Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Dicas para se preparar para a Black Friday

Economia

Criado em 20 Nov 23

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Black Friday, certo? O evento de super descontos que veio dos Estados Unidos, acontece na última sexta feira de novembro, por ser um dia após a comemoração do Dia de Ações de Graça. Aqui no Brasil não comemoramos essa data, porém a Black Friday já ficou conhecida como um marco do início das vendas para o Natal e, nos últimos anos, tem durado até mais do que apenas um dia.

Ainda nas primeiras edições brasileiras, os consumidores brasileiros mais observadores já percebiam que muitas das ditas “ofertas” eram enganosas e os preços podiam estar iguais ou até mais altos do que em tempos normais. Muitas coisas mudaram, as empresas mais conservadoras realmente estão entregando preços mais baixos, porém há pontos para serem observados e que podemos te ajudar neste post. Então, segue algumas dicas:

Faça listas

Parece óbvio não? Mas com uma infinidade de produtos com valores mais atraentes que o habitual, é natural que você queira comprar tudo que vê. Por isso, faça listas do que você realmente precisa.

Se você já tem um controle financeiro, tudo ficará mais fácil. Afinal, anotar gastos já faz parte do cotidiano. Além dos gastos futuros, é interessante que você também saiba os gastos anteriores que estarão para vencer em breve e acumularão com as compras da Black Friday.

Depois de ter um panorama geral das finanças, faça uma lista de produtos que você gostaria de comprar. Ao montar uma lista de prioridade dos produtos, você poderá visualizar o que realmente precisa comprar, em seguida os produtos que você deseja apenas comprar e, por último, os produtos que, caso o orçamento permita, você poderá comprar também para aproveitar os descontos.

Fique de olho nas pegadinhas

Com certeza já ouviu a máxima: “pagando metade do dobro”. Semanas ou até meses antes do evento, é interessante você checar o preço real dos produtos, e verificar se no dia das promoções esse desconto é realmente válido.

É comum as lojas online – e também as físicas – aumentarem os preços dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday para depois abaixarem para passar a impressão de que os produtos estão de fato em um bom preço. Cuidado para não pagar a metade do dobro, ou seja, o preço que aquele produto vale normalmente sem desconto algum. Os apps do Zoom e  Buscapé acompanham os valores dos produtos e mostram, em gráficos, a trajetória deles. Assim, você consegue criar alertas e verificar o preço do mesmo produto em diferentes lojas.

Cheque a credibilidade das lojas

Essa dica se dá para as lojas online. Pior do que comprar o produto com desconto inexistente, é receber um golpe. Uma boa alternativa para não cair em golpes é verificar as avaliações das lojas que você quer comprar no Reclame Aqui. Prefira comprar em lojas que você já tenha comprado algo ou em grandes lojas. Caso você tenha algum problema com o seu pedido, certamente será mais fácil de solucioná-lo.

Para não cair em uma página falsa, verifique se a URL (endereço do site) está correta. Procure também por erros de gramática ou na logo, que são comuns em tentativas de phishing. O cadeado na barra de navegação também reforça a autenticidade do seu acesso.

Atente-se aos prazos e fretes

Algumas lojas costumam baixar os preços dos produtos, para chamar atenção do cliente, porém, em contrapartida, atribuem esse valor nos fretes. No fim das contas, você acaba pagando o valor normal do produto. Cuidado com isso, verifique com calma cada uma das etapas de compra e, principalmente, o preço final antes de pagar. Esse período do ano costuma gerar muita ansiedade nos consumidores e, na pressa de finalizar a compra, muitos não verificam o preço final.

Tome cuidado com a forma de pagamento

Muitas vezes, caso você pague por boleto ou pix o desconto pode ser ainda maior. Porém é importante lembrar que se, por acaso, você cair em uma página falsa, será mais fácil recuperar o dinheiro perdido. Ao usar o cartão de crédito, você terá o suporte do banco e mais mecanismos para cancelar a compra e obter um estorno.

E quanto ao pagamento em cartão, indicamos que use os cartões virtuais. Aqui na Unicred é super fácil de ter o seu no app do seu cartão, e é uma ótima forma de se manter seguro e evitar que seu cartão seja clonado.

Em geral, o titular pode criar, bloquear e excluir os cartões quando quiser. A dica é que você crie um cartão virtual apenas para suas compras nesse período e, ao final, delete o cartão. Isso evitará maiores danos se essas informações vazarem na Web.

Consumo consciente com a Unicred

A cada ano que passa a Black Friday cresce mais e mais no Brasil. Como já era de se esperar, mais lojas pretendem participar esse ano, por isso lembre-se de todas essas dicas e não caia no principal golpe: o do consumismo! Acompanhe nosso site e tenha um planejamento financeiro focado em seus sonhos e objetivos. Com a Unicred, você aprende muito mais do que se preparar para a Black Friday, você aprende a consumir com consciência

Escrito por: Sarah Amaral Fabrício

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados