Vídeos

Cooperativas ou Bancos?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

Banco ou cooperativa? Escolha o melhor para você! 

 

Com certeza em algum momento da vida você se viu na necessidade de escolher uma instituição financeira para realizar suas movimentações, certo?

Inicialmente, você pode ter escolhido a instituição financeira no qual seu emprego tem vínculo, e onde receberia seu salário. Mas, depois de certo tempo, soube que poderia fazer portabilidade do seu salário e começou a procurar a melhor opção para suas necessidades e estilo de vida.

Os bancos e as cooperativas são instituições financeiras, com produtos bem semelhantes ao consumidor, porém a principal diferença é que a cooperativa é uma instituição sem fins lucrativos e cada cooperado é o dono do negócio. Isso significa que ao se tornar sócio você passa a ter o direito de participar dos resultados anualmente, recebendo a famosa distribuição de sobras. Então, se a cooperativa cresce, você também ganha.  

Mas o que são essas sobras?

As sobras são milhões de reais que anualmente as cooperativas reinvestem na sociedade devolvendo a cada um de seus cooperados o volume proporcional às suas movimentações financeiras.

Além disso, pelo fato de a cooperativa não ter fins lucrativos, as recomendações feitas pelos profissionais não têm viés comercial. O objetivo é dar orientações claras e transparentes para que o próprio cooperado tome suas decisões com consciência.

Já pensou poder confiar na sua instituição financeira sabendo que terá acesso ao que é melhor para você?

É importante também saber que existe um processo democrático dentro da instituição. São realizadas assembleias para prestação de contas e todas as decisões de negócio acontecem por meio de votações que você pode e deve participar. 

Já ouviu a expressão “juntos somos mais fortes?”. No cooperativismo, esta frase é levada a sério! Quando um grupo de pessoas se reúne para criar um patrimônio e um capital conjunto, sempre em busca do alcance dos interesses comuns dos cooperados, tudo fica mais fácil — inclusive a aquisição de crédito a juros baixos.

E quais os serviços financeiros disponíveis em uma cooperativa?

São os mesmos que você poderia acessar nos bancos, há inúmeras soluções como: cartões, empréstimos, consultorias, crédito e um amplo portfólio de produtos de investimentos. 

Em termos de segurança, as cooperativas possuem os mesmos benefícios de proteção aos investidores que outra instituição financeira, através do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.  

Por fim, uma outra grande diferença é o engajamento para o bem comum. As cooperativas cumprem um papel social com ações educativas, culturais e socioambientais que acontecem em prol da coletividade, buscando promover o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, cooperados e toda a sociedade onde estão inseridas. 

Seja um cooperado você também! Associe-se!

Para mais dicas, fique de olho no Sua Saúde Financeira e nas nossas redes sociais.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X