Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

"Buy the Dip" Você sabe o que isso significa?

Economia

Criado em 29 Ago 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

"Buy the Dip" Você sabe o que isso significa?

Este termo em inglês muito utilizado no mercado financeiro, pode ser traduzido de forma ampla e livre como “adquirir uma ação depois do preço dela ter mergulhado (dip) nas profundezas”.

De fato, parece algo extremamente bom, poder fazer a compra de um investimento quando ele está barato, principalmente quando sua estratégia é de vende-lo na alta.

Porém, não é uma tarefa simples achar o menor preço possível de um ativo financeiro. Muitos investidores experientes afirmam: “nada impede uma ação que caiu muito, cair um pouco mais”. Com isso, muitas vezes o mergulho em um ativo, rapidamente pode se tornar em um afogamento para o investidor.

Mas por que isso ocorre?

De acordo com a Teoria dos Mercados Eficientes, elaborada pelo economista Eugene Fama 1970, os preços praticados no mercado são reflexos das informações disponíveis.

Tendo em vista disponibilidade das informações públicas, os ativos seriam precificados de maneira contínua, com as novas informações que surgem diariamente.

Mas existem algumas contradições em relação a essa teoria. Tendo em vista a real quantidade de informações que o mercado recebe constantemente, será mesmo possível que os ativos absorvam essas informações e reflitam em seus preços? É realmente uma tarefa muito difícil.

Olhando para outras perspectivas de mercado

Podemos destacar algumas outras visões e estratégias de investimentos, como exemplo, a estratégia de longo prazo, onde adota-se a avaliação dos fundamentos de uma empresa (Valuation), concluindo a partir de alguns indicadores, se ela está em seu valor intrínseco (valor real da empresa), o que pode denotar até mesmo um valor descontado. Dessa forma, investidores compram ativos pensando na valorização de longo prazo e não em movimentos especulativos.

Não é uma tarefa simples, encontrar um padrão de comportamento no mercado de ações, a precificação de ativos é objeto de estudo. Assim, cada pesquisador e analista praticam diversos métodos, alguns mais conhecidos e outros menos, o fato é que achar o menor preço possível de um ativo financeiro é um trabalho cauteloso.

Um estudo titulado “Nem mesmo Deus conseguiu superar a média do custo do dólar” realizou uma análise com base em aportes mensais recorrentes e aportes que eram realizados apenas nas maior quedas de preço do ativo (sim na maior queda, como se o investidor tivesse o poder onisciente e divino de saber qual é o menor preço).

Para tanto foi analisado o período de 40 anos entre as duas estratégias e constatou-se que mais de 70% das vezes a estratégia vencedora é aquela que presa pelos aportes mensais. A reflexão que fica é que, tentar achar o preço mais baixo pode ser uma estratégia especulativa e pouco eficiente, enquanto que se o investidor mantiver a mentalidade voltada para o longo prazo, priorizando a constância dos aportes, poderá obter melhores resultados.

Vale salientar que a ação não é apenas um papel com variação constante na sua cotação, mas sim a participação em uma empresa, que gera resultados (positivos ou não), podendo ser afetada por diversos fatores econômicos. Portanto, a compra de uma ação deve ser baseada em indicadores financeiros que demonstram como está a saúde da empresa.

Por isso a importância de avaliar bem a empresa que você decidir se tornar sócio. Como citado acima no texto, o método mais comum para avaliar uma empresa é por meio do Valuation, a fim de fazer um check up da empresa, analisando indicadores financeiros, os mais comuns para essa análise são: o Balanço Patrimonial, os demonstrativos de resultados do exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de caixa (DFC).

O importante é sempre buscar informações e fundamentos antes de investir em ativos de risco. Na dúvida, conte com a ajuda de um profissional especializado no assunto e realize uma consultoria de investimentos. E lembre-se: a melhor escolha é sempre aquela que está alinhada com seus objetivos e de acordo com seu perfil de investidor.”

Conheça mais sobre o mercado financeiro

O mercado financeiro apresenta uma série de opções para você investir e ter a possibilidade de alcançar resultados com base nas suas metas definidas. Portanto, aproveite para conhecer outros conteúdos aqui do Canal Sua Saúde Financeira e nossos materiais exclusivos.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados