Artigos

Consumo Consciente: Que tal adotá-lo na sua rotina?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

E já que estamos em tempos de Black Friday, trouxemos para vocês algumas dicas sobre consumo consciente! É de suma importância saber fazer as compras de final do ano com discernimento do que realmente é necessário.

Um celular que acabou de ser lançado, a troca do carro ou uma nova mobília para a casa. Estamos sempre atualizando nossos planos e anseios, e normalmente isso envolve custos. O consumo consciente significa fazer boas escolhas tanto na hora de comprar como na hora de se desfazer daquilo que não nos serve mais. Dessa forma, além de otimizar o seu orçamento, você abre portas para os cuidados com o meio ambiente. 

Listamos algumas dicas para mudar sua rotina: 

Analise a real necessidade: Quem nunca comprou algo que não usou?  Compras por impulso ou sem propósito representam desperdícios no orçamento. Fique atento. 

Reutilize! Invista na ideia de reutilizar o que você já tem. Por exemplo, reforme um móvel antigo ou use a criatividade para repaginar uma peça do guarda-roupas.   Atitudes simples como estas podem dar um toque de autenticidade e gerar economia. 

Exclua a possibilidade de adquirir produtos ilegais: A partir do momento que você adquire um produto pirateado, o comércio ilegal é fortalecido. Por mais que o valor possa ser atrativo, não financie este tipo de atividade. Prefira comprar em locais seguros. 

Perceba os impactos causados pelo seu consumo: Certamente você já parou para analisar a quantidade de lixo produzido só na sua casa, agora imagine em toda a sua cidade. Para melhorar este problema, procure descartar corretamente seu lixo como: eletrônicos usados, os recicláveis e os orgânicos. Pratique a doação frequente em sua vida, a cada roupa nova comprada doe uma antiga.  

Por fim, divulgue a ideia do consumo consciente: Não pense que uma pessoa sozinha não pode fazer diferença no mundo.  Se você fizer a sua parte e mostrar para os outros como é simples certamente vai inspirar muitas pessoas. 

E você, o que faz para ter um consumo consciente? Que tal começar em prática agora?

 

Conte para a gente nos comentários. Até a próxima! 

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X