
Será que o investimento vai se pagar? Quanto tempo levará para o projeto dar retorno? Como saber o fôlego financeiro que preciso ter? Será que esta é a melhor alternativa para investir no momento?
Estas são apenas algumas perguntas que surgem na vida de um empreendedor. E é justamente para ajudar a responder a essas questões que existem métodos e indicadores a serem utilizados.
Ao fazermos qualquer tipo de investimento temos que estar preparados para atravessar o período de despesas, em que vemos o dinheiro sair do caixa, até chegar ao momento em que as receitas recuperarão o capital investido.
Porém, as empresaspodem levar meses, ou até anos, para alcançar este ponto de equilíbrio.
Por isso, os especialistas indicam alguns métodos de cálculo.
Dentre eles o método Payback é o mais utilizado.
Especialmente porque ele consegue estimar o número de dias, meses ou anos necessários para um investimento se pagar.
A metodologia é bem simples e utilizada tanto por empreendedores iniciando um negócio, quanto por gestores que querem implementar uma ideia e precisam saber o tempo de retorno do investimento.
Para realizar o cálculo é necessário avaliar o fluxo de caixa do negócio e também levantar o custo do investimento. Veja:
Payback = Investimento inicial / Resultado médio do fluxo de caixa.
Imagine que seu investimento em um negócio seja de R$ 100 mil, e que seu fluxo médio de caixa fique em R$ 3 mil. Neste caso:
PB = 100 mil / 3 mil = 33,3.
Isso significa que o tempo para que a empresa comece a dar lucro, em vez de apenas cobrir seus gastos, será de aproximadamente 33 meses (2 anos e 9 meses).
Viu só? Esta análise ajuda o empreendedor a estimar o prazo de recuperação do investimento e por quanto tempo deverá ser capaz de manter o seu padrão de vida sem contar com os lucros da nova empresa.
Sabemos que não existe negócio sem risco e nenhum indicador irá garantir o sucesso de uma empresa. Por isso é importante planejar cada passo com segurança e realizar também uma pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade do investimento.
Bons negócios!
Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos