Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Entenda se o dólar alto é bom ou ruim para o seu momento de vida

Economia

Criado em 04 Nov 21

Tempo estimado de leitura: 1 minuto(s)

Dólar em alta? Vem entender o que influencia essa cotação e o motivo dessa moeda sofrer constantes mudanças

Antes de mais nada, é importante saber que um dos fatores mais expressivos na volatilidade do dólar é a lei de oferta e demanda. Quanto mais pessoas compram, mais caro ele fica. O contrário também é verdadeiro.

Na economia brasileira, se temos uma reserva baixa de dólar, a moeda norte-americana fica mais cara, ou seja, passa por uma valorização. E quando existe muito dólar circulando no país, ele fica mais barato.  

Vamos aos exemplos?

  • Déficit da balança comercial: Se as empresas brasileiras estão importando mais do que exportando, significa que elas estão enviando dólares para fora, e isso diminuirá a quantidade da moeda no nosso país. Consequentemente, a tendência é que o preço do dólar suba. 
  • Gastos no exterior: Assim como as empresas, a atividade da população também influencia. As suas viagens e compras no exterior podem acarretar uma maior procura do dólar, aumentando o valor.  
  • Juros dos EUA: Quando o governo americano sobe os juros do país, os títulos públicos, que são considerados os investimentos mais seguros do mundo, ficam mais vantajosos aos investidores. Nesses casos, é comum que exista uma fuga de dólares das economias emergentes para investir nos EUA. Esse é um dos fatores que eventualmente diminui a reserva de dólares no Brasil. 
  • Volatilidade: Neste momento de crise mundial, existe uma preocupação com a variante da Covid-19. Isso causa uma maior atenção às economias dos países emergentes. Aliado a isso, as nossas projeções para a inflação são de alta. As incertezas com relação à economia brasileira, teto de gastos públicos e a falta de reformas estruturais são pontos chave para a volatilidade do dólar no país.   

Esses fatores são alguns motivos pelos quais o dólar tem oscilado bastante ultimamente.  

Este vídeo ajudou você a entender a volatilidade do dólar? Compartilhe com outras pessoas e faça sua parte para uma sociedade mais consciente financeiramente! Aproveite para garantir a sua inscrição no canal do youtube

Até a próxima!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados