ONU declara 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo

A meta é reforçar a relevância das cooperativas em impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas — uma homenagem que vai colocar o cooperativismo no centro da agenda global.

O objetivo da ONU é incentivar os 195 países-membros a fortalecer o cooperativismo em contextos nacionais, regionais e internacionais.

O propósito dessa iniciativa é estimular ações de auxílio técnico, transferência de conhecimento e dar voz ativa aos representantes cooperativistas, além de reforçar o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O cooperativismo está em pleno crescimento

Com base em princípios de colaboração, solidariedade, equidade e transparência, as cooperativas têm se mostrado relevantes em temas como: desenvolvimento social de comunidades, empoderamento feminino, pessoas com deficiência e povos indígenas, além de contribuírem para a erradicação da fome e da pobreza.

Estudos mostram que 88% dos brasileiros veem o cooperativismo como um movimento moderno e inovador, o que reflete a importância crescente desse modelo de negócio.

Atualmente, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2024, o Brasil conta com mais de 23 milhões de cooperados e gera mais de 550 mil empregos diretos. No cenário mundial, há mais de 1,2 bilhão de cooperados, evidenciando a relevância e o crescimento contínuo desse movimento.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o movimento cooperativista:

O tema de 2025:

"Cooperativas constroem um Mundo Melhor"

O tema escolhido para o Ano Internacional das Cooperativas de 2025 destaca a contribuição das cooperativas para um mundo mais sustentável.

O modelo cooperativo oferece soluções inovadoras para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, desigualdade social e desenvolvimento econômico sustentável — o que destaca a importância das cooperativas na aceleração do trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

As celebrações de 2025 serão uma oportunidade para refletir sobre os avanços do cooperativismo e promover o seu crescimento. Entre os objetivos estão:

  • Fomentar a criação de políticas favoráveis ao fortalecimento do ecossistema cooperativo;
  • Engajar os jovens no movimento, garantindo sua continuidade e expansão;
  • Sensibilizar as pessoas sobre a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável;
  • Promover o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas através de iniciativas de formação e educação.

Essa não é a primeira vez que a ONU reconhece a relevância do cooperativismo. Em 2012, foi celebrado o primeiro Ano Internacional das Cooperativas, com o lema "As cooperativas fazem um mundo melhor", destacando a criação de milhões de empregos em resposta à crise financeira global de 2008.

A Unicred está comprometida com a comunidade

A Unicred se orgulha em fazer parte de um movimento que colabora para a construção de um mundo mais justo, sustentável e próspero.

Você pode acessar o documento completo da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática do Sistema Unicred, bem como o Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas em nosso site. Para saber mais, clique aqui: Política Social, Ambiental e Climática.

Se você ainda não é cooperado, junte-se a nós.

Esteja por dentro das tendências e novidades que impactam seu negócio e suas finanças!

Junte-se agora à nossa lista e receba conteúdos que vão potencializar sua vida financeira e profissional. Clique no link e inscreva-se na Newsletter Unicred.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado.

Navegue pelo índice