Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Veja como aplicar dinheiro em investimentos

Investimentos

Criado em 07 Jan 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Veja como aplicar dinheiro em investimentos

Os brasileiros estão se mostrando cada vez mais interessados no universo dos investimentos. Mas, pelo fato de não termos a cultura de investir, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o tema, entre elas como aplicar dinheiro e quais as opções mais indicadas para cada perfil. 

Investir não é uma tarefa difícil, mas, para fazer aplicações boas, é preciso ter atenção a uma série de fatores. Com informações corretas, você terá sucesso ao iniciar no mundo dos investimentos. 

Para te ajudar, o Sua Saúde Financeira preparou um conteúdo com tudo aquilo que você precisa saber sobre como investir e por onde começar. Fique atento às informações e dicas a seguir e esteja preparado para aumentar seu patrimônio

Razões para fazer investimentos

Provavelmente, ao pensar em investimentos financeiros, você lembra daquela imagem clássica do Tio Patinhas mergulhando em suas moedas de ouro. É muito comum acreditar que aplicações financeiras servem, basicamente, para enriquecer.

Essa afirmação não é totalmente errada, mas é preciso levar em consideração outros pontos mais importantes. Em primeiro lugar, a aplicação financeira representa segurança em sua vida. 

Deixar o dinheiro parado na conta corrente ou em casa não é uma boa ideia pelo fato de ele perder poder de compra ao longo dos meses, afinal, não estará sendo corrigido pela inflação. Aplicando esse montante que você já tem poupado, ele terá rendimentos, garantindo o poder de compra e fazendo sua reserva crescer. 

Outro ponto que precisa estar muito claro na mente das pessoas que estão buscando investir: Diversos fatores impactam no quanto de rendimento você obterá. O tipo de aplicação, o nível de risco, o quanto e a periodicidade que você aplicará, tudo isso fará a diferença no resultado do seu investimento. 

Não espere ficar rico em poucos meses! A construção de uma carteira de investimentos leva um certo tempo e exige disciplina.  Aliás, desconfie de formas de aplicar dinheiro que prometem retornos extraordinários em um curto período de tempo.  

Como começar a aplicar dinheiro?

Com o básico esclarecido, chegamos à pergunta mais importante do tema: como investir. Os primeiros passos são: conhecer os principais tipos de investimentos e saber qual é o seu perfil de investidor

Tipos de investimentos

É preciso saber que existem investimentos de renda fixa e renda variável. A primeira oferece maiores previsões de rendimentos, pois a aplicação é atrelada a um índice já conhecido no momento da aplicação. Já a segunda tem rendimentos imprevisíveis, pois os preços oscilam de acordo com as expectativas do mercado, fatores econômicos e políticos.

Renda fixa

A renda fixa é uma boa opção para todos os perfis de investidores, a diferença estará na proporção desta estratégia em cada carteira de investimento. Investidores com menor tolerância ao risco (perfil conservador), tendem a priorizar este tipo de aplicação. 

Mas para todos os outros perfis, a renda fixa também é indicada para compor a reserva de emergência, sendo uma alternativa com maior liquidez e baixo risco.  Uma das opções mais conhecidas de renda fixa é o Tesouro Selic, um dos títulos públicos que acompanham a taxa de juros do país. 

Normalmente eles oferecem uma rentabilidade maior que a da poupança contando com a mesma segurança. E o melhor de tudo: você não precisa de muito dinheiro para começar a investir!  

Investir em renda fixa significa conhecer a regra da remuneração no momento do investimento, geralmente, é atrelado aos indicadores:

  • CDI;
  • IPCA;
  • Taxa Selic;
  • Taxa prefixada.

Nesse tipo de investimento, você vai aplicar dinheiro como uma espécie de empréstimo ao emissor do título. Os emissores podem ser: bancos, cooperativas, empresas privadas e o próprio governo. 

Renda variável

Ao pesquisar como aplicar dinheiro em renda variável, é comum encontrar a informação de que esse tipo de investimento oferece um risco maior ao investidor. Isso acontece porque, diferentemente da renda fixa, não tem como prever seus rendimentos no final de um período. 

No mercado financeiros, quanto  maiores os riscos aos quais o investidor se expõe, maior tende a ser o potencial de retorno no médio e longo prazo. Aqui listamos algumas opções em renda variável:

  • ações;
  • fundo de ações;
  • fundos de multimercado;
  • COE;
  • Contratos futuros;
  • ETFs;

Quero investir em renda variável, como aplicar meu dinheiro? 

Para saber como aplicar dinheiro com segurança, além de ter informações, uma dica é contar com a ajuda de especialistas. Dessa forma, você poderá aprender ainda mais para tomar decisões conscientes e ter tranquilidade em suas aplicações.

Na Unicred, você encontra opções de investimentosque atendem a todos os perfis, além de uma equipe especializada e altamente qualificada para te ajudar a aumentar o seu patrimônio. 

Acompanhe nossas publicações! 

Esse conteúdo te ajudou? Então, não deixe de conferir mais informações sobre o universo financeiro aqui, no nosso site. Nós damos todas as informações e dicas necessárias para você manter a sua saúde financeira em dia!  

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados