Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Você sabe o que é Open Finance? Entenda!

Economia

Criado em 05 Jul 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Desde o início de 2021, no Brasil, o tema “compartilhamento de informações bancárias pessoais” ganhou força, graças ao sistema Open Banking ou Open Finance. Essa é uma novidade que vai contribuir não apenas para as instituições financeiras, mas também para os usuários das instituições financeiras.

Mas você sabe o que é Open Finance?

Muitas pessoas já podem ter ouvido esse termo, mas, por ser novidade, poucas sabem, de fato, o que é e quais as suas vantagens. Para te ajudar, preparamos um conteúdo exclusivo sobre Open Banking. Confira a seguir e esclareça suas principais dúvidas. 

O que é o Open Banking?

Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, o Open Banking é um sistema integrado entre as instituições financeiras. Nele, as informações financeiras dos clientes e associados podem ser compartilhadas entre as diferentes instituições.

O objetivo desse compartilhamento de dados é aumentar a concorrência entre os bancos e, também, facilitar o relacionamento do usuário com a nova instituição financeira. Neste caso: 

  • o público poderá receber ofertas personalizadas de produtos e serviços, que podem atender às suas principais necessidades com maior assertividade;
  • não será necessário construir do zero um relacionamento com a nova instituição financeira para só depois conseguir vantagens e benefícios, uma vez que a nova instituição já terá seu histórico com o banco anterior;
  • as movimentações bancárias poderão ser realizadas em diferentes plataformas, além do internet banking e de aplicativos. 

O que vai mudar?

Atualmente, pelo fato de as informações dos clientes serem de poder exclusivo da instituição financeira da qual a pessoa é membro, há dificuldade de as demais concorrerem, especialmente com seus serviços personalizados. 

Com o Open Banking, esse cenário muda: as instituições financeiras poderão entender, com mais clareza, as dores do público, oferecendo justamente o que ele precisa, com condições diferenciadas, dependendo da situação. 

De acordo com o Banco Central do Brasil, algumas das soluções que poderão ser desenvolvidas com o Open Banking são: 

  • comparadores de serviços e de tarifas;
  • plataformas de aconselhamentos financeiros e planejamentos familiar;
  • indicação de pagamentos em mídias sociais;
  • marketplace de crédito.  

Fases do Open Banking

Ao procurar saber o que é o Open Banking, provavelmente você vai se deparar com a informação de que ele foi dividido em fases. No Brasil, ela foi separada em quatro, sendo: 

Fase 1 

Nessa etapa, que teve início em fevereiro de 2021, as instituições financeiras participantes do Open Banking 2021 passaram a disponibilizar para as pessoas mais informações sobre serviços, produtos, atendimento e afins do banco. 

Contudo, vale ressaltar que todas essas informações de soluções financeiras não tiveram como base as informações dos clientes. Aqui, o objetivo foi apresentar ao público as diferentes opções de serviços, permitindo que as pessoas escolham, entre as opções disponíveis, as melhores para suas necessidades.  

Fase 2

Na fase dois, iniciada em agosto de 2021, as informações dos membros das instituições financeiras começaram a ser compartilhadas. Vale ressaltar que os dados compartilhados devem ser autorizados pelos clientes. 

Outro ponto importante dessa fase é que foi feito um controle no compartilhamento das informações. Dessa forma, será possível garantir maior segurança do cliente, e para que todos fiquem tranquilos é importante entender como funciona o Open Banking.  

Fase 3

Com a maior parte da população entendendo, de fato, o que é Open Banking, deu-se início à fase em que os serviços de inicialização de transação de pagamentos são compartilhados, junto às propostas de operação de crédito. 

Com isso, novas soluções financeiras podem ser criadas, facilitando as transações e a forma que são feitas, como em canais online, diferentes dos aplicativos de bancos, por exemplo. Vale salientar que essas ações são feitas com o consentimento do cliente. 

Fase 4

Informações mais detalhadas passam a ser compartilhadas com as instituições financeiras, como câmbio, seguro, previdência, investimentos e afins, com o detalhamento dos serviços contratados até então. 

O objetivo é aumentar o leque de ofertas de serviços, de forma integrada e facilitada. Aqui, o cliente será o centro das decisões, tendo total liberdade de escolher (e permitir) o que deseja compartilhar com as financeiras.  

Mais detalhes do funcionamento do Open Banking

No site da Unicred, você encontra um conteúdo exclusivo que preparamos sobre os detalhes do funcionamento do Open Banking, especialmente para os nossos cooperados. Então, confira esse conteúdo clicando aqui.

Confira nossas outras publicações

Agora que você sabe o que é Open Banking, que tal conferir nossas outras publicações? Aqui, você encontra várias informações e dicas de como ter — e manter — sua saúde financeira em dia, além de se inteirar sobre outras novidades do universo financeiro. Acompanhe-nos!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados