Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

A importância de uma boa gestão financeira

Economia

Criado em 13 Dez 21

Tempo estimado de leitura: 4 minuto(s)

A importância de uma boa gestão financeira

Quem não gostaria de ter dinheiro suficiente para realizar tudo que deseja sem correr o risco de ficar no vermelho? Com uma boa gestão financeira pessoal, é possível não apenas acumular recursos para alcançar a independência financeira, mas também, viver melhor o hoje.

Se você acha que educação financeira significa apenas investir, está enganado. Dentro de um plano financeiro pode estar previsto o uso do crédito para potencializar sonhos e projetos de vida. O bom uso do crédito pode ser um grande aliado, e para isso é preciso fazer uma boa gestão financeira.

Se você quer entender melhor o que estamos falando, confira o conteúdo que o Sua Saúde Financeira preparou! 

Partindo do início: o que é a gestão financeira

Muito se fala, mas poucas pessoas sabem o que é gestão financeira ao certo. A grande maioria associa a ideia de privação quando  falamos de educação financeira. Mas a ideia é justamente o contrário: Educação financeira nos proporciona liberdade.

Seja para comprar algo, realizar um sonho, investir em um projeto, ou planejar o futuro, a boa gestão das finanças permitirá planejar cada um destes objetivos dentro do orçamento. Além disso, também poderá trazer mais tranquilidade para o dia a dia através da formação de uma reserva para imprevistos.

Com um bom planejamento, disciplina e organização, é possível manter a vida financeira em dia, sem precisar deixar de fazer o que gostamos, e tendo consciência de quanto ganhamos e, também, de quanto gastamos. É uma questão de auto conhecimento. 

Colocando a gestão financeira em prática

O primeiro passo para se ter uma boa gestão financeira é conhecer o seu próprio orçamento, ou seja, ter consciência dos ganhos e dos gastos e saber controlá-los.

O segundo  passo é estabelecer as suas prioridades financeiras. Você tem dívidas que consomem grande parte da sua renda? Se sim, sua prioridade será reduzi-las ou eliminá-las para abrir espaço para investimentos futuros. 

Já aqueles que estão com o endividamento sob controle, devem criar o hábito de investir todos os meses parte do que ganham. Assim como, constituir uma reserva para emergências, por exemplo. As prioridades financeiras dependem da realidade de cada um.  

Confira nosso post sobre como organizar a vida financeira de maneira simples: https://suasaudefinanceira.com.br/videos/como-organizar-a-vida-financeira-de-maneira-simples/

Outro importante passo é fazer uma autoanálise. Reflita sobre como anda a sua relação com o dinheiro. Você gasta sem pensar no amanhã? Guarda dinheiro apenas quando sobra? Ou costuma guardar antes mesmo de gastar? 

Se você se identifica com o primeiro caso, então é preciso repensar suas atitudes. Sendo assim, preste atenção às dicas a seguir. 

Planejamento de gastos

Você já gastou dinheiro tão rápido que não se deu conta de onde ele foi parar? Fique tranquilo, pois isso já aconteceu com a maioria das pessoas e é mais comum do que se pode imaginar quando não há um planejamento de gastos.

Para que esse tipo de situação não aconteça mais, é preciso anotar todos os seus gastos e receitas. Registre todas as suas contas fixas e variáveis em uma planilha, por exemplo. Assim, você visualiza, com facilidade, o que pode deixar de ser um gasto e se tornar dinheiro poupado. 

Para que você possa se organizar de forma ainda mais prática, nós disponibilizamos uma planilha de controle. Para acessá-la, clique aqui e comece a acompanhar, de forma ainda mais clara, suas finanças. 

Guarde dinheiro para despesas anuais

Janeiro é o mês em que as pessoas costumam reclamar mais das contas. Isso porque são várias as despesas inevitáveis, como IPVA, IPTU, renovação de matrícula escolar, além dos gastos que foram parcelados no último natal, não é mesmo?

Isso não quer dizer que você tenha que deixar de presentear quem gosta. Porém, sabendo que tais gastos vão acontecer, não podemos tratá-los como “imprevistos” e podemos nos antecipar, criando uma reserva para estes gastos durante o ano. 

Esse é um exemplo de como um orçamento organizado pode te ajudar na gestão financeira do dia a dia. Ali você irá listar suas despesas, fixas, variáveis e aquelas recorrentes como as que citamos.

Tenha objetivos financeiros

Seu desejo é comprar a casa própria ou um carro novo? Não importa o quanto você ganha, saiba que, com a gestão financeira, você conseguirá realizar os seus desejos. Para tanto, saiba quanto eles custam. Precifique cada um deles e estabeleça o prazo e o esforço de poupança que você fará para alcançá-los.

Talvez você precise reduzir alguns gastos supérfluos e fazer escolhas. É uma questão de prioridades. Então, voltamos para a primeira dica dessa lista: com todos os seus gastos anotados, será possível encontrar o que se pode abrir mão para ficar um passo mais próximo da realização do seu objetivo.

Crie uma reserva de emergência

O seu planejamento de investimentos deve ser dividido em três partes: reserva de longo prazo (podemos chamar de aposentadoria), reserva para a realização de objetivos e reserva de emergência. Esta última é indispensável na vida de todos.

Tenha sempre em mente que imprevistos financeiros acontecem, mas se você estiver preparado, eles não atrapalharão os seus outros objetivos. Por isso, para este objetivo você deve escolher modalidades de investimentos com liquidez e segurança.

Faça compras planejadas

Use o seu controle de gastos para planejar suas compras e evitar fazer mais dívidas desnecessárias. Com planejamento você poderá optar pela compra à vista e negociar um bom desconto. 

Evite gastos desnecessários

É bom passear, comprar algo novo ou ir a um restaurante mais caro. Mas precisamos diferenciar o que são gastos essenciais do que é supérfluo. Dependendo de como  está seu orçamento, poderá ser importante reduzir temporariamente os supérfluos em busca de outros objetivos mais importantes para você.

Portanto, antes de gastar, revise seu planejamento financeiro e analise o impacto que ele causará nas suas finanças. Você pode perceber que vale mais a pena guardar o dinheiro do que comprar aquele item da moda, por exemplo. 

Mantenha-se informado

Outra dica é manter-se informado sobre como economizar. Aqui, no Sua Saúde Financeira, você encontra muitos outros conteúdos como este, repletos de dicas de gestão financeira e informações importantes para aprender a poupar e atingir os objetivos. 

Você ainda encontra o nosso exclusivo Guia de Planejamento Financeiro, que ensina a organizar as finanças de forma prática e assertiva. Clique aqui e confira nosso material! 

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados