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Perguntas Frequentes
A UNICRED DO BRASIL tem por objetivos representar o Sistema junto a órgãos oficiais e financeiros, de cooperativismo nacional e internacional e governamentais. Implementar e garantir a manutenção da padronização do Sistema e a realização de promoções e participações em eventos. Promover a integração e suprimento de informações estratégicas e negociais para as UNICREDs, além de assessorar e defender as UNICREDs em assuntos jurídicos, contábeis e fiscais. As UNICREDs CENTRAIS objetivam implementar, selecionar e treinar pessoal, oferecendo assessoria de negócios, de marketing, normativa, técnica e operacional, além de diagnosticar e avaliar o mercado. As UNICREDs SINGULARES, por sua vez, objetivam atrair e incentivar os cooperados a participarem das atividades das UNICREDs, oferecendo produtos e serviços com qualidade, satisfazendo suas necessidades econômicas e sociais.
Na Unicred, há dois processos distintos: o encerramento da conta corrente ou o cancelamento da matrícula e da conta corrente como cooperado. Se optar apenas pelo encerramento da conta corrente, sua matrícula continuará ativa, assim como sua Cota Capital integralizada. Ou seja, você ainda permanecerá como cooperado. Já se desejar cancelar a matrícula e a conta corrente, será realizada sua demissão da cooperativa. Nesse caso, a devolução da Cota Capital será negociada entre a agência e o cooperado, seguindo as definições do estatuto. Geralmente, mas não exclusivamente, a devolução ocorre por pagamento imediato ou após a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do ano seguinte, sempre respeitando o estatuto da cooperativa. Após a conclusão do processo, sua matrícula passará a constar como "Demitido", caso essa seja sua escolha. Para iniciar o processo, basta fazer a solicitação na sua agência da Unicred. Seu gerente encaminhará a documentação necessária para assinatura e realizará o cancelamento de produtos e serviços vinculados. Se tiver dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento: https://www.unicred.com.br/atendimento/rede-de-relacionamento.
A Assembleia Geral é o órgão máximo de decisão da cooperativa, e pode tomar qualquer decisão que não contrarie a lei e o estatuto, através do voto. O Conselho de Administração é composto por conselheiros efetivos eleitos em Assembleia Geral. Qualquer cooperado pode fazer parte do Conselho de Administração, desde que atenda aos pré-requisitos estabelecidos no Estatuto Social e seja eleito por seus pares em Assembleia Geral. A Diretoria Executiva é eleita Conselho de Administração, sendo composta por, no mínimo 2 e no máximo 3 Diretores. O Conselho Fiscal é composto por conselheiros eleitos em Assembleia Geral, sendo efetivos e suplentes. O Conselho Fiscal é quem fiscaliza as ações do Conselho de Administração.
O associado responde subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela cooperativa perante terceiros, até o limite do valor das cotas-partes do capital que subscreveu.
A cooperativa é uma instituição financeira, e está sujeita às diretrizes e normas elaboradas pelo Banco Central do Brasil, sendo realizada fiscalizações e auditorias. Deverá também atender os dispositivos estabelecidos em regimento interno, editado pelas Centrais.
A maior garantia é a honorabilidade de seu Quadro Social e Diretoria, além de pertencer a um sistema sólido com mais de 276 mil cooperados, 422 Unidades de Negócio. Além disso, há o FUNDO GARANTIDOR DE DEPÓSITOS que garante o valor de até R$250.000,00 por CPF.
Pessoas físicas ou jurídicas podem fazer parte da Unicred, desde que os requisitos de associação de cada Cooperativa sejam preenchidos. Para se tornar cooperado, consulte as condições estatutárias da Cooperativa de sua região.
PESSOA FÍSICA: Médicos, Veterinários, Cirurgiões dentistas, Biólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Profissionais de Educação Física, Empresários, Farmacêuticos, Psicólogos, Terapeutas ocupacionais, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Assistentes sociais, Profissionais de carreiras jurídicas, Livre admissão*
PESSOA JURÍDICA: Cooperativas de trabalho médico, Hospitais, Laboratórios, Clínicas, Empresas de todos os ramos*
* Em casos especiais, consulte o regulamento da Cooperativa mais próxima.
O capital de sua Cooperativa é formado com o dinheiro de todos os cooperados. O cooperado integraliza cotas de capital, em uma conta em seu nome que é considerada no momento da distribuição das sobras anuais da cooperativa. A soma dessas contribuições constitui o montante de recursos que a cooperativa dispõe para emprestar para os cooperados. Desta forma, o seu capital tem rentabilidade, pois é emprestado com retorno de juros.
Na Unicred o cooperado não é só um cliente especial, é DONO. Além de tudo que um banco tradicional oferece, você conta com benefícios adicionais:
ECONOMIA: Isenção ou redução de taxas, tarifas e até impostos. Maior RENTABILIDADE nas aplicações.
Menores juros em empréstimos criados exclusivamente para o seu perfil. SEGURANÇA E CREDIBILIDADE de uma instituição que está em 33º lugar em patrimônio líquido no ranking nacional do Banco Central do Brasil, superando grandes instituições.
E principalmente, PARTICIPAÇÃO NAS SOBRAS no final do ano e ATENDIMENTO PERSONALIZADO como dono da sua cooperativa, com uma diretoria eleita entre os seus próprios colegas.
Por não ter fins lucrativos, as cooperativas de crédito praticam taxas mais atrativas do que as praticadas no mercado. Além disso, tarifas e taxas são reduzidas ou inexistentes em relação ao que praticam os bancos, isentando o cooperado até mesmo de impostos. O atendimento personalizado é o grande diferencial da cooperativa, assim como a distribuição de sobras ao final de cada ano entre os cooperados. Na cooperativa de crédito, o cooperado tem direito a um voto, diferente das outras sociedades, onde quem manda é o capital. O maior objetivo das cooperativas é atender às expectativas dos cooperados, por isso os produtos e serviços são adequados às suas necessidades e perfis.
Todo cooperado pode fazer financiamentos e empréstimos na cooperativa. O cooperado preenche a proposta de empréstimo, solicitando o valor que ele precisa. A cooperativa passa as propostas de empréstimos e/ou de financiamentos para uma análise da Diretoria, que levará em consideração, entre outros, a capacidade de pagamento do associado, a necessidade do empréstimo e o volume de solicitações em relação aos recursos disponíveis na cooperativa para esse fim.
Nossos serviços são oferecidos somente para os cooperados. Se você ainda não é um associado, procure uma agência da Unicred ou realize o processo de associação pelo app Unicred Mobile.
Se você é um cooperado, pode solicitar o crédito pessoal através do aplicativo Unicred Mobile*.
Caso não tenha um limite pré-aprovado, procure uma agência da Unicred e tenha uma consultoria personalizada através do contato com um dos nossos Gerentes de Relacionamento.
*Sujeito a análise e aprovação dos limites pré-aprovados.
Seja para resolver situações imediatas de fluxo de caixa através de um capital de giro ou investimentos e modernização de máquinas e equipamentos, procure uma agência Unicred mais conveniente e tenha uma consultoria personalizada através do contato com um de nossos Gerentes de Relacionamento.
As linhas de crédito disponíveis são Capital de Giro, Crédito Pessoal, Financiamento de Equipamentos, Desconto de Duplicatas, Financiamento de Veículos, Crédito Home Equity, Cheque Especial, Crédito Casa Própria, Financiamento Imobiliário - SFI, Crédito Construção e Reforma, Desconto de Cheques, Crédito Investidor, Crédito Estudantil, Crédito Pessoal Consignado, Desconto de Recebíveis Cartão, Crédito Empreendimento e Conta Garantida.
Todas as solicitações de empréstimos passam por critérios definidos através de uma política de crédito, procure a agência Unicred mais próxima e converse com um dos nossos Gerentes de Relacionamento.
Não são solicitados pagamentos adicionais ou tarifas antecipadas para a liberação de empréstimo. A Unicred também não pede senhas ou dados financeiros. Sempre que houver qualquer um desses sinais, entre imediatamente em contato através dos telefones e canais oficiais da Unicred disponíveis aqui no site.
As linhas de crédito disponíveis são Capital de Giro, Financiamento de Equipamentos, Financiamento de Veículos, Crédito Casa Ideal, Crédito Construção e Reforma, Desconto de Duplicatas, Desconto de Cheques, Desconto Recebíveis Cartão, Crédito Empreendimento, Cheque Especial e Conta Garantida.
A Unicred oferece linhas de crédito para atender às suas necessidades financeiras. Dentro destas linhas, os empréstimos são uma categoria específica. Alguns exemplos são o empréstimo pessoal e o empréstimo para capital de giro.
Investindo no RDC, você garante rentabilidade atraente e potencial retorno adicional por sobras.
- Você recebe uma lista personalizada com as opções de investimentos mais assertivas para seus objetivos, facilitando sua decisão final e os bons resultados financeiros.
- Nossa consultoria é transparente, sem viés comercial e exclusiva para o cooperado. Você conta com atendimento personalizado para que os produtos oferecidos estejam alinhados ao seu perfil de risco e seus objetivos.
- A Unicred oferece diversas opções de investimento, desde as mais conservadoras às mais arrojadas para atender seus objetivos de curto, médio ou longo prazo.
- A Unicred é a primeira instituição financeira cooperativa do país a oferecer uma plataforma de investimentos aberta, em parceria com a BTG Pactual, com isso você pode fazer aplicações e consultas de forma totalmente online.
A Unicred oferece uma consultoria de investimentos transparente e sem viés comercial. Nossos especialistas podem ajudar você a identificar o seu perfil de investidor e montar uma carteira de ativos diversificada e rentável. Procure seu gerente da Unicred.
Assim como na cooperativa, os fundos de investimento reúnem recursos de diversas pessoas com o mesmo propósito, que serão aplicados em conjunto no mercado financeiro e de capitais. Desta forma, a rentabilidade será dividida entre os cotistas de forma proporcional a quantidade de cotas de cada um.
Similar a cota capital que você investe ao ser um cooperado da Unicred, participando dos resultados da sua cooperativa ao aplicar nos fundos de investimento com a Unicred, você recebe a rentabilidade dos seus investimentos e ainda contribui para os resultados da sua instituição.
Dentro dos fundos de investimento, há diferentes opções para investir e diversificar a sua carteira de investimentos, tais como: fundo de renda fixa, fundo de ações, fundo cambial e fundo multimercado.
A Renda Fixa é o investimento que tem mais previsibilidade de resultados. Nas aplicações com taxa pré-fixadas você conhece o retorno no momento da contratação, diferentemente da taxa pós-fixada que flutua de acordo com o comportamento da taxa de referência até o resgate/vencimento.
Já a Renda Variável possui menos previsibilidade para o investidor, uma vez que os preços das ações das empresas negociadas em bolsa oscilam de acordo com diversos fatores, sejam eles macroeconômicos ou específicos como regulação setorial, gestão da empresa, mercado em que ela atua dentre outros.
No Open Finance, os clientes das instituições participantes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, podem compartilhar seus dados e aproveitar os benefícios. Como cooperado Unicred, você também pode participar do Open Finance e desfrutar de suas vantagens. Somente você pode autorizar o compartilhamento dos seus dados. As instituições financeiras ou de pagamento não podem transmitir seus dados pessoais a terceiros sem o seu consentimento. Você tem o controle total sobre quando e como seus dados são compartilhados, garantindo sua privacidade e segurança no processo.
Não será cobrado nenhum valor do cooperado pelo compartilhamento dos seus dados.
Sim, os dados compartilhados são criptografados, garantindo o sigilo e a segurança seguindo as normas definidas através do Banco Central.
Você poderá compartilhar os seus dados entre as instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições participantes do Open Finance autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
Para trazer os dados de outros bancos para a Unicred, você precisa seguir os seguintes passos:
1. Entre no aplicativo do Unicred Mobile e acesse o menu Open Finance.
2. Vá em "Solicitar compartilhamento" e escolha a instituição na qual deseja trazer seus dados.
3. Em seguida, você será redirecionado para que possa confirmar sua identidade e autorizar o compartilhamento.
4. No último passo, você será redirecionado de volta ao app da Unicred para receber uma confirmação de que o compartilhamento foi realizado.
5. Pronto! Agora você pode gerenciar seus compartilhamentos pelo menu Open Finance no app Unicred Mobile.
Caso ainda tenha dúvidas, assista o nosso vídeo com o passo-a-passo de como fazer.
No Open Finance, atualmente você pode compartilhar os seguintes tipos de dados:
• Dados da sua conta, como saldos, limites e movimentações.
• Informações de cadastro atualizadas, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone e endereço.
• Detalhes dos seus cartões de crédito, como limites e transações.
• Informações sobre operações de crédito, como valores, prazos, prestações e pagamentos.
Essas informações nos ajudam a compreender melhor o seu histórico em outras instituições e o seu perfil de consumo, permitindo que possamos oferecer soluções e ofertas mais para você. Priorizamos a segurança e a privacidade dos seus dados, garantindo que sejam compartilhados somente com o seu consentimento.
Ao receber uma solicitação de compartilhamento de dados ou pagamento, verifique se foi você quem iniciou o processo. Caso você compartilhe uma conta conjunta com outras pessoas, verifique se algum dos outros administradores da conta realizou a solicitação. Somente confirme a solicitação se tiver certeza de sua origem e intenção. Priorizamos a segurança e a proteção dos seus dados, por isso é importante estar atento a essas solicitações para garantir a melhor experiência possível.
Sim, no menu Open Finance em "Meus compartilhamentos", você poderá alterar os dados compartilhados ou o período do seu compartilhamento. No final do processo, você será redirecionado a outra instituição para confirmar a alteração.
O Open Finance já está acontecendo e você já pode compartilhar os seus dados. Entre no menu Open Finance no app Unicred Mobile para fazer um novo compartilhamento.
No Open Finance, você tem total controle sobre o compartilhamento dos seus dados. Se em algum momento você quiser cancelar o compartilhamento, é simples e fácil. Basta seguir estes passos:
1. Abra o app Unicred Mobile e acesse o menu Open Finance.
2. Dentro do menu, selecione a opção "Meus Compartilhamentos".
3. Em seguida, escolha o compartilhamento que você deseja cancelar.
4. Por fim, clique no botão "Encerrar Compartilhamento".
Com essas etapas rápidas, você pode cancelar o compartilhamento dos seus dados a qualquer momento. Na Unicred, você está no controle.
O Único é o Programa de Fidelidade da Unicred, disponível para todos os cooperados associados ao Sistema Unicred, titulares Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Nele os participantes podem utilizar os pontos acumulados para resgatar produtos, serviços e experiências.
É uma moeda digital do programa Único. Os pontos podem ser acumulados com a utilização de produtos e serviços da Unicred e consumidos em resgates no Marketplace Único.
Pontos + cartão Unicred Visa.
Os titulares de cartões Unicred Visa Infinite, Unicred Visa Platinum, Unicred Visa Gold, Unicred Visa Classic, Unicred Visa Universitário e Unicred Visa Business têm adesão automática ao programa.
Não, a adesão ao Único é isenta de tarifas.
Para participar do Único é necessário fazer uma associação à Unicred.
Não, é preciso consultar quais cartões são elegíveis a promoção e as suas regras. Os pontos são creditados automaticamente após o pagamento da fatura. As despesas com tarifas e taxas não são contabilizadas para o cálculo dos pontos.
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha cartão de crédito elegível emitido pela Unicred, independentemente de ser primeiro ou segundo titular pode efetuar resgate no Único. O uso do cartão adicional pontua apenas para o titular, ou seja, apenas o titular pode efetuar resgate.
Basta acessar a página do Único, clicar em efetuar login > Esqueceu sua senha > Um novo acesso será enviado ao e-mail cadastrado.
Com essas etapas rápidas, você pode cancelar o compartilhamento dos seus dados a qualquer momento. Na Unicred, você está no controle.
Em casos de acúmulo de pontos via cartões Unicred, a pontuação estará disponível em até 05 dias úteis após a liquidação da fatura. Os casos de campanha realizada pela cooperativa ou pelo Único, não vinculadas aos Cartões Unicred, orientamos que verifique o regulamento da campanha específica.
Para as compras parceladas os pontos serão creditados conforme os pagamentos das parcelas na fatura do cartão.
A quantidade de Pontos recebido como bonificação pode ser utilizado em qualquer loja do Único, ou seja, você acumula e escolhe em qual loja do site deseja usar seus pontos.
O saldo de Pontos pode ser consultado pelo cooperado na página inicial do Único e, também, no extrato de Pontos, onde constam todos os valores acumulados e as respectivas movimentações. Em casos de dúvidas entrar em contato com Central de Relacionamento Unicred.
Os pontos adquiridos no Programa Único têm validade de acordo com a modalidade do cartão participante contratado. Após este prazo, não havendo resgate de pontos por prêmios ou transferências de pontuação para os programas de fidelidade mantidos por empresas parceiras, os pontos serão expirados.
Infinite: 03 anos / Platinum: 03 anos / Gold: 02 anos / Classic: 02 anos / Universitário: 02 anos
· Compras canceladas ou não reconhecidas;
· Compras canceladas ou contestadas;
· Cobranças de anuidades;
· Operações de empréstimo;
· Pagamentos de contas e boletos;
· Pagamentos de prêmios;
· Seguros oferecidos pelos cartões;
· Tarifas de parcelamentos;
· Refinanciamento de fatura;
· Uso de crédito rotativo;
· Cobrança de encargos e juros;
· Saques emergenciais em dinheiro (cash) no Brasil ou exterior;
· Ajustes cambiais ou qualquer outro valor não decorrente de aquisição de bem ou serviço
Os pontos expirados não são recuperados, reembolsados ou ressarcidos. Não há prorrogação ou renovação de pontos.
A ordem de débito dos pontos é pela validade do ponto na wallet. Ou seja, o ponto mais próximo de vencer é o primeiro ponto a ser debitado.
Não. Os pontos do Único Programa de Recompensas Unicred estão vinculados ao CPF do portador. Portanto, ao trocar o "plástico" do cartão, os pontos adquiridos serão automaticamente transferidos para o novo cartão.
Não, assim que finalizado o pedido você receberá uma comunicação do Único informando que seu pedido foi recebido, em seguida, será enviada uma segunda comunicação indicando a aprovação do resgate.
Os aportes dos produtos Unicred possuem o prazo de até 10 dias úteis para serem creditados.
Em ambos os cenários o cooperado precisa contatar a cooperativa ou central de relacionamento para verificar o ocorrido, aguardando análise e retorno da situação.
Poderá contatar sua Cooperativa ou a Central de Relacionamento dos Cartões Unicred VISA. A equipe está disponível 24x7 no Chat e telefone.
Unicred Visa e nos telefones, para ligações nacionais:
Capitais e regiões metropolitanas: 4007 1038 Demais regiões: 0800 600 5237
Cooperado no Exterior +55 31 4007 1038
O prazo de entrega varia de acordo com o tipo de produto escolhido e a região onde ele será entregue.
O prazo para troca dos produtos são de até 07 (sete) dias a contar da data de recebimento do produto. Guarde a nota fiscal e a embalagem original juntamente com o produto. Poderá acionar sua cooperativa ou a Central de Relacionamento dos Cartões Unicred VISA. A equipe está disponível 24x7 no Chat e telefone. Unicred Visa e nos telefones, para ligações nacionais:
Capitais e regiões metropolitanas: 4007 1038
Demais regiões: 0800 600 5237
Cooperado no Exterior +55 31 4007 1038
Produtos : sim, desde que estejam dentro das condições expostas no Regulamento do Único e dentro do prazo legal de 07 (sete) dias a contar da data de recebimento da mercadoria, a solicitação do cancelamento/devolução do produto deve ser realizada através da Central de Atendimento ou pela Cooperativa.
Viagens : sim, dentro do prazo legal de até 24 horas a contar da data do pedido. Após esse prazo o cancelamento poderá ser realizado em até 72hs antes do embarque, mas pode gerar multas de acordo com as regras da companhia/agência de viagens (leia atentamente os Termos e Condições para mais informações), a solicitação do cancelamento deve ser realizada através da Central de Atendimento ou pela Cooperativa.
Milhas : não, a solicitação de transferência é repassada imediatamente ao programa parceiro indicado, o que impossibilita o cancelamento.
Produtos Unicred: não são passíveis de cancelamento.
Vouchers: não são passíveis de cancelamento após o recebimento.
A devolução, caso haja parte do pagamento em dinheiro,será realizada na fatura, onde o estorno possui o prazo para crédito de até 2 ciclos de fatura há contar da data de cancelamento, de acordo com o fechamento da fatura do cooperado. Em caso de estorno dos pontos, será realizado em até 48 horas úteis após o cancelamento do pedido.
A marcação de assentos deverá ser feita no momento do check-in através do site ou no balcão da companhia aérea responsável pelo voo utilizando o localizador/código da reserva impresso no voucher. No ato da compra da passagem não é possível marcar assento.
A Unicred não possui autonomia para compra de assentos ou marcação de assentos. Esses dois pontos precisam ser verificados e tratados entre cooperado e cia aérea.
Sim, toda alteração/cancelamento precisa de no mínimo 72h antes do embarque. Isso para que tenhamos tempo hábil para poder solicitar.
Não, as passagens aéreas compradas no Único não podem ser transferidas ou utilizadas por outra pessoa.
Não estornamos pontos por desistência da viagem, a única forma possível é quando a própria cia aérea cancela o voo.
A troca pode ser feita no portal Único ou pelo App do titular. Estes ambientes são protegidos por login e senha. Faça seu login e navegue no catálogo de produtos e serviços. Escolha o produto que deseja resgatar e use seus pontos ou pontos mais cartão, conclua o resgate confirmando a ação com o token enviado para seu celular ou e-mail.
Utilize seus pontos para comprar passagens nacionais e internacionais através do Único, o Programa de Fidelidade da Unicred: unico.unicred.com.br/Catalogo/usuario/loginUnicred. Através do portal, você também pode transferir seus pontos para outros programas de milhagem de companhias aéreas e parceiros participantes.
Se identificar uma cobrança no seu cartão Unicred Visa que não reconhece, entre em contato imediatamente com a Central Unicred Visa pelo telefone 4007 1038 (atendimento 24h) ou pelo chat no app Unicred Visa.
É preciso ser associado a uma cooperativa Unicred. Lembrando que pessoas físicas ou jurídicas podem ser cooperados Unicred, desde que os requisitos de associação descritos no Estatuto Social da Cooperativa da sua região sejam preenchidos. Saiba mais em https://unicred.com.br/associe-se.
Você pode associar-se a uma cooperativa Unicred de forma presencial ou através do nosso App. Após sua adesão ser concluída, converse com seu gerente para que ele apresente a solução do cartão que melhor atende suas necessidades e assine o termo de adesão.
As anuidades dos cartões Unicred Visa Pessoa Física e Pessoa Jurídica podem variar de acordo com o tipo do cartão e sua cooperativa. Para conhecer o valor de cada proposta, consulte sua cooperativa. Confira também as vantagens progressivas oferecidas, que podem levar à isenção da cobrança.
Os benefícios são muitos, entre eles maior prazo para pagamento de compras, que pode chegar até 40 dias, ampla aceitação, benefícios de viagem, seguros, proteção de preço, acesso a salas VIP de aeroportos e descontos exclusivos junto a parceiros selecionados. Saiba mais em unicred.com.br/solucoes/cartoes.
Os cartões Unicred Visa contam com um aplicativo exclusivo. Através dele, você pode administrar toda movimentação do seu cartão, acompanhar lançamentos diários, faturas fechadas, além de realizar ações de conveniência como ativar ou desativar bloqueios, tanto do cartão titular como de seus adicionais. Também é possível criar um cartão virtual no App para ser usado em compras em ambientes virtuais, sejam elas compras únicas ou recorrentes.
O aplicativo pode ser acessado a partir do seu CPF e de uma senha criada pelo portador. Posteriormente, pode ser ativado o acesso via biometria, garantindo mais praticidade e segurança ao acesso.
Oferecem amplo leque de benefícios e vantagens exclusivas do segmento Signature Business para sua empresa. Aceitos em milhares de estabelecimentos ao redor do mundo e em transações nacionais e internacionais. Saiba mais em cloud.mail.unicred.com.br/visabusiness.
Os cartões da Unicred Visa são múltiplos, com as funções crédito e débito. Além disso, nosso portfólio garante que você encontre o cartão mais adequado às suas necessidades, hábitos de compra e estilo de vida, com vantagens para cada perfil de cooperado.
Para o público Pessoa Física, são cinco modalidades:
• Classic ou Classic Básico, Gold, Platinum, Infinite e Universitário.
• Os cooperados Pessoa Jurídica contam com o cartão Signature Business.
• Para quem busca apenas a função débito, a opção é o Electron.
• Saiba mais em unicred.com.br/solucoes/cartoes.
Acesse o App através do CPF do portador. Todos os cartões que ele tiver, seja Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, serão visualizados no mesmo aplicativo.
Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento Cartões Unicred Visa.
24h por dia, 7 dias por semana:
4007 1038 (regiões metropolitanas)
0800 600 5237 (demais localidades)
Chat no app Unicred Visa
Central de Atendimento no Exterior
+55 31 4007 1038 (custo de chamada internacional)
SAC Unicred
0800 647 2930
Ouvidoria
9h às 18h, dias úteis
0800 940 0602
Acesse as configurações do aplicativo e desabilite a função de Login Automático. O acesso ao App, entretanto, será sempre protegido pelo login e senha ou pela opção de biometria, programada e ativada após o primeiro acesso.
Através do App do titular é possível delimitar o limite de uso dos cartões adicionais que se renova sempre após a data de vencimento da fatura.
Através do App, tanto para o titular como para os adicionais, é possível acessar bloqueios de conveniência que permitem restringir alguns modos de transação como pagamento por aproximação, compras on-line entre outros.
Após a realização de uma compra, ela poderá ser visualizada imediatamente no menu Histórico de seu App. Compras liberadas pela Unicred serão mostradas como Aprovadas e compras eventualmente declinadas pelo estabelecimento comercial aparecerão como Canceladas. Após o processamento da compra pelo estabelecimento, a mesma está apta a ser lançada na fatura, isso pode acontecer de 1 a 7 dias úteis após a compra. O detalhamento da compra poderá ser visto no campo Fatura em Aberto, na lista de compras feitas dentro do ciclo em andamento.
Visando trazer sempre a melhor experiência de navegação atrelado a níveis de segurança ampliadas, nosso aplicativo passa por constantes atualizações para maior conforto e segurança ao cooperado.
No menu Histórico é possível visualizar compras recém realizadas, data de fechamento da fatura, pagamentos realizados e créditos eventualmente recebidos. Tudo que acontecer de imediato no seu cartão aparece no campo Histórico e os lançamentos que irão implicar no valor da fatura (créditos ou débitos) são posteriormente transportados para o campo Fatura em Andamento ou para a Fatura Fechada do Mês.
Sim. É possível baixar a fatura fechada no APP em formato PDF e encaminhar via e-mail ou WhatsApp.
O aviso de viagem permite deixar sua instituição ciente que durante a vigência do aviso você pretende utilizar seu cartão presencialmente em território estrangeiro. Essa comunicação é importante, pois é uma maneira de informar que os hábitos de compra daquele cooperado serão diferentes do usual e possivelmente em valores maiores do que de costume, impedindo bloqueios de segurança que possam ser alarmados por esse tipo de uso.
Uma compra pode ser negada por diversos motivos e ações que podem depender exclusivamente do emissor (Unicred) do adquirente (máquinas de cartão) do estabelecimento comercial (lojas ou prestadores de serviço ) ou até mesmo do próprio portador que pode, por exemplo, errar a senha no momento da conclusão da transação. Para melhor entendimento do motivo de um cancelamento e correta atuação, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Unicred Visa, informando dados completo da compra (nome do local, dia e hora, valor e função débito ou crédito).
Faturas fechadas aptas ao parcelamento podem ser visualizadas pelo App, onde constarão as opções disponíveis para parcelamento. Valores de parcelas futuras podem ser vistas consultando as faturas em aberto no App. Para simular antecipação de parcelas, ligue na Central de Relacionamento para que um atendente possa simular eventuais descontos provenientes de antecipação ou concluir a antecipação de parcelas para a próxima fatura a ser fechada.
Até 10 dias úteis após o resgate.
Informe o número da contestação registrada no dia que contatou a Central de Relacionamento, via telefone ou chat, e acompanhe o andamento do processo. Sempre que alguma ação for tomada no seu processo (concessão de crédito provisório, pedido de novas documentações, fechamento final da análise, com o aceite ou rejeite do pleito), um SMS será enviado para o celular de cadastro do cooperado, informando sobre a decisão ou convidando-o a contatar a Central de Relacionamento para esclarecimento.
O limite do titular é sempre liberado conforme os valores pagos. E o limite do adicional (quando previamente estabelecido) é renovado integralmente após o vencimento da fatura.
Sempre que uma fatura é paga em atraso ou de maneira parcial, serão cobrados, no mês seguinte, encargos financeiros sobre o valor que foi deixado de ser pago.
Mesmo que a fatura seja paga de forma integral, será possível cobrar esses encargos pois a data de vencimento não foi respeitada. O que pode ser cobrado caso o cooperado pague a conta em atraso:
• Juros moratórios (1% ao mês e varia conforme dias de atraso).
• Multa por atraso (2% ao mês – fixo).
• Encargos de Refinanciamento (% depende da cooperativa).
• IOF (0,38% sobre o valor atrasado mais 0,0082% ao dia).
No meu Histórico do App aparecem todos os valores credores e devedores ao longo do ciclo. Todo valor pago durante o ciclo irá influenciar no valor final do fechamento da fatura.
A fatura pode ser paga a qualquer momento. Caso seja paga antes do fechamento, os valores credores irão interferir no valor a ser fechado. Caso o pagamento ocorra depois do fechamento, é possível antecipar 10 dias até o vencimento, neste caso o valor da fatura nominal não irá mais mudar no App, mas considere que todo valor pago até o vencimento deverá ser abatido manualmente para que no dia do vencimento apenas o saldo eventualmente restante, necessite ser pago.
Todo e qualquer cooperado da Unicred pode solicitar a sua Unicred Pay Maquininha com taxas especiais. Para isso, basta preencher o formulário presente nesta página, ou entrar em contato diretamente com o seu Gerente de Relacionamento da Unicred. Se você ainda não é cooperado, basta se cooperar e assim terá acesso a esse novo produto com condições exclusivas.
A Central de Atendimento do produto Unicred Pay Maquininha é o canal mais rápido para tirar dúvidas. O nosso time de especialistas está disponível 24 horas, 7 dias por semana, pelo número (11) 5464-6761. Se você ainda não possui a maquininha, entre em contato com o seu Gerente de Relacionamento da Unicred e descubra o melhor modelo para o seu negócio!
Unicred Pay é a marca de meios de pagamentos da Unicred. Atualmente, temos dois serviços disponíveis: o Unicred Pay Link de Pagamento e o Unicred Pay Maquininha. Com o Link de Pagamento, você pode gerar links para vendas online e a distância. Já com a Maquininha, você realiza vendas físicas. Os produtos possuem sistemas diferentes. Sendo assim, cada um é gerenciado em um portal diferente. Plataforma Unicred Pay Link de Pagamento: https://pay.unicred.com.br/ Portal Unicred Pay Maquininha: https://portal-unicredpay.adiq.io/
Não, para emissão do link de pagamento do Unicred Pay, você deve acessar a plataforma Unicred Pay Link de Pagamento: https://pay.unicred.com.br/
O Portal do Lojista é o espaço exclusivo em que você tem acesso a todas as suas vendas e relatórios das maquininhas Unicred Pay: https://portal-unicredpay.adiq.io/ Além disso, pelo Portal você pode realizar estornos a partir de 24h da venda e tem acesso a tudo que precisa para gerenciar sua maquininha e recebíveis.
Com a Unicred Pay Maquininha, você não precisa esperar para receber suas vendas. Para isso, basta acessar o Portal do Lojista https://portal-unicredpay.adiq.io/, ir na aba Antecipação e escolher se deseja ativar a antecipação automática, em que é possível escolher em que data deseja receber periodicamente, ou realizar uma antecipação pontual.
Ao ativar o seu Pix Unicred na sua maquininha Unicred Pay, você pode gerar QR Codes diretamente na tela da sua máquina. Assim, você não precisará fazer a verificação de comprovantes das suas vendas realizadas no pix. É mais praticidade e segurança para o seu negócio, além de comodidade aos seus clientes. Para ativar, basta acessar a plataforma pelo link https://portal-unicredpay.adiq.io/. Depois vá na aba Pix e faça o processo. A ativação é analisada em até 24h e a confirmação da ativação ocorre por e-mail. Após a ativação, os valores passam a ser depositados imediatamente na conta domicílio informada.
O RDC, ou Recibo de Depósito Cooperativo, é um produto de investimento seguro oferecido por instituições financeiras cooperativas, a exemplo da Unicred. Ele funciona semelhante aos tradicionais CDBs (Certificado de Depósito Bancário), que são emitidos pelos Bancos. Esse investimento é um título de renda fixa, onde o investidor empresta dinheiro para a cooperativa e, em troca, recebe rendimentos.
Ao investir em um RDC, você deposita um valor em uma cooperativa financeira por um prazo determinado e, ao final desse período, recebe o valor investido acrescido dos juros acordados. O rendimento pode ser pré-fixado (quando a taxa de juros é conhecida desde o início), pós-fixado (variando conforme a taxa CDI) ou híbrido (quando parte é pré-fixado e parte pós fixado, como por exemplo IPCA+6%).
RDC Pré-fixado: a taxa de rendimento é conhecida e acordada no momento do investimento. - RDC Pós-fixado: o rendimento é atrelado a um indicador, geralmente o CDI, que varia conforme a taxa de juros do mercado. - RDC Híbrido: o rendimento é atrelado a um indicador, geralmente IPCA + uma taxa prefixada.
Segurança: por ser um investimento de renda fixa, o RDC oferece segurança ao investidor. - Rendimentos Atrativos: o rendimento é competitivo, especialmente para associados de cooperativas. - Flexibilidade: o RDC pode ter prazos variados, permitindo ao investidor escolher o período mais adequado para seu perfil.
O prazo mínimo pode variar conforme a cooperativa, mas geralmente é de 30 dias. Para rendimentos mais elevados, é comum que os prazos sejam mais longos, como 180 ou 365 dias.
Os investimentos em RDC são garantidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), com cobertura de até R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ em cada cooperativa. Isso oferece uma segurança extra ao investidor.
Os rendimentos do RDC estão sujeitos à tabela regressiva do Imposto de Renda, que diminui conforme o tempo de investimento. Para prazos maiores, a alíquota do IR pode ser reduzida, incentivando o investimento a longo prazo.
O RDC é exclusivo para cooperados de cooperativas de crédito. Qualquer pessoa física ou jurídica que seja associada a uma cooperativa e tenha interesse em investir em renda fixa pode aplicar em RDC.
Em alguns casos, sim, dependendo das políticas da cooperativa. No entanto, o resgate antecipado pode afetar o rendimento, pois o montante será corrigido com a taxa de liquidez do momento e poderá ser inferior ao rendimento acordado.
Para investir em um RDC, acesse o app Unicred Mobile e vá na aba Investimentos. Depois, escolha a opção que melhor combina com o seu perfil e objetivos. O processo é simples e rápido, mas se você preferir pode chamar o seu Gerente Unicred para tirar dúvidas.
O RDC é um investimento de baixo risco devido à sua característica de renda fixa e à cobertura do FGCoop. No entanto, como qualquer investimento, ele pode estar sujeito a variações nas taxas de juros que afetam o rendimento dos pós-fixados. Para quem resgatar antes do prazo, há também o risco de perder parte do rendimento acordado.
O RDC Unicred pode ser uma excelente opção para quem busca segurança e rendimentos consistentes, especialmente se comparado com outras aplicações de renda fixa. É ideal para cooperados que desejam investir em um produto com baixo risco e que oferece garantias adicionais como o FGCoop.
Esse é um tipo de plano de previdência privada que funciona como uma forma de poupança para guardar e rentabilizar economias que servirão de complemento de renda no futuro. Sendo seu principal objetivo a acumulação de reservas para o investidor participante. Além disso, o VGBL funciona como um seguro de vida com cobertura por sobrevivência ao participante ou aos seus beneficiários indicados, sem passar pelo processo de espólio ou inventário, caso morte do participante. Ou seja, trata-se de uma excelente opção de investimento para quem deseja fazer o planejamento da sucessão de patrimônio da família. Indicado também para quem declara o Imposto de Renda pelo modelo simplificado ou já atingiu o limite de contribuição dedutível do PGBL ou Plano Instituído e deseja contribuir mais. Importante: As contribuições em VGBL não são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Rendo do participante, porém, no momento de recebimento da renda ou do resgate, o imposto incidirá apenas sobre os rendimentos.
Não. Como o VGBL tem muitas vantagens econômicas, torna-se uma excelente ferramenta de acumulação de recursos para realizar projetos futuros, como: PLANEJAR O FUTURO DOS FILHOS Pagar a faculdade, o intercâmbio ou a abertura de um negócio no início da carreira. REALIZAR UM SONHO DE VIDA Comprar a casa própria, o carro zero ou fazer uma viagem com a família. CUIDAR DA SUCESSÃO PATRIMONIAL Os recursos chegam às mãos dos beneficiários que você indicou em até 30 dias sem precisar passar por inventário.
Aportes são valores depositados no VGBL, de forma mensal ou esporádica, com o intuito de aumentar a reserva e, consequentemente, o valor de renda a ser recebido no futuro.
A portabilidade é um grande benefício do plano, pois permite a transferência de recursos de outras entidades para o VGBL Unicred, sem incidência de imposto de renda nem penalidades, e entre planos VGBL da mesma entidade.
Você pode iniciar seu plano a partir de R$ 100 de contribuição mensal ou R$ 1.000 de aporte ou portabilidade.
