
O seguro é um serviço que oferece cobertura contra riscos em um determinado bem. Isso significa que você receberá uma indenização caso algo danifique o bem segurado. A apólice para os veículos cobre danos que vão desde acidentes leves até mais sérios, por exemplo. Porém, como o seguro de vida funciona?
Embora seja um seguro que pode indenizar os beneficiários ao ser acionado, ele tem algumas particularidades, como o modo em que deve ser acionado, quando deve ser feito e quais são os benefícios.
O que é?
Ao ouvirem falar sobre o que é seguro de vida, algumas pessoas ainda têm dúvidas de como esse tipo de serviço opera. Afinal, no caso de apólices de bens, o segurado recebe um valor para reparar ou adquirir um artigo novo. Contudo, como isso funciona quando uma vida é assegurada?
O seguro de vida oferece uma garantia às pessoas que dependem do segurado no caso de morte ou invalidez. Por exemplo, uma pessoa contrata o seguro para garantir que a família tenha alguma forma de renda. Assim, na hora da contratação, o titular do seguro estipula um valor em dinheiro que os beneficiários poderão receber.
Como fazer?
É importante conhecer os trâmites de como fazer seguro de vida para tomar as melhores decisões. O segurado estabelece um valor que os beneficiários receberão. Esse valor leva em consideração o estilo de vida, a idade e as necessidades.
Uma vez com o valor definido, o segurado elenca os beneficiários do seguro. Podem ser cônjuge, filhos, pai, mãe, netos, sobrinhos ou quem mais depende dele. Então, o segurado pagará um valor mensal ou anual para ter direito ao seguro.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do seguro de vida dependem do que a seguradora e o plano oferecem. Há os casos que cobrem somente a morte do titular. Em outros, a cobertura se estende à invalidez permanente. Isso acontece quando um acidente deixa o titular incapacitado de exercer as atividades.
O que é o sinistro do seguro de vida? De forma geral, o sinistro é a ocorrência coberta pelo seguro. Neste caso, significa a morte ou a invalidez, mas há outras situações. Há seguradoras que cobrem doenças graves, despesas hospitalares e invalidez parcial.
Ao pesquisar sobre como o seguro de vida funciona, é importante analisar os sinistros inclusos. Dependendo da quantidade de sinistros previstos, o valor do seguro fica mais caro. Por outro lado, se o titular pratica atividades arriscadas, por exemplo, vale a pena.
Importância do seguro
O seguro de vida é importante porque garante que os familiares e demais beneficiários não sejam prejudicados na falta do titular. Em caso de morte, os beneficiários acionam a seguradora para receber o valor do seguro. No entanto, se o titular ficar incapacitado, ele mesmo pode fazer isso.
Falamos de valores e situações, mas quanto custa um seguro de vida? Há pouco, explicamos que isso leva em consideração alguns fatores, como idade e perfil do segurado. A seguradora também considera a cidade onde o segurado mora. Se ele exercer alguma atividade profissional de risco, isso entra no cálculo.
Quais são os tipos de seguro?
Além de saber como o seguro de vida funciona, é importante lembrar que há vários tipos, sendo que o mais comum é o individual. Ele beneficia apenas uma pessoa, que elenca vários beneficiários, como já mencionamos anteriormente. Veja outros tipos de seguros, que variam entre as seguradoras, abaixo.
Seguro de vida familiar
É quando o seguro cobre todos os membros da família. Ou seja, ele não deve ser acionado somente na falta do titular. Se acontecer algo com o cônjuge ou os filhos, os demais membros da família recebem o valor do seguro.
Seguro de vida em grupo
Esta modalidade é oferecida pelas empresas aos funcionários. Ela funciona de forma muito semelhante ao seguro individual, porém o colaborador é coberto por um seguro contra morte e invalidez causados por acidente de trabalho.
Seguro de vida resgatável
Esta é uma modalidade mais recente. Neste caso, o segurado determina quantos anos pagará as parcelas do seguro. Depois desse prazo, ele pode escolher se quer resgatar o valor aplicado ou continuar com o seguro. Em linhas gerais, ele se assemelha aos planos de previdência privada.
Precisa declarar no Imposto de Renda?
O valor do seguro recebido em caso de morte ou invalidez deve ser declarado no Imposto de Renda. Isso acontece porque é necessário declarar a origem desse recurso, lembrando que não há cobrança do imposto.
Conheça mais sobre seguros
Agora que você sabe como seguro de vida funciona, não deixe de acessar nossos conteúdos. O canal de educação financeira Unicred aborda sobre investimentos, consórcios, planejamento financeiro, entre outros assuntos. Dessa forma, você tem mais informações sobre como diversificar suas aplicações.
Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos