Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Como ensinar seu filho a poupar?

Economia

Criado em 16 Mar 20

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Orientar os filhos a terem uma boa relação com o dinheiro tem sido motivo de preocupação para os pais, os principais agentes designados nessa missão. Afinal, a maneira que os filhos lidam com o dinheiro na infância certamente terá reflexos na vida adulta quando se tornam responsáveis por suas próprias decisões.

Com o objetivo de auxiliar os pais nesse dever de casa, falaremos a seguir sobre algumas dicas que podem ajudá-los e muito nessa missão.

Determine um valor de mesada

A mesada, de certa forma, é o primeiro contato da criança com o dinheiro. É com ela que os pequenos começam a perceber que possuem o poder de compra em suas mãos. Diante disso, é fundamental estipular um valor de acordo com a idade e orientá-los a consumir com responsabilidade e não por impulso.

Vale lembrar que é com esse valor que eles poderão realizar sonhos, mas que para isso é preciso se organizar.

Explique sobre a importância de ganhar, poupar e gastar, exatamente nessa ordem

Muito mais importante que ganhar dinheiro é maneira como utilizamos ele. Afinal, para se ter uma vida financeira organizada e tranquila, é necessário entender que primeiro se ganha, poupa e depois se gasta.

Quando a criança passa a receber uma mesada, é natural que isso desperte o desejo de gastar todo o valor com doces ou brinquedos, por exemplo. E é exatamente quando esse comportamento acontece que os pais devem entrar em ação. É de extrema importância que as crianças entendam que elas podem gastar, mas que também é importante guardar parte do que ganham para realizar um sonho maior, como a compra de um brinquedo mais caro no final do ano, por exemplo.

Ensine seu filho sobre o que necessário e o que é desejo

Cabe aos pais provocarem em seus filhos o sentimento de identificarem aquilo que é realmente importante para eles, ou seja, aquilo que eles realmente precisam e aquilo que não há necessidade no momento, mas é um desejo deles. Com essas questões bem resolvidas, fica muito mais fácil ensiná-los a valorizar o dinheiro e a adquirirem primeiro o que é importante.

Explique o que é o cartão de crédito

Provavelmente seu filho já presenciou você no supermercado pagando a conta com o cartão de crédito, não é mesmo? À medida que eles vão adquirindo mais conhecimento sobre como lidar com o dinheiro, é fundamental que os pais deem mais esse passo quanto a orientação sobre o cartão de crédito.

É importante entender que o cartão de crédito é um facilitador de compra e não uma extensão da renda.

Ou seja, caso as compras sejam pagas com o cartão e no vencimento da fatura não houver dinheiro para pagá-la, certamente haverá problemas.

Inclua seus filhos em pequenas decisões financeiras

Utilizando a própria mesada deles, incentive-os a pesquisar antes de comprar algo que desejam.

Isso vai contribuir para que eles desenvolvam um raciocínio lógico de que se criarem o hábito de pesquisar antes de comprar, poderão ter aquilo que desejam por um preço muito melhor e ainda terão dinheiro no bolso.

Com essa dicas, é totalmente possível que seus filhos compreendam a melhor forma de usar dinheiro e criarem hábitos de poupança, proporcionando assim reflexos positivos na fase adulta.

Abraços e até a próxima.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados