Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

O que é e como o título público funciona?

Economia

Criado em 04 Mai 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

O que é e como o título público funciona?

Para quem procura por investimentos seguros e com rendimentos estáveis, o título público é uma boa opção. Por ser emitido pelo governo federal, ele tem baixo risco. Você pode tê-lo em sua carteira para estratégias de investimentos de curto, médio e longo prazo.

Título público não é algo recente nem exclusivo do Brasil. O valor investido nele é uma forma de captação de recursos por parte do governo. Com isso, é possível financiar as áreas de educação, saúde e segurança, por exemplo. Essa forma de investimento também colabora com as finanças do governo.

O que é esse título?

Para saber o que são títulos públicos, conheça o conceito de ativos de renda fixa. Esse termo significa um investimento cujo rendimento você já sabe de antemão, podendo ser pós-fixado, prefixado ou híbrido. Com ele, você pode ter uma rentabilidade já estabelecida no momento da contratação, atrelada a um índice de referência ou ambas ao mesmo tempo.

Quem emite e administra os títulos é a Secretaria do Tesouro Nacional. Esses investimentossão dívidas. Então, você estará “emprestando” seu dinheiro para o governo pagar esses débitos. Após o período acordado já no momento da contratação, você receberá os juros pelo empréstimo, que são a sua rentabilidade.

Quais são os tipos de títulos?

Esses títulos são comercializados para as pessoas físicas pelo Tesouro Direto. Ele é uma parceria do Tesouro Nacional com a B3 e veio para democratizar a compra desses ativos de forma rápida e fácil, via internet. 

São basicamente três os tipos de títulos públicos: os Tesouros Prefixados, os Pós-fixados e os Híbridos. Cada um deles têm rendimentos diferentes e atendem a perfis específicos de investidor. Vamos ver cada um deles com detalhes.

Títulos Prefixados

O Tesouro Prefixado é aquele que o investidor já sabe quanto o dinheiro vai render. A taxa de juros é fixa e rende sobre o montante investido. Assim, é possível fazer planos de médio e longo prazo, sabendo quanto será recebido.

Esse tipo de título público pode ser uma opção para quem quer investir para comprar um imóvel ou um automóvel, pois é possível saber exatamente quanto será recebido ao final do período. Assim, com um bom planejamento, você pode se livrar dos financiamentos, evitando os juros que incidem sobre as parcelas.

Títulos Pós-fixados

Diferente do prefixado, o Pós-fixado está atrelado a algum índice, sendo o Tesouro Selic o mais comum. Ou seja, você sabe que seu título irá render conforme a taxa Selic, mas o valor exato do rendimento só é revelado ao final do período. 

Esta é uma boa opção para prazos curtos de investimento. Assim, o investidor pode deixar o dinheiro rendendo por alguns meses, fazer o resgate a qualquer momento e passar para a conta corrente, por exemplo.

Títulos Híbridos

Nos títulos híbridos, uma parte da rentabilidade é prefixada e a outra é pós-fixada (geralmente atrelada ao IPCA). Neste caso, o mais comum é o Tesouro IPCA+. Nesse tipo de ativo, há a chamada “rentabilidade real”, visto que, por parte do título estar atrelado à inflação, ele sempre terá um ganho acima dela. 

Porém, é importante lembrar de um detalhe: os rendimentos desse tipo de título público só serão distribuídos na íntegra se o investidor sacá-los no vencimento. Caso contrário, eles serão menores.

Quais são as vantagens?

A segurança é uma das vantagens. Os ativos são gerenciados e pagos pelo governo. Outro benefício é a liquidez. É possível sacar o dinheiro a qualquer hora. Uma vez que o pedido for feito, ele estará disponível em um dia na conta. Não são necessários altos valores para começar a investir. No Tesouro Direto, você pode começar com R$ 30.

Há a cobrança de Imposto de Renda, mas ela é regressiva. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor é o valor. Se o total for sacado em 180 dias, a alíquota é de 22,5%. De 181 a 360 dias, de 20%. De 361 a 720 dias, de 17,5%. Por fim, por mais de 721 dias, a alíquota é de 15%.

Como começar a investir?

Abra uma conta em uma instituição financeira ou uma corretora credenciada pela B3 ou pelo Tesouro Direto. Por meio delas, você pode comprar os títulos públicos. Pesquise e veja quais oferecem melhores condições. Você pagará 0,25% do valor à B3, pela custódia do dinheiro, além de taxas das corretoras. 

Depois de abrir a conta, veja qual título é mais adequado para você. Quais são seus objetivos? O que você pretende fazer com o dinheiro no futuro? Por fim, mantenha os depósitos mensais no seu título para ele render mais e acompanhe a movimentação do mercado financeiro.

Conheça mais sobre aplicações e investimentos 

Quando você aprende mais sobre investimentos, faz as melhores escolhas para seu futuro. Com título público, não é diferente. Ele é uma ótima opção para quem procura uma aplicação segura e de boa rentabilidade.

No canal de educação da Unicred, você tem acesso a mais opções de investimentos. Continue conosco e conheça mais sobre o assunto por meio de nossos conteúdos.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados