Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Como organizar o orçamento sem ter rendimentos fixos?

Economia

Criado em 07 Mai 19

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Se para quem recebe um salário fixo manter o planejamento financeiro não é tarefa fácil, para aqueles que trabalham como freelancer, profissional liberal ou autônomo, pode ser ainda mais desafiador.

Ter uma remuneração variável pode dificultar o controle, uma vez que você não sabe exatamente o quanto vai receber de um mês para o outro. No entanto, tomando alguns cuidados, é possível sim manter o orçamento organizado.

E aqui vão algumas dicas:

Separe as movimentações profissionais das pessoais: Não misturar receitas e despesas é o primeiro passo para uma boa organização. Se você possui uma empresa, é necessário saber exatamente quais despesas decorrem da administração do seu negócio e quais são particulares.

 

Analise seu fluxo de caixa mensal e conheça os períodos de sazonalidade em seus rendimentos: Provavelmente existem épocas do ano em que há mais trabalho e em outras, menos.
Por isso, além de um orçamento mensal, é importante também organizar um planejamento anual. Assim, você terá uma visão mais ampla sobre os períodos mais rentáveis – quando você deve poupar – e em quais momentos será necessário fazer uso dessas economias.

 

Adapte a regra 50-15-35: Esta regra pode ser muito útil. A ideia é destinar 50% da renda para os gastos fixos, aqueles que são essenciais. Outros 15% da renda devem ir para investimentos ou para quitar dívidas – se houverem; E os 35% restantes devem servir para manter o seu estilo de vida (aquelas despesas que te geram bem-estar e cabem no seu bolso).
Afinal, se você já cuidou dos seus gastos essenciais e das suas prioridades financeiras é importante aproveitar a vida com o que te dá prazer.
No entanto, nos meses mais prósperos o ideal é equilibrar esta balança economizando mais de 15%, e controlando o limite com diversão.

 

Por fim, tenha sempre uma reserva com alta liquidez: Se para quem tem rendimento fixo esta reserva é importante, para aqueles com rendimento variável é ainda mais. Para isto, escolha aplicações que permitam resgates imediatos para emergências ou mesmo para cobrir aqueles meses mais fracos.

Gostou das dicas? Então assista também -> Como organizar a vida financeira de maneira simples?

Abraços e bons negócios.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados