Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Entenda Como a Inflação Influencia seus Investimentos

Investimentos

Criado em 20 Set 22

Tempo estimado de leitura: 5 minuto(s)

Entenda Como a Inflação Influencia seus Investimentos

Quando falamos em diversificação, é imprescindível ter produtos de inflação em nossa carteira de investimentos, para isso é bom entender alguns pontos. O primeiro é o que de fato é a inflação: A inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra da moeda. No Brasil o índice oficial de inflação é o IPCA, divulgado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Para conter o aumento exacerbado dos preços na economia e manter a inflação dentro de uma meta estabelecida, o BACEN (Banco Central do Brasil) utiliza como principal instrumento de política monetária a taxa básica de juros da economia, a Selic. Quando o mercado está em períodos muitos aquecidos e com altas de preços, o BACEN eleva a Selic como um sistema de frenagem. E é exatamente este movimento que temos observado no Brasil nos últimos meses.

O BACEN ainda permanece com sua taxa de juros elevada, que se encontra em 13,75% e com tendência de manutenção até o início do próximo ano. Portanto, é natural que o mercado passe a oferecer títulos atrelados ao IPCA com uma precificação maior na parcela prefixada para se equiparar ao nível de juros da economia.

Abaixo, nós separamos um gráfico que ilustra o movimento histórico dos indicadores SELIC (juros) e IPCA (inflação) nos últimos anos. Observe que em 2021, por exemplo, o IPCA rodou acima da Selic e, portanto, os investimentos atrelados à IPCA+ obtiveram um enorme ganho comparados ao CDI do mesmo período. Ou seja, os investidores que mantiveram uma boa diversificação com esta estratégia, além de garantir a proteção, ainda potencializaram os ganhos da carteira.

Enquanto que a inflação é uma medida de AUMENTO de preços na economia, também existe a possibilidade de a economia passar por momentos de DEFLAÇÃO. A deflação é justamente o inverso: ou seja, a redução dos preços comparado ao período anterior. Este cenário é um pouco mais raro no Brasil, mas nos meses de julho e agosto de 2022 o Brasil registrou deflação, o que impactou no rendimento de alguns investimentos. No entanto, é preciso ter cautela e analisar o cenário completo para entender quais são as expectativas daqui para frente e, assim, verificar se a sua estratégia permanece adequada.

Vamos entender melhor

Um cenário de deflação pode ser causado por diversos fatores, como por exemplo, por uma redução sistemática e generalizada dos preços causada por uma desaceleração muito forte da economia (redução da demanda pelo baixo consumo das famílias), ou então, pode ser gerada artificialmente através de incentivos do governo, como é o caso do que temos observado no Brasil em relação da redução dos preços de combustível e energia elétrica.

Esta redução artificial dos preços pode gerar um efeito temporário no arrefecimento da Inflação. A estratégia de inflação deve ser sempre mantida na carteira do investidor como uma proteção no médio e longo prazo.

Para complementar ainda mais esta análise, incluímos uma linha representando um investimento com rendimento de IPCA+3,5% durante todo o período. Observe que o ganho relativo também foi superior ao CDI, exemplo de como a diversificação eficiente de uma carteira de investimentos pode potencializar os ganhos e, ao mesmo tempo, oferecer proteção ao investidor:

No ano de 2021, tivemos um IPCA acumulado de 10,06%, enquanto o CDI naquele mesmo ano fechou em 4,42%. Portanto, o investidor que diversificou seus investimentos com estratégias atreladas à IPCA + 3,5%, por exemplo, obteve um ganho relativo ao CDI acima de 200%.

Com um cenário de incertezas e ano eleitoral no pais, é imprescindível que devemos olhar com calma para nossos investimentos e adotar estratégias diversificação e proteção. Uma carteira de investimentos precisa – minimamente – obter ganhos acima da inflação, ou seja, preservar o seu poder de compra. Isto seria apenas uma correção natural. Por isto os títulos oferecidos no mercado financeiro atrelados à inflação sempre oferecem um “bônus” acima do indexador, esta é a parcela que representa o GANHO REAL para o investidor.

Ganho Real no Brasil

O Ganho Real de um investimento é medido pela diferença entre o rendimento total obtido e a inflação no mesmo período. Por isso os investimentos atrelados à inflação normalmente possuem uma taxa mista, composta por IPCA + uma parcela prefixada. Esta última parcela, representa o “bônus” garantido acima da inflação e pode ser maior ou menor de acordo com o nível da taxa de juros (Selic) daquele momento na economia.

E qual o impacto de uma deflação nesta modalidade de investimento?

Nos meses de julho e agosto de 2022 observamos o indicador IPCA em patamares negativos, em -0,68 e -0,36, respectivamente. Com isso, alguns investidores podem ter observado um rendimento negativo nestes meses em questão (caso a parcela prefixada que compões seus títulos não tenha sido suficiente para cobrir o déficit do IPCA). Porém, apesar desta queda pontual, a soma da inflação no período é positiva. No ano, o IPCA acumula alta de 4,39% e nos últimos 12 meses, de 8,73%.

É muito importante lembrar que quando falamos de investimentos precisamos olhar para frente (expectativas) e não apenas para o passado. Neste sentido, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central, o IPCA deverá fechar os próximos anos em patamares positivos e, inclusive, acima da meta central estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Portanto, destinar uma parcela dos investimentos à ativos atrelados à inflação continua fazendo muito sentido para garantir proteção no médio e longo prazo.

Devemos sempre manter uma carteira de investimentos diversificada e alinhada com os objetivos, reservando uma parcela dos investimentos atrelada à inflação para garantir proteção no médio e longo prazo.

Vantagens de investir em Ganho Real na Unicred

Na Unicred, o investidor conta ainda com outras vantagens ao aplicar no RDC Ganho Real, como o fato de não incorrer sobre o risco de mercado em caso de resgates antecipados. Ou seja, caso necessite do recurso antes do vencimentos, respeitado o período mínimo de carência, ele sempre levará o valor principal aplicado somado aos juros pelo tempo que permaneceu. Diferentemente do que ocorreria em um título público que em razão da marcação à mercado poderia sofrer um deságio na precificação de venda.

Outra enorme vantagem para o investidor em RDC Ganho Real é a acumulação de sobras, ou seja, quanto mais ele investe na Unicred, maior será sua participação nos resultados da cooperativa.

Se você já possui títulos ou fundos de investimentos atrelados ao IPCA e está com dúvidas sobre o que fazer, converse com seu gerente e realize uma consultoria de investimentos.

Não esqueça que a melhor receita para se obter bons retornos nos investimentos é: diversificação + manutenção + informação.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados