Posicionamento digital: Você, como médico(a), se sente reconhecido na sua área de atuação?

Uma parceria Dra. Ingrid Lückmann + Unicred.

Sabe aquele pensamento de “preciso ser um (a) médico (a) que se posiciona”? Quando você entende a importância de ser visto para ser lembrado, sua mente empreendedora dá um start.

Por isso, é importante que você entenda sobre comunicação e posicionamento digital. Mas antes, responda duas perguntas para si mesmo:

Quem é você nas redes sociais? Como você se enxerga?

Sabemos que é quase impossível ser visto sem que sejamos intencionais em aparecer, principalmente no digital.

Nas plataformas digitais onde todos estão fazendo coisas muito parecidas, cópia da cópia, cópia sem referência, principalmente para agradar um algoritmo ou uma tendência, quem faz algo diferente se destaca no mercado.

Sabemos que a rotina dos profissionais da saúde é corrida e o tempo é sempre um desafio, mas quando você consolida uma comunicação consistente e assertiva, direcionada para o seu público alvo, você caracteriza a sua marca própria, com a sua cara e a sua personalidade.

Assim, você se torna um destaque e faz com as que as pessoas queiram te ver, queiram o seu produto e o seu serviço.

Você gera desejo no que oferece como profissional. E isso faz com que você seja reconhecido.

E quando o potencial cliente deseja aquilo que você está oferecendo, você só precisa transformar esse desejo em uma venda ou uma contratação.

Então, agora que você entendeu um pouco sobre a importância de um bom posicionamento, vamos aos princípios básicos da criação de conteúdo nas redes sociais, que fazem com que você seja visto e lembrado:

1º Princípio: construa uma marca forte e memorável

Você precisa entender que um posicionamento feito de forma correta faz muita diferença. Ele é a chave para que você consiga atrair clientes, vender mais e fazer sua marca crescer. E como fazer isso?

Primeiro, você precisa ser reconhecido. Sabe quando você olha um produto, mesmo sem o logotipo ou sem o nome, e você sabe de qual marca aquele produto é?

Com você e a sua marca pessoal, deve ser da mesma forma. O seu cliente deve olhar para o seu produto ou serviço e reconhecer você.

Então, aqui vão algumas direções que você pode tomar para ser reconhecido:

  • Tenha uma identidade visual bem construída;
  • Utilize uma linguagem única;
  • Tenha suas crenças e propósitos alinhados;
  • Estabeleça uma cultura de trabalho na sua clínica e com a sua equipe.

E por último, mas não menos importante: seja autêntico e constante em tudo o que você fizer. “Dra. Ingrid, não vejo resultado”. Fique tranquilo, pois é gradativo. Aos poucos você vai ser recompensado se mantiver o seu posicionamento firme e constante.

2º Princípio: conheça o seu público e fale de forma direcionada

Para entender e falar com a pessoa certa que vai querer comprar o seu produto ou serviço, você precisa conhecer o seu público.

Você já ouviu falar na expressão “persona”? Esse é o modelo de paciente ideal para a sua clínica e para o seu negócio.

Para montar a sua persona ideal, você precisa entender: quem é ela é, quais os seus hobbies, gostos particulares, lugares que ela frequenta, o que ela consome nas mídias sociais, o que ela assiste, o que ela come, para quais locais ela viaja, quais suas metas de vida e outros detalhes.

Tudo isso pode parecer conversa jogada fora, mas acredite em mim, não é. Quando atendo minhas clientes, gosto de conversar com cada uma delas e criar conexões.

Indiretamente, estou fazendo uma pesquisa de campo para entender um pouco melhor sobre elas e, assim, definir novas estratégias de atendimento.

O foco da sua comunicação deve ser na sua persona e no seu público alvo. Quem você quer alcançar é a pessoa que vai comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

3º Princípio: conte a melhor história e conquiste as pessoas com a verdade

Você provavelmente já ouviu isso, mas não custa lembrar. Falar a verdade é sempre a melhor escolha.

Você não precisa necessariamente mostrar um “antes e depois” de um procedimento, mas pode contar histórias pessoais, gerar conexão, trazer a pessoa para dentro da sua realidade. Assim, você se conecta e gera empatia.

Dessa forma, você constrói um bom relacionamento com quem está te ouvindo e isso se torna em resultado para o seu negócio.

Outra dica muito importante é: mantenha o seu posicionamento de forma constante, não o mude a cada estação. Quem quer se comunicar com todos, não se comunicará com ninguém. A identificação vem de um lugar de conexão.

Agora que você aprendeu alguns pilares básicos do posicionamento digital, produza um conteúdo que atrai o público certo com uma comunicação estratégica.

Tenho certeza que, se você aplicar esses princípios da forma correta, você vai ser visto, lembrado, reconhecido. Lembre-se: quem se posiciona gera autoridade e se torna relevante no mercado digital.

 

Escrito por Ingrid Lückmann, cirurgiã plástica e membro titular da SBCP. Trabalha há 15 anos no mercado de cirurgia plástica e também com presença ativa nas redes sociais.

Esteja por dentro das tendências e novidades que impactam seu negócio e suas finanças!

Junte-se agora à nossa lista e receba conteúdos que vão potencializar sua vida financeira e profissional. Clique no link e inscreva-se na Newsletter Unicred.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado.

Navegue pelo índice