Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

O que é IPCA e qual é a importância?

Economia

Criado em 13 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

O que é IPCA e qual é a importância?

É comum observarmos o valor do IPCA nos noticiários para saber como a inflação impacta os brasileiros. Porém, o que é IPCA? Como ele é calculado? Qual é a importância disso? Como ele influencia a vida financeira da população brasileira? 

É necessário destacar que, além de ser um índice de inflação relevante para toda a população, o IPCA é importante principalmente para investidores. Entenda mais sobre o assunto neste post. 

O que é o IPCA?

Esta sigla significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que monitora a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços destinados ao consumidor final. Portanto, entendendo o que é IPCA, você sabe mais sobre a inflação do país. 

Este índice é calculado pelo IBGE. Ele também é chamado de “termômetro oficial da inflação”. Isso porque ele mede a variação dos preços dos produtos e dos serviços consumidos pelas famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos no Brasil.

Agora que você sabe o que significa IPCA, é importante considerar que existem outros indicadores que mensuram a variação de preços. Um exemplo é o IGP-M, que diferentemente do IPCA, mede a variação de todos os processos de produção do produto, não somente do final.

Como calcular o IPCA?

As pessoas relacionam o IPCA a algo ruim, visto que, geralmente, quando o preço das coisas aumenta, é sinal de que o índice também está alto, o que impacta diretamente o bolso do cidadão. Portanto, é importante saber como o IPCA é calculado.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz uma pesquisa mensal dos valores nos estabelecimentos todos os dias do mês (do dia 1º ao 30º ou ao 31º). São 9 categorias levadas em conta pelo IBGE no levantamento: 

  • alimentação e bebidas;
  • saúde e cuidados pessoais;
  • habitação;
  • artigos de residência;
  • transportes;
  • vestuário;
  • despesas pessoais;
  • educação;
  • comunicação.

A média ponderada delas mostra o número da inflação. O IPCA não é feito em todos os municípios: cobre aproximadamente 90% das principais áreas urbanas do Brasil. Entre elas: Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Rio Branco, Belém, Recife, Vitória, Distrito Federal, Porto Alegre, Salvador, Aracaju, São Luís, Campo Grande e Curitiba

Dessa forma, 430 mil preços de 30 mil lugares são analisados e comparados com o mês passado. É importante dizer que o IPCA mede a inflação para as famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos. 

Qual é a importância do IPCA e para que ele serve? 

Por meio do IPCA, é possível analisar como está a economia do país. Sendo assim, além de saber o que é IPCA, também é necessário entender a importância dele para a sociedade. Assim, você fica consciente sobre a oscilação dos preços. 

Além de saber o que é o IPCA e qual é a função dele, é importante lembrar que esse é o principal índice medidor de inflação no país, segundo o Banco Central. Ele serve de referência para o monitoramento da inflação por parte do governo federal. Assim, é possível definir meta anual, políticas monetárias e medidas econômicas.

Existem investimentos atrelados ao IPCA. Para o investidor não ser afetado com a alta da inflação, é preciso ter ativos que ofereçam retornos reais na carteira, ou seja, com rentabilidade acima do IPCA. Veja quais investimentos são esses abaixo.

1 – Títulos públicos do Tesouro Direto

No Tesouro Direto, para proteger-se da inflação, existe o Tesouro IPCA+ (também chamado de NTN-B Principal), e o Tesouro IPCA + com juros semestrais (NTN-B). A diferença entre os dois é que, no primeiro, você recebe a rentabilidade apenas no vencimento do título, enquanto, no segundo, o recebimento é semestral. De forma simples, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro ao governo federal. 

2 – Fundo de inflação

É classificado na categoria de renda fixa e tenta acompanhar ou superar um índice de preços. Ele funciona como os fundos de investimento tradicionais. Portanto, a aplicação é feita por meio de cotas, as quais o investidor compra e ganha um rendimento proporcional à quantidade adquirida. 

3 – ETFs de renda fixa

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos de gestão passiva, que replicam o desempenho de valores de mercado. O portfólio aplicado são títulos públicos e privados, de acordo com um índice de referência.

Saiba tudo sobre o mundo financeiro

Agora que você sabe o que é IPCA, continue navegando pelo nosso blog para saber sobre assuntos financeiros. Nele, há dicas de como renegociar dívidas, renovar crédito e viver de renda. Acesse nossas publicações e garanta um futuro financeiro melhor para sua vida. 

 

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados