Impacto social das cooperativas: inclusão, educação e desenvolvimento

Com base na cooperação, na gestão democrática e na distribuição justa de resultados, o cooperativismo tem se destacado no mundo todo por seu papel estratégico na geração de impacto social positivo, enfrentando desafios como a desigualdade, a exclusão financeira e a falta de acesso à educação de qualidade.

De acordo com dados do Sistema OCB, no Brasil, já são mais de 20 mil cooperativas registradas, com cerca de 20 milhões de cooperados e mais de 500 mil empregos gerados. Esses números revelam a força econômica e social das cooperativas.

Todas essas cooperativas são guiadas pelos sete princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade, a educação, formação e informação e a gestão democrática dos membros. Esses mesmos pilares inspiram as iniciativas da Unicred, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil.

Conheça algumas dessas ações a seguir.

Semana ENEF 2025: educação financeira como ferramenta de transformação

Em maio de 2025, a Unicred promoveu mais de 100 ações gratuitas em todo o país durante a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), alcançando mais de 10 mil pessoas com palestras, rodas de conversa, oficinas, conteúdos digitais e atividades em escolas, universidades e comunidades.

A mobilização contou com a participação de 234 colaboradores voluntários e reforçou o compromisso da cooperativa com a educação financeira, um dos principais instrumentos para a independência financeira e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O destaque interno foi a edição especial do Unitalks, que reuniu 833 colaboradores em uma conversa interativa sobre planejamento financeiro pessoal, evidenciando o compromisso com a formação contínua também dentro da instituição.

Educação acessível com Unicred.edu e Unipoupe

Com foco em formar e capacitar diferentes perfis de público, a Unicred oferece duas iniciativas de educação financeira totalmente gratuitas: o Unicred.edu e o Unipoupe.

Unicred.edu é um programa digital com módulos desenvolvidos em parceria com instituições como Sebrae, IBMEC, Quanta Previdência e professores renomados. O programa já impactou cerca de 10 mil alunos, com 80% relatando mudanças positivas no comportamento financeiro após a conclusão do curso.

Já o Unipoupe é voltado às comunidades em situação de vulnerabilidade e atende gratuitamente pessoas a partir dos 14 anos. Mais de 9 mil alunos já estão cadastrados na plataforma, e 1.500 jovens participaram presencialmente de atividades em escolas e entidades sociais por meio de iniciativas voluntárias das cooperativas Unicred.

educação financeira como ferramenta de transformação

Projeto Casulo: acesso à educação básica com dignidade

Desde 2020, o Projeto Casulo promove a doação de kits escolares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Até 2025, foram entregues 27.846 kits com mochilas e estojos em diversas regiões do Brasil.

Somente na campanha de volta às aulas de 2025, foram doados 2.084 kits em 30 municípios de 12 estados brasileiros, incluindo capitais como São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Natal e Porto Alegre. A iniciativa é resultado da colaboração entre cooperativas, parceiros como o Clube Lions e o Instituto Unicred, e voluntários que se engajam no 7º princípio do cooperativismo: interesse pela comunidade.

“Investir na educação de base é apostar em um futuro mais próspero para todos. Quando damos condições para que uma criança estude com dignidade, estamos plantando oportunidades e colhendo cidadania. É uma vitória não apenas para ela, mas para toda a sociedade”, destaca a diretora de Sustentabilidade e Supervisão da Unicred do Brasil, Silvana Agostini, sobre o Projeto Casulo.

Compromisso com um futuro mais justo e sustentável

As soluções de educação financeira da Unicred foram desenvolvidas com o compromisso de transformar vidas através do conhecimento. A partir de iniciativas acessíveis, personalizadas e inclusivas, a Unicred reafirma seu papel como uma instituição comprometida com o desenvolvimento financeiro e social.

Acreditamos que o cooperativismo, quando praticado de forma genuína, atua como um motor de transformação coletiva, onde cada cooperado, colaborador e parceiro é parte ativa de um ecossistema mais justo, solidário e sustentável.

Acesse os canais da Unicred e acompanhe mais sobre nossas ações sociais, programas de educação e o impacto positivo do cooperativismo na vida das pessoas.

Ainda não é um cooperado Unicred? Abra sua conta.

 

Navegue pelo índice