Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

O que é cartão virtual e como funciona?

Soluções Unicred

Criado em 12 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

O que é cartão virtual e como funciona?

Algumas instituições financeiras oferecem um cartão virtual, além do físico. Ele serve como meio de pagamento na modalidade crédito e vem se tornando cada vez mais comum. Mas, afinal, o que é cartão virtual?

No quesito informações do cliente, ele é igual ao cartão físico. Ele vem com o nome, a numeração (diferente da versão física) e o código de segurança. A diferença é que ele fica disponível somente no celular.

Ter um cartão virtual é fácil?

Antes de mais nada, veja se a sua instituição financeira oferece esta opção. Se sim, como fazer cartão virtual? Os caminhos podem ser diferentes, dependendo da instituição, mas, geralmente, seguem a sequência: na opção “cartões” do aplicativo, deve haver algum campo com a informação “cartão virtual”.

Ao selecioná-la, será gerado o seu cartão, com as características das quais falamos anteriormente. Os dados ficam no aplicativo do celular e são fáceis de serem usados. Então, como funciona o cartão virtual? Ele pode ser usado em compras virtuais ou físicas (caso você o tenha em uma carteira virtual no seu smartphone), com as mesmas funcionalidades da versão física.

Para pagar com cartão virtual (uma compra feita pela internet, por exemplo), você usa os números do cartão do aplicativo. Se a compra for realizada pelo celular, é ainda mais fácil. Geralmente, a numeração pode ser copiada com um simples toque na tela e colada no formulário da loja.

Diferenças entre a utilização do cartão físico e do cartão virtual

Ao aprender o que é cartão virtual, você descobre que esta é a melhor forma de pagamento para compras on-line. Há instituições financeiras que fazem cartões com numeração temporária, usados em uma quantidade limitada de compras. Isso evita fraudes no caso de cópia dos dados do cartão, por exemplo.

Então, como usar o cartão virtual? Quando estiver fazendo uma compra on-line, na hora de realizar o pagamento com o cartão de crédito, vá ao aplicativo da instituição financeira. Depois, na opção “cartão virtual”, copie e cole a numeração no formulário de compra. Isso também vale para o código de segurança (conhecido como CVV).

É possível fazer compras físicas com cartão virtual?

Há situações em que você quer comprar algum item, mas não está com o cartão físico. Nesses casos, você sabe como passar o cartão virtual na maquininha? Primeiro, é importante saber se a instituição financeira permite essa opção. Se sim, você também precisa cadastrar a versão física. 

Na hora de proceder com o pagamento, você precisa aproximar o celular da maquininha de cartão para concluir a compra. Porém, é importante salientar que alguns tipos de compras ainda exigem o cartão físico para concluir o processo.

Segurança do cartão virtual

Como esta opção apareceu recentemente na rotina bancária dos brasileiros, é natural ter dúvidas sobre como utilizá-la. Afinal, o cartão virtual é seguro? Ele tem mais fatores de segurança que o físico. Falamos de um deles aqui: a mudança de numeração. 

Você pode escolher entre usar cada número em uma única compra ou em uma quantidade limitada. Quando esse limite se esgota, a numeração é apagada e outra é registrada, mas os pagamentos das compras anteriores se mantêm. Por outro lado, mantenha os gastos sob controle, para deixar sua vida financeira em dia.

No caso de roubo de celular, as instituições financeiras têm mecanismos para bloquear o uso do aplicativo. Elas podem até desconectar os cartões vinculados à conta. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com a empresa quanto antes para evitar o uso indevido do cartão.

De olho nas compras

Agora que você entende o que é cartão virtual, sabe que o uso é igual ao físico. Ele facilita as compras on-line e é mais seguro. Porém, é importante ficar de olho nos gastos. Afinal, com um meio de pagamento mais fácil de ser usado, você pode se sentir mais estimulado a comprar. 

Uma dica para não comprometer os gastos com cartão virtual é analisar a importância da compra. Praticar o consumo consciente faz bem não somente para a vida financeira, mas para o meio ambiente também. Veja quanto custa cada item e se tudo está dentro do seu orçamento.

Cuidado com o uso do cartão virtual

No quesito compras, o cartão virtual tem a mesma função do cartão de crédito físico. Ou seja: você realiza a compra agora e paga por ela no próximo mês. Procure acessar o aplicativo da instituição financeira para acompanhar os gastos mensais. Isso evita surpresas, como o valor alto da fatura.

Esse é um dos primeiros passos para entender o que é cartão virtual e organizar as finanças. Faça uma lista com ganhos e gastos, incluindo os do cartão. Um detalhe importante é anotar as compras parceladas. Esse será um gasto fixo por alguns meses, e isso deve ser considerado. Assim, você tem um controle melhor.

Veja outras dicas sobre como organizar sua vida financeira

Continue navegando e leia mais conteúdos sobre investimentos, câmbio de moedas, seguros e consórcios, por exemplo. Também há textos sobre previdência privada, reserva de emergência e educação financeira para seus filhos. Aproveite!

Agora que você sabe o que é cartão virtual, continue conosco e veja outros textos relacionados ao mundo das finanças. Diferentemente do que a maioria imagina, esse é um assunto que faz parte de nossas vidas e nem sempre percebemos.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados