente ou poupança, as instituições podem pedir comprovante de rendimentos. Um exemplo é o holerite. Caso você seja autônomo, pode enviar contratos das empresas para as quais presta serviço.
Conta tradicional e conta digital
Há algumas diferenças entre as contas em instituições tradicionais e digitais. A parte de movimentação, saque e pagamento de contas funciona da mesma forma. Caso você queira abrir conta on-line, a maneira de receber depósitos em dinheiro é diferente nas instituições digitais.
Por não terem agências físicas, na maior parte das vezes, elas emitem um boleto para fazer o depósito. Ele funciona de maneira semelhante ao pagamento de uma conta. A pessoa deve ir a uma instituição ou a uma lotérica e pagar o boleto com dinheiro. O valor leva uns dias para ser creditado.
Saiba mais sobre contas e investimentos
Agora que você sabe como fazer abertura de conta, continue acompanhando o nosso blog. Aqui, você tem acesso a conteúdos sobre investimentos, seguros, consórcios e câmbio. São informações muito úteis para quem tem planos de viajar, comprar imóveis ou trocar de veículo. Nossos conteúdos são completos, informativos e gratuitos. Aproveite!
Quer saber como abrir uma conta na Unicred? Clique aqui e se torne um cooperado!
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado Unicred.