Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

A Dificuldade de Pensar no Longo Prazo: Desafios e Importância

Investimentos

Criado em 14 Jun 23

A Dificuldade de Pensar no Longo Prazo: Desafios e Importância

Vivemos em um mundo imediatista, onde a ansiedade na busca por resultados rápidos está cada vez mais latente. Nesse contexto, pensar no longo prazo pode se tornar uma tarefa desafiadora. No entanto, a habilidade de planejar e antecipar as consequências de nossas ações no futuro é crucial para tomar decisões mais assertivas e construir um caminho sustentável. Neste post, vamos explorar os obstáculos que enfrentamos ao pensar no longo prazo e discutir a importância de cultivar essa habilidade.

Mas por que isso acontece?

A sociedade do “pra ontem”: Vivemos em uma sociedade que valoriza a rapidez na entrega dos resultados. Com a tecnologia ao nosso alcance, tudo está disponível quase que instantaneamente. Isso cria uma mentalidade de curto prazo, onde muitas vezes nos concentramos apenas no presente, sem considerar as consequências a longo prazo. A falta de paciência e a necessidade de resultados rápidos podem prejudicar nossa capacidade de pensar no futuro.

Viés do presente: é uma tendência cognitiva que nos leva a dar mais peso às recompensas imediatas e menos valor às recompensas futuras. Estamos mais tolerantes a escolher benefícios imediatos em detrimento das recompensas que podem surgir a longo prazo. Esse viés pode levar a decisões impulsivas e prejudicar nossa capacidade de planejar com antecedência.

Falta de clareza sobre os objetivos: Muitas vezes, a dificuldade em pensar no longo prazo está relacionada à falta de clareza sobre nossos objetivos. Se não temos metas bem definidas e uma visão clara do que queremos alcançar no futuro, é mais difícil dedicar tempo e esforço para planejar e agir de acordo com esse plano.

Complexidade: O futuro é incerto e isso o torna complexo. Existem inúmeras variáveis ​​​​que podem afetar nossas vidas e o mundo ao nosso redor. Isso pode gerar ansiedade e dificultar a tomada de decisões que levam em consideração os desafios de longo prazo. É mais fácil lidar com o presente imediato do que tentar prever todas as variáveis ​​e possíveis consequências no futuro.

O nosso “eu do futuro” é estranho para nós

Essa afirmação se confirma segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nosso cérebro não consegue pensar no longo prazo com facilidade.

Quando tomamos alguma decisão que envolve o nosso futuro, ativamos uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal mediano (MPFC). Além disso, estudos por ressonância magnética sugerem que, quando você imagina o futuro, o cérebro funciona de uma forma distinta: ele deixa de agir como se estivesse pensando em si mesmo e começa a agir como se você estivesse pensando em uma pessoa completamente diferente.

Funciona assim: normalmente, quando você pensa sobre si mesmo o MPFC “acende”. Quando você pensa em outras pessoas, ela “desliga”. Já quando você pensa sobre o seu “eu do futuro”, o MPFC fica pouco ativado.

Acontece que, quanto mais tempo você tentar imaginar sua vida, menos o seu MPFC será ativado.

Basicamente, o seu cérebro age como se o seu “eu do futuro” fosse alguém que você não conhece muito bem, alguém com quem você não se importa, tornando mais difícil pensar no longo prazo.

Isso deve-se ao fato que até pouco tempo vivíamos no máximo até os 30 anos. Logo não faria muito sentido que planejássemos a nossa vida para daqui 15 anos, por exemplo. Mas a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais (em lugares como o Japão, por exemplo, ela já beira os 80 anos). Só que o nosso cérebro não evoluiu na mesma velocidade, e por isso segue sendo difícil pensar no longo prazo.

Importância de realizar seu planejamento financeiro de longo prazo

Tomada de decisões: Ao pensar no longo prazo, consideramos as intenções futuras de nossas escolhas presentes. Isso nos permite tomar decisões mais assertivas e evitar consequências indesejadas. A habilidade de antecipar cenários futuros nos ajuda a pesar os prós e contras, identificar riscos e tomar medidas para lidar com eles.

Planejamento para o sucesso: O pensamento de longo prazo nos permite estabelecer metas claras e desenvolver um plano estratégico para alcançá-las. Com um plano bem definido, podemos dar os passos necessários para alcançar nossos objetivos e lidar com obstáculos ao longo do caminho.

Identificar oportunidades e riscos: com um planejamento traçado para cada momento de vida é possível reconhecer cenários que ameacem a sua saúde financeira e colocar em prática estratégias para protegê-la. Ao ter seu plano em dia e em vista do cenário econômico, você pode aproveitar novas alternativas para investimento que sejam aderentes pro seu perfil de investidor e objetivo.

A Unicred pensa no seu futuro

Vimos neste post que a dificuldade de pensar no futuro é muito mais que uma procrastinação, é um problema químico do nosso cérebro. Por isso, o auxílio de quem entende do assunto torna tudo mais fácil e motivador. Conte conosco aqui na Unicred para fazermos um planejamento financeiro para você e sua família, nossos profissionais da consultoria de investimentos estão à disposição para entender as suas necessidades.

Agende uma consultoria com seu gerente e invista no seu futuro de forma segura!

Escrito por: Sarah Amaral Fabrício

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados