Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

EU MEREÇO? Como Evitar Compras Impulsivas e Manter a Saúde Financeira

Economia

Criado em 23 Ago 23

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

EU MEREÇO? Como Evitar Compras Impulsivas e Manter a Saúde Financeira

Quem nunca se queixou de não ter realizado um sonho ou de ter comprado algo que realmente precisava por falta de dinheiro? E ao mesmo tempo se deparou com um armário lotado de itens que não usa mais?

Vivemos em um mundo repleto de tentações de consumo, desde anúncios nas redes sociais até promoções irresistíveis nas lojas físicas. No entanto, as compras impulsivas podem prejudicar nossa saúde financeira, levando a dívidas desnecessárias e muita dor de cabeça. Neste post, vamos compartilhar cinco dicas valiosas para ajudá-lo a se proteger de compras impulsivas e manter suas finanças sob controle.

Faça um orçamento e estabeleça metas financeiras

Ter um orçamento bem definido é fundamental para evitar compras impulsivas. Liste suas despesas essenciais, defina uma quantia para poupar e estabeleça metas financeiras realistas. Ao ter uma visão clara de suas finanças, você se torna mais consciente de seus gastos e menos propenso a compras impulsivas.

Se você não souber por onde começar, indicamos começar sua planilha de orçamento para organizar suas finanças.

Evite gatilhos de consumo

Identifique o que te leva a fazer compras impulsivas e evite-os sempre que possível. No contexto das compras, esses gatilhos podem ter um papel significativo ao nos levar a adquirir produtos ou serviços, mesmo que não tenhamos uma necessidade real imediata. Listamos os mais comuns no nosso comportamento de consumo.

Escassez

O gatilho mental da restrição explora o medo de perder uma oportunidade única. Quando nos deparamos com produtos ou serviços que são apresentados como "edição limitada", "últimas unidades" ou "oferta por tempo limitado", nosso senso de potência é ativado e queremos agir rapidamente para garantir a compra.

Prova Social

Quando vemos que outras pessoas estão comprando e apreciando um produto, esperamos a nos sentir mais inclinados a fazer o mesmo. Cuide com produtos que exploram muito os depoimentos de clientes satisfeitos, que tenham popularidade nas redes sociais.

Reciprocidade

Quando uma empresa oferece brindes, amostras grátis ou descontos inesperados, automaticamente temos a tendência de retribuir comprando algo em troca. Esse gatilho cria um senso de obrigação em relação à empresa, mesmo que não tivesse a intenção original de fazer uma compra

Novidade

O ser humano é naturalmente atraído por novidades e experiências diferentes. Quando um produto ou serviço é apresentado como algo inovador ou nunca antes visto, isso desperta curiosidade e interesse, tome cuidado nestas compras e avalie se é realmente necessário.

Autoridade

O gatilho mental da autoridade explora nossa tendência a confiar e seguir pessoas ou instituições que são vistas como especialistas ou líderes em um determinado campo. Muitas marcas usam de especialistas ou figuras influentes para aumentar a confiança de um produto ou serviço, levando-nos a acreditar que é uma boa escolha.

Adote a regra do "esperar"

Uma maneira eficaz de combater compras impulsivas é adotar a regra do "esperar". Sempre que sentir vontade de comprar algo impulsivamente, faça um acordo consigo mesmo para esperar um período de tempo, como 24 horas ou até mesmo uma semana. Durante esse tempo, avalie se a compra é realmente necessária e se encaixa em seu orçamento. Na maioria dos casos, você perceberá que a vontade de comprar diminuiu ou desapareceu completamente.

Comprar pode melhorar o humor, segundo um estudo publicado na revista científica Psychology and Marketing, e gera em nosso cérebro um efeito semelhante ao sentido por usuários de drogas. E ao esperar, conseguimos nos liberar dos efeitos que a dopamina libera no nosso corpo na hora da compra.

Mas os benefícios da "terapia da compra" geralmente duram pouco e podem gerar efeitos colaterais negativos a longo prazo. Emoções negativas podem levar à perda da autoestima, e isso frequentemente acaba incentivando as pessoas a comprar quando se sentem deprimidas. A contrapartida: essas mesmas emoções negativas acabam voltando, em forma de remorso e culpa, se comprarmos mais do que devemos ou do que planejamos.

Faça uma lista de compras e planeje antecipadamente

Sempre que você precisar fazer compras, seja para itens essenciais ou desejos pessoais, faça uma lista de compras e planeje com antecedência. Isso ajudará a manter o foco e evitará que você compre impulsivamente itens desnecessários. Além disso, ao planejar antecipadamente, você pode pesquisar preços, comparar opções e encontrar melhores ofertas, economizando dinheiro no processo.

Se você estiver na dúvida se está alocando seus recursos de forma eficiente, sem exagerar no seu lazer ou gastos essenciais, a leitura do método 50/15/35 poderá te auxiliar.

Cultive o autocontrole e a consciência financeira

Aprimorar o autocontrole e desenvolver consciência financeira são habilidades essenciais para se proteger de compras impulsivas. Pratique o hábito de questionar suas decisões de compra, analisando se o item é realmente necessário ou se é apenas um desejo momentâneo. Há quatro perguntas essenciais antes de comprar qualquer coisa:

Quero?

- Preciso?

- Posso?

- Devo?

Após um sim em todas essas questões, você realmente pode comprar determinado item. Pense nas consequências financeiras a longo prazo e no impacto que essa compra terá em suas metas financeiras.

A Unicred te ajuda a ter disciplina financeira

Evitar compras impulsivas requer prática, disciplina e consciência financeira. Ao implementar essas dicas no seu dia a dia, você estará no caminho certo para proteger sua saúde financeira e tomar decisões mais conscientes em relação às suas compras. Lembre-se sempre que nossos cooperados têm acesso a consultorias de investimento que te auxiliarão ainda mais a organizar seus recursos e não cair em armadilhas de consumo. Não é cooperado? Clique aqui e associe-se.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados