
Estudos mostram que as chefes de família priorizam cuidados de longo prazo através da realização de investimentos e contratação de seguros.
É das mulheres brasileiras o protagonismo na responsabilidade em administrar o planejamento familiar, de acordo com um levantamento encomendado pela *UBS Investor Watch que entrevistou 3,7 mil mulheres em nove países.
O estudo aponta que no Brasil 33% do planejamento financeiro familiar está nas mãos das mulheres (no segundo colocado, o México, a participação é de 30%).
Já nas economias consideradas desenvolvidas, a liderança feminina é de, no máximo, 22%.
Apesar da parcela de trabalhadoras no comando do orçamento doméstico ser significativa, uma outra pesquisa realizada pelo IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD) revela que elas recebem em média 20,5% a menos do que os homens para desempenharem a mesma função.
Essa realidade desigual exige uma organização financeira cuidadosa.
As prioridades financeiras destas mulheres são, respectivamente:
- A formação de reserva para cobertura de imprevistos;
- Investimentos para garantir o futuro dos filhos;
- O planejamento de viagens.
O planejamento financeiro é um grande aliado na realização dos objetivos e pode trazer muita eficiência na gestão de contas do dia a dia. Não se trata necessariamente de cortar gastos, mas sim, de se fazer mais com o mesmo.
É muito importante que estas mulheres busquem orientação adequada para garantir o alcance de seus objetivos. Existem profissionais no mercado especializados em auxiliar as pessoas nessa construção, são os Planejadores Financeiros.
Saiba quando contar com a ajuda de um profissional.
Eles podem realizar simulações que mostrem, segundo a idade dos filhos, quanto será necessário investir para garantir seus estudos até que se formem e conquistem sua independência.
Da mesma forma, também é preciso pensar no próprio futuro da mãe para não depender da ajuda financeira dos filhos quando chegar o momento de deixar o mercado de trabalho. Aí está a importância do planejamento de aposentadoria, que quando bem feito pode garantir inclusive a proteção do patrimônio com as coberturas de riscos.
A contratação de um bom plano de previdência complementar se tornou uma necessidade real nos dias atuais, afinal a previdência social está extremamente fragilizada.
Grande parte das mulheres brasileiras já despertou para essa postura planejada e preventiva que garantirá mais tranquilidade futuramente.
E você? Como está o seu planejamento financeiro?
*Estudo intitulado “Own your worth – Why women should take control of their wealth”.
Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos