Vídeos

O que é Capital de Giro e como usar no seu negócio?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

A sua empresa tem uma quantia de dinheiro reservada para o funcionamento? Vem saber o que é Capital de Giro! 

O capital de giro nada mais é do que a diferença entre o dinheiro disponível em caixa e as despesas que a empresa precisa pagar no curto prazo, ou seja, é o dinheiro necessário para fazer a empresa girar. 

Nem sempre o prazo de recebimento das vendas será no mesmo tempo em que ela precisará pagar seus fornecedores. Normalmente existe um descasamento aqui, e é exatamente para cobrir este período que o capital de giro é tão importante.  

Manter um bom capital de giro pode te ajudar a gerenciar melhor o seu negócio, aproveitando oportunidades para inovar, renovar o estoque ou mesmo absorver uma despesa extra não prevista.  

Você também poderá atrair mais clientes que preferem pagar a prazo. Ou negociar compras maiores com os fornecedores para diminuir o custo e, consequentemente, melhorar o seu lucro. 

Agora, vamos explicar como calcular o seu capital de giro e utilizá-lo a seu favor:

Para saber o valor necessário para o seu capital de giro é muito importante ter o controle sobre o fluxo de caixa.  

A conta é simples: some o que você tem para receber no mês com a reserva de dinheiro que você já possui em caixa e aplicações financeiras disponíveis. Isso é o que chamamos de ativo circulante.

Do outro lado, você deve elencar as contas que precisa pagar no curto prazo como salários, aluguéis, fornecedores, matéria-prima e outros custos fixos e variáveis. Isso é o que chamamos de passivo circulante. 

A diferença é o seu capital de giro.  

O resultado positivo é um indicador de boa saúde financeira da empresa e significa que o seu negócio tem condições de manter ativo sem precisar recorrer a operações de crédito.  

Agora, se o resultado da sua conta foi negativo, é preciso atenção para revisar os custos e ter um melhor casamento entre as entradas e saídas. 

Se você não tiver capital de giro suficiente e precisar de recurso extra, vale a pena recorrer a uma operação de crédito buscando sempre as melhores condições de taxas.

Pesquise, avalie e use o crédito com responsabilidade. 

 

Planejamento, organização e controle são essenciais ao empreendedor que quer ter suas contas em dia.

Até a proxima! Acesse nosso link no youtube: http://https://www.youtube.com/watch?v=4L7jYv2_Ne0

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X