Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Entenda o que é a Taxa Selic e para que serve

Economia

Criado em 19 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Entenda o que é a Taxa Selic e para que serve

Você sabe o que é Taxa Selic? Esse índice aparece muito nos jornais e é bastante importante para os investidores. Isso pelo fato de que possui um protagonismo gigantesco na economia brasileira, sendo nossa principal taxa de juros. 

Nesse sentido, é extremamente necessário entender como a Taxa Selicfunciona e qual é o papel dela na vida dos brasileiros.  Dessa forma, para sanar todas as dúvidas que giram em torno do índice, vamos explicar o que é Taxa Selic e para que ela serve. 

Assim, se você quer começar a empreender ou investir, este conteúdo pode ajudá-lo a compreender melhor o papel do índice na economia. Confira o conteúdo que preparamos. 

O que é a Taxa Selic?

Essa é a taxa básica de juros da economia do Brasil. Por isso, ela pode influenciar todas as outras, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e rendimentos de alguns investimentos. Assim, entender o que é Taxa Selic auxilia a ter mais noção de como se organizar em relação às finanças. 

A sigla SELIC representa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Na verdade, esse é o sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos da dívida do governo, emitidas pelo Tesouro Nacional

A Selic é a base dos juros da economia do Brasil. A Selic Meta é estabelecida peloCopom (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias. A principal função é controlar os preços da economia, ou seja, da inflação. 

É importante saber que existem dois tipos. A Selic Meta é a mais conhecida pela população, ou seja, a taxa base de juros da economia. A Selic Over é uma taxa diária. É sobre a Selic Meta que as instituições calculam os valores de juros. 

Para que ela serve e como funciona? 

Agora que você sabe o que a Taxa Selic significa, é preciso entender para que ela serve. Nesse sentido, ela é uma referência que tem o objetivo de garantir a estabilidade econômica, evitando descontroles nos preços. Ela influencia o comportamento de outros indicadores, como o IPCA e o CDI.

O IPCA é o principal índice de inflação do Brasil. Quando há desequilíbrio nos preços de mercado, pode ocorrer a perda do poder de compra da moeda. Nesse sentido, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. 

Como a taxa garante essa estabilidade? É simples. Quanto maior for o custo do dinheiro para a sociedade (pessoas e empresas), menor será o estímulo ao consumo. Isso tende a gerar uma redução da demanda e, como consequência, a diminuição da inflação. 

O contrário também é verdadeiro. Se o governo decidir diminuir os juros, a tendência é que haja o aumento do consumo. Se a oferta não acompanhar o ritmo da demanda, temos um aumento dos preços, ou seja, uma maior inflação. 

Como a Taxa Selic influencia o nosso dinheiro e os nossos investimentos?

A importância da Taxa Selic se dá por controlar a inflação e estabilizar a economia. Além disso, ela é referência para o cálculo das outras taxas de juros brasileiras. 

Vale salientar que a Taxa Selic é um mecanismo de política monetária. Desse modo, se ela diminui, as instituições financeiras tendem a reduzir as taxas de juros, fazendo com que o crédito fique mais acessível. Chamamos essa movimentação de política expansionista. 

Agora, se a Taxa Selic aumentar, cenário chamado de política contracionista, os preços podem estabilizar ou até baixar pelo fato da inflação estar controlada. Entretanto, os parcelamentos, os financiamentos e os juros podem ficar mais elevados. 

Veja o que pode ser influenciado pela Taxa Selic

Existem alguns investimentos referenciados pela Selic. Entre eles, encontram-se os títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic), a regra da caderneta de poupança e grande parte dos investimentos de renda fixa. A seguir, vamos detalhar como ela pode intervir em cada um deles.

  • Tesouro Selic 

A rentabilidade está diretamente ligada à Taxa Selic. Portanto, uma vez que ela cai, também diminui-se a rentabilidade. O contrário também é válido: quando ela está alta, investir no Tesouro Selic pode ser ainda mais  vantajoso. 

  • Poupança

A poupança não é diretamente atrelada à Selic, porém, a regra de rendimento, sim. Quando o índice está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 0,5% ao mês mais a taxa referencial. Se a Selic estiver abaixo dos 8,5%, o rendimento da poupança passa a ser de 70% da Selic + TR.

  • Renda Fixa (CDI)

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um dos indicadores de rentabilidade mais utilizados por investimentos de renda fixa. Assim, o CDI e a Taxa Selic se ligam porque o valor dele é determinado com base nela. Se ela cair, ele diminui. 

Comece a fazer seus investimentos

Agora que você sabe o que é Taxa Selic, pode investir de forma certeira. Se você precisa organizar seu planejamento financeiro para começar, conte com a Unicred para uma consultoria. Clique aqui e conheça.  

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados