Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Vai viajar? Entenda sobre câmbio de moedas!

Soluções Unicred

Criado em 29 Nov 21

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Vai viajar? Entenda sobre câmbio de moedas!

Vai viajar ou está estudando a compra de um produto importado? Então, você precisa entender muito bem o que é e como funciona o câmbio de moedas. Porém, não se preocupe, porque, apesar de parecer complicada, é uma operação muito comum e simples de aplicar. 

Para ajudar com essa questão, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando os principais pontos e dando algumas dicas muito úteis. Então, confira o conteúdo a seguir e garanta sua viagem (ou compra) tranquila, sem surpresas desagradáveis!

O que é câmbio de moedas

Uma das notícias frequentes nos jornais é a variação do dólar, ou o aumento do valor da libra. Apesar de, muitas vezes, essas informações parecerem sem importância no dia a dia, elas são de grande interesse para quem está prestes a fazer uma viagem internacional ou alguma compra de um produto importado. 

O câmbio de moedas nada mais é que a troca de moedas de diferentes países. Isso pode acontecer por compra ou venda, por meio de transferências internacionais ou com a ajuda de casas de câmbio. 

A taxa de câmbio também é muito utilizada como referência para alguns investimentos financeiros, por isso é importante entender a cotação de moedas

Cada moeda tem valor próprio, assim como qualquer produto disponível para venda. Então, no momento de converter dinheiro — seja para comprar a moeda de outro país, seja para saber o preço de algum produto vendido em outro país —, é preciso conhecer o valor da moeda em questão.  

Como funciona o câmbio

O mercado de câmbio acontece entre os clientes (interessados em trocar as moedas por meio de compras) e os agentes (como casas de câmbio, por exemplo). É importante frisar que esses agentes devem ser devidamente autorizados pelo Banco Central do Brasil para esse tipo de transação financeira. 

Entre as instituições autorizadas pelo BCB a realizar operações de câmbio, estão os bancos múltiplos e de investimentos, corretoras de câmbio, corretoras e distribuidoras de títulos e valores imobiliários, entre outras.

Para ver a lista completa, acesse a página oficial do BCB.     

Sendo assim, aquela compra internacional que você fez no seu cartão de crédito também é considerada um câmbio de moedas — ou uma prática do mercado de câmbio de converter moedas por transações financeiras. 

Modalidades de câmbio

O câmbio de moedas é a compra do “dinheiro” de outro país, certo? Contudo, assim como outros produtos, a moeda pode ter alterações de valores pela cobrança de impostos e afins. Por isso, é importante saber que existem duas modalidades: a comercial e a de turismo.

Comercial

Nas negociações entre países, como importação e exportação de produtos, utiliza-se o câmbio comercial. Ele só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras autorizadas pelo BCB que normalmente movimentam grandes quantias. 

Turismo

A modalidade turismo é aplicada para pessoas físicas que pretendem viajar para o exterior. Por ter cobrança de impostos e um volume menor de valores envolvidos na negociação, essa taxa de câmbio costuma ser um pouco mais cara que a comercial.  

Paralelo

Se alguém oferecer câmbio paralelo, fuja! Na verdade, esse tipo de operação é considerada ilegal, onde doleiros não autorizados pelo BCB negociam moedas em espécie. Este tipo de atividade pode estar relacionada a crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.  

As diferentes operações de câmbio

Mesmo sendo basicamente uma “troca de dinheiro”, o câmbio de moedas pode ocorrer de diversas maneiras e com diferentes fins: desde passeios turísticos e compras, até importação e exportação de produtos, fomentando os negócios internacionais. 

Turismo

Esse é um dos mais comuns e, com certeza, você já ouviu falar nesse tipo de câmbio de moedas. O mercado de câmbio para turismo é quando o viajante troca a moeda do país de origem por aquela do país que vai visitar. 

Nessa troca, é possível tanto receber o dinheiro em espécie quanto depósitos em cartões pré-pagos. Para esses fins, também é possível encontrar facilmente um conversor de moedas. Assim, você sabe quanto custa comprar determinada quantidade de dinheiro. Vale lembrar que a cotação considerada é de turismo.

Remessas pessoais

Por meio do mercado de câmbio de moedas, também é possível realizar remessas pessoais, desde compras realizadas em sites de outros países até o envio de dinheiro para algum conhecido que está no exterior. 

Importação e exportação

Esse tipo de mercado de câmbio de moedas é muito comum em relações internacionais. Nele, os países negociam as vendas e as compras dos produtos de outras regiões e, com isso, é necessário realizar os cálculos para o pagamento das mercadorias. Neste caso, o câmbio utilizado como base é o comercial.

Confira mais conteúdos como este!

Gostou de saber mais sobre o câmbio de moedas? Então, confira outros conteúdos como este aqui no Sua Saúde Financeira e mantenha-se informado sobre o mercado financeiro. 

Assim, além de manter suas contas em dia, você fica mais tranquilo e seguro para realizar seus sonhos. Para ajudar, confira o nosso guia de planejamento financeiro, clicando aqui.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados