Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Quais são os tipos de saque disponíveis?

Soluções Unicred

Criado em 18 Mai 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Quais são os tipos de saque disponíveis?

Geralmente, a maioria das pessoas opta por retirar dinheiro em caixas eletrônicos, mas há outras formas de fazer isso. Há vários tipos de saque que ajudam na hora que você precisar de dinheiro. Afinal, mesmo com o uso dos cartões de débito, há casos em que as notas de papel são indispensáveis.

Neste texto, vamos exemplificar que os tipos de saque vão além do caixa eletrônico, e do cartão de débito. Essas opções podem fazer a diferença em determinadas situações. Assim, ao conhecer as formas de saque, você pode escolher a melhor delas. 

Retirada de dinheiro

Algumas pessoas tem dúvidas de como sacar dinheiro, para isso, o mais comum é procurar um caixa eletrônico e certifique-se de que ele aceita o cartão da sua instituição financeira. Se a resposta for positiva, insira o cartão no compartimento indicado na máquina. Pode ser que sua instituição exija algum tipo de identificação, como biometria ou código de números, além da senha.

Depois, no painel do aparelho, escolha a quantia que deseja sacar. Coloque códigos adicionais ou biometria, caso seja solicitado. Em alguns segundos, o caixa conta e disponibiliza as notas em um compartimento de fácil acesso. Basta pegar as cédulas e finalizar a operação.

É importante saber o limite diário de saque da instituição da sua conta corrente ou poupança. Assim, veja se a quantia que quer retirar ultrapassa esse limite. Outro detalhe é que, à noite, os saques são limitados, por motivos de segurança. Caso não haja caixa eletrônico ou cartão de débito, veja outros tipos de saque.

Na instituição

Esta opção é conhecida como sacar dinheiro na boca do caixa. Ela é mais adequada para grandes quantias, exigindo aviso ao gerente. Basta ir ao caixa na instituição financeira e solicitar o saque. Lembre-se: antes de sair da instituição, guarde o dinheiro em um lugar seguro.

Poupança

O saque da poupança é um dos tipos de saque que pode ser realizado a qualquer momento, já que essa modalidade tem liquidez imediata. Porém, caso possa esperar, veja a data de aniversário, quando caem os rendimentos dos juros. A retirada de dinheiro da poupança pode ser feita nos caixas eletrônicos ou na boca do caixa. 

Conta salário

O saque da conta salário é feito da mesma forma que os anteriores. Ou seja, no caixa eletrônico ou no caixa interno da instituição financeira. Contudo, primeiro, veja se a conta salário permite saques e se há um cartão de débito. Se houver um cartão, o saque poderá ser feito.

Cartão de crédito

O passo para sacar dinheiro com cartão de crédito não é diferente do que mostramos até agora. No entanto, há dois detalhes que devem ser vistos com atenção. O primeiro é saber se o valor sacado está no limite do cartão. O segundo é ter em mente que a administradora do cartão pode cobrar uma taxa pelo saque, que aparecerá na fatura seguinte.

Cheque especial

O saque do cheque especial usa o limite adicional da sua conta-corrente. Ele pode ser feito no caixa eletrônico ou na boca do caixa. Veja se o valor que deseja sacar está no limite do cheque especial. No mês seguinte, a instituição financeira cobrará juros pelo tempo que você usou esse limite.

PIX saque ou PIX troco

A partir deste ano, foram liberados o PIX saque, em que você pode realizar um PIX para um estabelecimento comercial e receber o valor em espécie, e o PIX Troco, em que você paga um valor acima do total da compra no estabelecimento e recebe a diferença em espécie. Porém, conforme o Banco Central, ainda não são todos os comércios que aceitam essas práticas.

O saque no cotidiano

Hoje, há caixas eletrônicos que funcionam 24h em vários locais. Assim, você saca o dinheiro de que precisa na hora em que precisar. Porém, fique de olho no limite mensal de saques. Há instituições financeiras que cobram um valor extra se você ultrapassá-lo.

Também é sempre bom ter cuidado ao sacar dinheiro. Se for possível, vá com alguém ao caixa ou até à instituição financeira. Guarde o dinheiro em lugar seguro e use-o somente na hora de realizar os pagamentos.

Há instituições que usam recursos extras para garantir a segurança na hora do saque. Assim, você cadastra suas digitais, o formato do seu rosto ou a íris do seu olho para certificar que está retirando o dinheiro.

Conheça mais sobre o mundo financeiro

Agora que você conhece os tipos de saque, continue se informando com nossos outros conteúdos disponíveis. São textos sobre investimentos, consórcio, seguros e muito mais. O canal de educação da Unicred traz soluções para quem procura diversificar as aplicações. Além disso, você tira dúvidas sobre assuntos financeiros. Continue conosco!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados