Golpes Online: Como reconhecer e evitar cair em fraudes comuns

Os golpes online estão cada vez mais sofisticados, e é essencial que todos estejam sempre atentos para proteger suas informações. Quando falamos em dinheiro, o avanço tecnológico trouxe praticidade e agilidade para o nosso dia a dia, mas também resultou em um aumento significativo no número de ataques, fraudes e riscos financeiros.

Se você tem se preocupado com a proteção dos seus dados, não está sozinho! A Unicred, em parceria com o time de segurança, identificou os golpes mais recorrentes do momento: conheça agora esses esquemas e aprenda a se proteger!

Identificando os Golpes Online mais comuns

1. Golpe da Tabela Pix/Instagram

Esse golpe se tornou popular nas redes sociais, especialmente em contas hackeadas de pessoas conhecidas. Os golpistas divulgam uma tabela de transferência PIX, prometendo retornos de até cinco vezes o valor investido.

Atenção:

  • Esse tipo de retorno não existe. Qualquer promessa de multiplicação de dinheiro por meio de PIX é uma fraude.
  • Evite interações suspeitas e, em caso de dúvidas, confirme sempre com a pessoa envolvida por outros canais.

2. Vishing: Golpe por Ligação

O vishing é uma técnica de fraude em que golpistas se passam por bancos, empresas ou até órgãos governamentais para obter informações pessoais por meio de chamadas de voz. Eles usam um tom de urgência, ameaçando bloqueios de contas ou prometendo prêmios para que a vítima forneça rapidamente dados sigilosos, como senhas e números de cartões.

Importante:

  • Os bancos nunca pedem senhas ou dados por telefone.
  • Sempre confirme qualquer solicitação diretamente pelos canais oficiais.
  • Desconfie de ligações que pedem ações urgentes ou solicitam informações pessoais.

3. Golpe da Falsa Central

Os golpistas se passam por atendentes de centrais telefônicas e tentam enganar as vítimas para obter informações sigilosas ou até transferências de dinheiro. Para saber mais sobre como se proteger desse golpe, confira as dicas da nossa Analista Governança de Segurança da Informação, Luciana Citadini:

4. SIM SWAP: Roubo de Linha Telefônica

O golpe do SIM SWAP, popularmente conhecido como golpe do celular clonado, acontece quando um fraudador coleta dados da vítima através de mídias sociais, phishing, vazamento de dados, etc.

Com essas informações, o criminoso se passa pela vítima para entrar em contato com a operadora de telefonia. A partir daí, o criminoso obtém acesso às ligações, mensagens e senhas do usuário, podendo ativar aplicativos em outro aparelho.

Dicas:

  • Evite usar verificação em duas etapas via SMS: Com essa opção ativa, o fraudador poderá receber o código de liberação se tiver acesso ao número de telefone.
  • Ative os códigos PIN do chip SIM: Esse código será necessário ao inserir o chip com o número em um novo celular ou reiniciar o aparelho.
  • Utilize senhas fortes e únicas para cada conta online: Considere o uso de um gerenciador de senhas para ajudar a proteger suas informações de login.
  • Fique atento à perda total do sinal do celular sem motivo aparente: Caso isso ocorra, entre em contato com a operadora para verificar a situação e solicitar o bloqueio imediato do número para evitar perdas.

Aprenda a reconhecer golpes com o jogo “É golpe?”

Para ajudar você a reconhecer golpes online de maneira interativa, desenvolvemos o jogo "É Golpe?". Essa ferramenta educacional está disponível em nossa página de segurança e é uma excelente forma de aprender a identificar fraudes e se proteger.

A segurança financeira começa com a informação. Não deixe de compartilhar essas dicas com sua rede e, claro, continue visitando nosso blog para mais informações.

Ainda não é um cooperado(a)? Junte-se a nós.

Esteja por dentro das tendências e novidades que impactam seu negócio e suas finanças!

Junte-se agora à nossa lista e receba conteúdos que vão potencializar sua vida financeira e profissional. Clique no link e inscreva-se na Newsletter Unicred.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado.

Navegue pelo índice