Médico não estuda para ser empreendedor. É uma frase direta, eu sei, mas é totalmente verdadeira.
O curso de medicina é fascinante, mas não te ensina como gerir um negócio. Isso é um fato.
E mesmo assim, eu vejo muitos colegas de profissão saindo da faculdade e investindo todos os seus recursos em projetos de arquitetura e montagem de sua primeira clínica.
Há também colegas que avançam agressivamente na expansão de suas unidades de negócio. Mas, no final, muitos desses colegas atingem um custo operacional muito maior do que o lucro.
Isso porque, como eu falei antes, o profissional da medicina não é ensinado a empreender e acaba cometendo alguns erros comuns no início de carreira. No meu caso, eu tive que aprender diariamente, investindo em conhecimentos à parte.
Vou te contar um pouquinho de como eu comecei para que você consiga entender a importância de ser um médico que também entende de empreender.
Quem me conhece sabe que fui criando demanda e crescendo de acordo com a chegada dessa demanda, mês a mês, ano a ano.
No início, eu sublocava uma sala de 8m2, era apenas eu, meu conhecimento, poucos produtos comprados em consignação (como toxina botulínica e preenchimentos) e nenhuma tecnologia.
Como eu tinha uma demanda pequena na época, eu usava essa sala somente por um período na semana. Ou seja, baixa demanda, uso reduzido da sala.
Depois, observei que minha demanda foi aumentando gradualmente e eu precisei de mais dias na semana para atender minhas pacientes. Logo após, precisei de um consultório só meu.
Hoje, eu sou sócia do hospital onde realizo minhas cirurgias e minha clínica tem mais de 300m2 e está em expansão.
Veja bem, eu não dei um “passo maior que a perna”. Eu aprendi no dia a dia e estudei muito conforme o crescimento do meu nicho de pacientes.
Por que eu estou te contando isso?
Para você entender que a sua estratégia empresarial deve crescer de acordo com a sua demanda. O lado empreendedor cresce junto com a demanda, lado a lado.
“Mas Ingrid, eu não preciso investir no meu negócio?” Claro que precisa. Mas primeiro você precisa entender que, se está no começo da sua carreira, um alto custo de operação sem uma alta demanda só vai prejudicar o seu fluxo de caixa.
Se você tem equipamentos de alto custo e não tem demanda, sua margem de lucro ficará sempre baixa ou até no vermelho.
E como fazer para administrar esse crescimento da melhor forma e planejar boas estratégias?
Você precisa trilhar uma jornada de crescimento gradual. Vou te contar alguns passos que podem ser seguidos e que eu mesma apliquei no meu negócio.
1. Estabeleça objetivos que se relacionem com a estrutura do seu próprio negócio
Você deve definir objetivos internos que possuam relação direta com a estrutura do seu consultório.
Por exemplo, antes de abrir um novo consultório ou expandir sua equipe, foque em medir a fidelidade e as necessidades da clientela atual.
Ter um agendamento consistente e uma lista de espera organizada são os primeiros sinais de que o crescimento é necessário.
Além disso, antes de comprar um equipamento de valor mais elevado, analise a taxa de uso esperada. Faça a si mesmo uma pergunta: “essa aquisição aumentará minha margem de lucro ou apenas inflará minha operação?”
Uma clínica minimalista, mas eficiente, pode superar uma infraestrutura de luxo com equipamentos caros não utilizados por ausência de demanda.
2. Não foque apenas em crescer, foque em ser um profissional excelente
Ser excelente é mais importante do que ser famoso. A grandeza profissional é consequência da excelência do atendimento oferecido.
Para uma clínica médica, isso significa que o seu foco deve estar em criar uma experiência única e personalizada para cada paciente. Lembre-se: a experiência do seu paciente te ajudará no seu marketing orgânico.
Esse diferencial pode atrair uma base fiel e permitirá um crescimento mais sustentável a longo prazo.
Por exemplo, você pode investir em capacitar a sua equipe para o atendimento ao cliente, em vez de só ampliar o espaço físico.
Tudo isso faz com que os seus pacientes se sintam valorizados e retornem, aumentando a sua cartela de clientes e a sua credibilidade como profissional.
Cada investimento que você fizer no seu consultório deve contar uma "história financeira" convincente: como ele gerará retorno e melhorará a experiência do seu paciente? Se não houver uma razão concreta, é um gasto superficial.
Esteja disposto a eliminar o desnecessário para manter o foco no que realmente importa.
Dessa forma, colega médico, ainda que você não tenha estudado empreendedorismo, quando você segue esses passos, você faz uma gestão estratégica do seu negócio.
Escrito por Ingrid Lückmann, cirurgiã plástica e membro titular da SBCP. Trabalha há 15 anos no mercado de cirurgia plástica e também com presença ativa nas redes sociais.
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