Comunicação eficiente: o poder da expressão para conquistar seu espaço

Em conversa com a Unicred, Karina Benedetti, especialista em desenvolvimento humano e estratégias organizacionais, trouxe reflexões essenciais sobre o impacto da comunicação na vida pessoal, profissional e empreendedora, com destaque para os desafios da expressão feminina.

Saber como se comunicar melhor é um exercício de clareza, influência e posicionamento, habilidades fundamentais para quem deseja conquistar espaço, ser ouvido e abrir novas oportunidades, seja no mundo corporativo, no empreendedorismo ou até mesmo na prática médica. 

O desafio da expressão feminina

Segundo Karina, “quando a palavra encontra a intenção, ela se transforma em influência”. Isso significa que saber se comunicar bem vai além de escolher palavras bonitas: trata-se de compreender por que, como e para quê estamos falando. 

Ao longo dos anos, as mulheres conquistaram mais voz, mas os desafios para encontrar equilíbrio ainda são grandes. Dados indicam que 76% das mulheres enfrentam a sobrecarga da dupla jornada entre trabalho e família, 42% já tiveram pedidos de crédito negados e 25% relatam preconceito de gênero. Nesse cenário, saber se comunicar com clareza e segurança é uma ferramenta de fortalecimento, que pode ajudar a transformar a realidade que está à sua frente.

Estudos sobre comportamento comunicativo indicam que muitas mulheres ainda falam menos em reuniões e seminários por medo ou insegurança. Isso mostra que ainda existem barreiras culturais e psicológicas que limitam a expressão feminina. E, como destacou Karina, “quem não se posiciona, permite que outros decidam o seu lugar”.

Para profissionais da área médica, por exemplo, ser assertiva em reuniões de equipe ou ao discutir um diagnóstico pode significar não apenas ser ouvida, mas também garantir que suas decisões tenham o peso e o reconhecimento que merecem.

Comunicação como ferramenta de sucesso

Quando alinhada à intencionalidade, a comunicação eficiente fortalece carreiras, negócios e relacionamentos, contribuindo para o bem-estar. Saber se expressar com autenticidade traz mais confiança, reduz frustrações e gera relações mais equilibradas. 

Karina reforça: “Nossa abordagem sempre precisa ser diferente. Nós precisamos aproveitar melhor o tempo. Toda vez que nossa comunicação é clara, efetiva e empática, conseguimos transmitir com precisão o que queremos.”

Na área médica, isso é evidente: profissionais da saúde que sabem como falar bem com seus pacientes constroem mais confiança, evitam ruídos na comunicação e criam relacionamentos mais humanos e duradouros.

Além disso, Karina incentiva as mulheres a não negligenciarem sua formação acadêmica e profissional, pois estar preparada é fundamental para aproveitar oportunidades e enfrentar os desafios do futuro. 

Saiba também: como o planejamento financeiro pode transformar seu futuro.

Mulheres Cooperativistas: fortalecendo a expressão feminina

A jornada feminina de posicionamento e comunicação é contínua. E cada passo dado nessa direção fortalece não apenas suas vidas individuais, mas também todo o coletivo. 

Com esse olhar, a Unicred criou o programa Mulheres Cooperativistas, que apoia mulheres em sua formação, desenvolvimento e atuação dentro e fora do cooperativismo. A iniciativa está alinhada ao quinto princípio do cooperativismoeducação, formação e informação, que promove a capacitação de cooperados, colaboradores e comunidades, para que possam tomar decisões mais conscientes e transformadoras.

Se você deseja aprimorar sua forma de se expressar, ganhar confiança e transformar sua comunicação em uma ferramenta de crescimento, saiba mais sobre o Mulheres Cooperativistas da Unicred.

Ainda não é um cooperado Unicred? Abra sua conta.

_________________________________________

Siga a Unicred nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado.

Navegue pelo índice