Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Como o Fundo de Investimento Imobiliário funciona

Investimentos

Criado em 30 Mai 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Como o Fundo de Investimento Imobiliário funciona

Existem diversas formas de investir em ativos financeiros. O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma alternativa para isso. Com ele, o cliente obtém rendimentos periódicos a partir do aluguel dos imóveis ou do ganho de capital na venda das cotas. Neste post, entenda o que ée como ele funciona.

Este tipo de fundo é destinado principalmente aos clientes que desejam criar renda a partir da locação de vários imóveis. A grande vantagem é que os investidores não precisam comprar o imóvel para alugá-lo. 

Ou seja, o principal objetivo é obter retorno coletivamente com um investimento em títulos financeiros do setor imobiliário, contratos imobiliários, entre outros. Esta é uma boa alternativa de investimentos, por isso, saiba como o Fundo de Investimento Imobiliário funciona. 

O que é Fundo de Investimento Imobiliário?

O Fundo de Investimento Imobiliário é um tipo de ativo de renda variável. Isso significa que o valor varia de acordo com as condições do mercado. Além disso, o FII é um tipo de investimento coletivo, que reúne diversos investidores interessados em aplicar no mercado imobiliário. 

Neste caso, o valor acumulado é utilizado na aquisição de imóveis, que poderão ser alugados ou arrendados a terceiros posteriormente. Como se trata de um investimento coletivo, o lucro das operações é dividido entre os investidores do grupo. Cada um receberá um valor proporcional ao número de cotas que possui.

Além de entender o que é Fundo de Investimento Imobiliário, vale saber que uma empresa gestora é responsável por selecionar o que será comprado ou vendido nas operações. Ou seja, os investidores contam com um profissional que realizará as compras e as vendas de ativos imobiliários. 

Qual é o melhor Fundo de Investimento Imobiliário?

Antes de começar a investir em FII, é importante conhecer os tipos de Fundo de Investimento Imobiliário disponíveis no mercado financeiro. Dessa forma, você obtém mais clareza sobre a importância de possuir uma carteira diversificada de investimento. 

Fundos de Papel 

Estes tipos de fundos estão atrelados a títulos financeiros do mercado imobiliário. Nesse tipo de fundo, também poderá notar a presença da Letra de Crédito Imobiliário (LCI), um investimento de renda fixa isento de Imposto de Renda. 

Outro título financeiro dos Fundos de Papel é o Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI). Trata-se de um dos poucos que gera direito à linha de crédito ao investidor. A grande vantagem é que não existe valor mínimo para investir. Além disso, é possível que estes fundos também invistam em outros fundos imobiliários.

Fundos de Tijolos

Como o próprio nome sugere, os Fundos de Tijolos são aqueles que investem em imóveis físicos. Assim, a rentabilização ocorre pela compra ou pela construção de imóveis tanto para geração de aluguel quanto para venda.

Fundos Híbridos

Os Fundos Híbridos são uma mistura dos Fundos de Tijolos e dos de Papel. Neles, há a vantagem da diversificação entre os ativos. Geralmente, eles investem em diversos setores imobiliários, de recebíveis (como LCI, CRI, entre outros) e de outros FIIs e também em imóveis físicos. 

Qual é a melhor modalidade de investimento imobiliário?

Muitas pessoas podem se questionar sobre qual é o melhor Fundo de Investimento Imobiliário no mercado financeiro. Porém, a verdade é que tudo vai depender da intenção do investidor. 

Alguns podem se interessar pelo investimento em títulos financeiros, como o Fundo de Investimento Imobiliário de Papel. Já aqueles que buscam receitas provenientes de aluguéis de imóveis físicos preferem os Fundos de Tijolos, por exemplo. Esse é o benefício de existirem diferentes tipos de FII no mercado financeiro. 

Antes de escolher um deles, é importante conhecer cada um dos tipos de Fundos de Investimentos Imobiliários. Em seguida, é aconselhável aplicar na modalidade que mais se adequa ao objetivo do investimento. Ficar por dentro das tendências do mercado de investimento é outra grande necessidade.

Conheça um pouco mais sobre o mundo financeiro

Agora que você já sabe quais são os tipos de Fundo de Investimento Imobiliário, continue navegando pelo Canal de Educação e saiba mais sobre empréstimos, linhas de crédito e investimentos com a Unicred. Nele, você tem acesso a dicas valiosas para tomar as  melhores decisões financeiras. Confira nossos materiais gratuitos.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados