Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

No meio de tantas opções de investimentos, como diversificar?

Investimentos

Criado em 11 Mar 19

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Todos nós já percebemos na prática como o mercado financeiro é inconstante. Mas, o lado bom é que em toda mudanças surgem oportunidades para quem está atento.

Quando o assunto é investimento, o mercado financeiro oferece uma enxurrada de produtos, desde a poupança, CDBs, fundos de investimentos, previdência, títulos públicos, ações… são tantas as opções que podem deixar o investidor confuso mesmo.

Além disso, o investidor brasileiro, em geral, é muito acostumado a investir apenas em Renda Fixa, por conta do nosso histórico de juros altos.

Realmente, antes era possível manter a liquidez, boa rentabilidade e baixo risco. Mas agora que os juros estão menores o investidor vai ter que abrir mão de uma dessas três coisas se quiser ganhar mais.

A diversificação dos investimentos passou a ser uma grande aliada. Montando uma boa carteira é possível aproveitar todas as oportunidades do cenário econômico, minimizando os riscos e potencializando os ganhos.

No entanto, para que a estratégia funcione, precisamos evitar um erro bastante comum: Muitos investidores acreditam que diversificar é investir em várias instituições financeiras ao mesmo tempo, e acabam escolhendo modalidades com as mesmas características, que buscam o mesmo objetivo.

Por exemplo: CDBs, fundos de Renda Fixa, LCI, LCA, e até mesmo títulos públicos pós fixados à Selic. Todas estas estratégias seguem a mesma tendência da taxa de juros, elas andam para o mesmo lado.

Há uma falsa sensação de diversificação aqui. Fazendo isso ele está apenas se protegendo contra um possível risco de crédito, mas, a diversificação de fato se baseia em escolher ativos que tenham baixa correlação, ou seja, andem para lados opostos.

Desta forma, se determinado investimento tiver redução ou até perda de rentabilidade, a rentabilidade dos demais compensará e, ao longo do tempo, a média do rendimento do conjunto das aplicações tenderá a ser favorável.

Experimente incluir em sua carteira estratégias prefixadas, atreladas à inflação, e até mesmo à bolsa. Dependendo de seu perfil e objetivos, uma boa maneira de começar é através de um fundo Multimercado.

Converse com seu gerente.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados