Se você tem o sonho de ter um carro no seu nome, saiba que isso pode ser realizado por meio de um financiamento. Para isso, é preciso conhecer algumas informações de como financiar um veículo para encontrar contratos com condições adequadas ao seu orçamento.
A seguir, listamos algumas dicas sobre como fazer um financiamento, além de explicar quando é realmente interessante comprometer o seu orçamento a longo prazo. Leia e entenda.
Afinal, quando vale a pena financiar um veículo?
Antes de tomar uma decisão importante, sobre como financiar um veículo, vale pôr no papel se esse é realmente o melhor momento para comprometer parte do seu orçamento mensal. Isso porque as parcelas de um financiamento podem durar mais de cinco anos.
Além disso, existem outros pontos importantes para se levar em consideração, como os gastos de manutenção do veículo, como combustível, seguro, IPVA anual, entre outros.
O que é preciso saber para financiar um veículo?
Neste artigo, apresentaremos algumas informações essenciais sobre como efetuar um financiamento veicular, fornecendo dicas valiosas que vão desde a escolha do contrato até a análise de quando é realmente interessante comprometer parte do seu orçamento a longo prazo.
1 – Conheça os tipos de financiamento
O primeiro passo para financiar um carro é conhecer os tipos de linhas de crédito que você pode aproveitar. Isso permite a você conversar com uma instituição financeira ou com sua cooperativa, como a Unicred, com a certeza de qual é a melhor modalidade para aquilo que está procurando. Veja abaixo quais são elas.
Leasing
O leasing é um tipo de financiamento de veículo que se assemelha a um aluguel de veículo. Nele, você paga pelo uso do carro, por exemplo, mas ele ainda fica registrado no nome da instituição e só pode ser passado para o seu nome quando todas as parcelas estiverem quitadas.
CDC
Também chamado de Crédito Direto ao Consumidor, o CDC é a modalidade de crédito mais popular. No CDC, toda a documentação do veículo fica no nome do comprador.
Por isso os juros são um pouco mais altos do que no leasing, já que o a instituição financeira corre mais riscos caso o comprador não honre os pagamentos. O comprador pode, a qualquer momento, antecipar prestações do financiamento que ainda não venceram para obter desconto nos juros.
2 – Entenda os custos
Outro ponto importante para entender como financiar um veículo é conhecer os custos envolvidos nesse tipo de linha de crédito. Assim como um empréstimo pessoal, o C.E.T. (Custo Efetivo Total) exige atenção, já que especifica todos os gastos envolvidos na operação. Confira a seguir quais são eles.
IOF
O Imposto de Operações Financeiras é um tipo de tributação que incide no financiamento de automóveis. Vale ressaltar que, mesmo que seja a instituição financeira que recebe essa quantia, ela faz apenas o papel de intermediário, já que o valor é repassado para o governo.
Gravame
Definido como o custo do registro do financiamento no Detran (Departamento de Trânsito), o Gravame é um documento que declara que o bem está alienado — ligado ao banco — e não poderá ser vendido até a dívida ser quitada.
TAC
Conhecida também como Taxa de Abertura de Crédito, a TAC é o valor cobrado pelas instituições financeiras para custear o processo de abertura do financiamento de carro.
Seguro de Proteção Financeira
Por último, o Seguro de Proteção Financeira também está incluído no C.E.T. de um financiamento. Porém, ao contrário das taxas acima, esse valor é cobrado para preservar a instituição financeira de prejuízos na operação, já que esse seguro serve para cobrir o custo das parcelas em atraso.
3 – Saiba o que é a análise de crédito
Depois de conhecer esses detalhes sobre o financiamento para veículo, o próximo passo é entender o que é a análise de crédito. Esse é um processo que toda instituição financeira aplica aos interessados em uma linha de crédito.
O sistema analisará o seu histórico como um bom pagador, além do seu enquadramento de renda para avaliar a possibilidade de você pagar o financiamento. Quanto melhor for o seu histórico, maiores são as chances de conseguir um financiamento com condições interessantes.
Quer saber como tomar as melhores escolhas financeiras?
A gente te ajuda! Aqui na Unicred contamos com iniciativas de educação e consultoria financeira para todos os nossos cooperados.
Conte com a Unicred.
Ainda não é um cooperado(a)? Junte-se a nós!
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado Unicred.