O plano é atrelado a um fundo de investimento previdenciário, de acordo com o perfil de investidor do participante: -Conservador -Moderado -Arrojado O recurso investido no plano é aplicado no fundo escolhido pelo participante, especificado no regulamento do plano. Uma equipe de experientes gestores buscará as melhores opções de aplicação para rentabilizar o fundo, com base em suas características. Informações detalhadas sobre a rentabilidade estarão disponíveis na lâmina do fundo, divulgada mensalmente. O regulamento do fundo pode ser consultado diretamente no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Atenção: Se preferir solicite os documentos essenciais do fundo para seu gerente de relacionamento.
Sim, a regulação garante a transparência e a segurança que o investidor de previdência privada precisa para criar uma poupança de longo prazo. O órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros e previdência complementar no Brasil é o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). ALÉM DISSO, A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP) É RESPONSÁVEL POR: - Implementar as políticas estabelecidas pelo CNSP; -Supervisionar o mercado de seguros; -Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores. Adicionalmente, todos os fundos de previdência aberta devem obedecer às determinações e regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que disciplina, normatiza e fiscaliza a atuação dos diversos integrantes do mercado.
Diferente de alguns fundos de investimentos comuns, no VGBL não incide o imposto periódico (15% a 20%) sobre a rentabilidade, chamado no mercado de come-cotas. Importante: A tributação no VGBL incidirá sobre a rentabilidade somente na ocasião do resgate ou no recebimento da renda.
Não. Você pode solicitar o resgate – parcial ou total – do valor acumulado, independentemente do número de contribuições pagas, após o cumprimento do período de carência de 60 dias do início do plano e 60 dias entre resgates. O participante também pode solicitar portabilidades recursos acumulados para outro plano VGBL – parcial ou total – respeitando o prazo de carência de 60 dias do início do plano e 60 dias entre portabilidades. Importante: Esses prazos não se aplicam se o movimento for realizado entre planos da mesma seguradora.
VOCÊ ESCOLHE A OPÇÃO DE RENDA MAIS ADEQUADA AO SEU PERFIL: - Vitalícia: Renda garantida até o último dia de sua vida. - Vitalícia com Reversão ao Beneficiário Indicado: Renda garantida até o último dia de sua vida e, após o seu falecimento, transmitida ao(s) beneficiário(s)indicado(s) até o falecimento dele(s). - Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido: Renda garantida até o último dia de sua vida e a certeza de que essa renda será paga, durante um prazo determinado, aos beneficiários indicados, mesmo que você já tenha falecido. - Vitalícia com Reversão ao Cônjuge e Continuidade aos Menores: Renda garantida até o último dia da sua vida com reversão ao cônjuge. Em caso de falecimento do cônjuge, a renda é revertida aos filhos até atingirem a maioridade. - Prazo Certo: Renda garantida até uma data determinada, independente do seu falecimento. - Temporária: Renda garantida até uma data determinada e interrompida com o seu falecimento.
Ao contratar o VGBL você deve optar por uma das formas de tributação que será aplicada no momento de receber os recursos do plano: Tabela Regressiva ou Tabela Progressiva. Essa escolha é obrigatória e a opção mais indicada vai depender do seu horizonte de investimento. TABELA REGRESSIVA Neste regime de tributação, a alíquota de IR é definida de acordo com o tempo de permanência de cada contribuição. Contribuições que permanecem aplicadas por mais tempo são tributadas com alíquotas menores. É indicado para quem pretende investir por um longo prazo. PRAZO DE APLICAÇÃO ALÍQUOTA Até 2 anos 35% 2 a 4 anos 30% 4 a 6 anos 25% 6 a 8 anos 20% 8 a 10 anos 15% Acima de 10 anos 10% TABELA PROGRESSIVA O cálculo do Imposto de Renda segue a mesma regra de alíquotas do Imposto de Renda anual da Receita Federal. Em casos de resgates, será tributado na fonte o percentual de 15% e, caso necessário, haverá o ajuste junto à Receita Federal.
A opção pela Tabela Regressiva é definitiva e não pode ser alterada. Já quem escolhe a Tabela Progressiva tem até o último dia útil do mês seguinte à contratação do plano para mudar.
Sim. Se o seu filho for menor de 18 anos, então a contratação do VGBL deve ser realizada em nome do menor com seus próprios documentos. - Para menores de 16 anos, os responsáveis legais assinam a proposta. - Entre 16 e 18 anos, o proponente menor assina a proposta em conjunto com os responsáveis legais. Até que o menor atinja a maioridade, os responsáveis legais serão responsáveis pela movimentação do plano.
Sim. Você pode ter mais de um VGBL. Se preferir, você pode também concentrar suas aplicações em um único plano.
O seu planejamento financeiro ficará comprometido, mas o plano continuará ativo, não será cancelado.
Você pode consultar seus planos ativos e seu saldo acumulado na plataforma de investimentos da Unicred.
Caso ocorra o falecimento do titular do plano, a reserva acumulada é liberada para os beneficiários indicados por você na proposta (indicados na contratação ou em momento posterior). Na hipótese de o titular do plano falecer sem ter indicado beneficiários, o saldo da reserva será pago conforme legislação vigente. O dinheiro a ser recebido pelo beneficiário não entra em inventário, o que é outra grande vantagem do VGBL.
Neste fluxo, você, cooperado Unicred, responderá algumas perguntas para identificar a situação de fraude ou golpe para que seja válida a notificação à Instituição recebedora do recurso dentro do prazo estipulado pelo Banco Central. Confira o passo a passo para contestar uma transação Pix no app: 1. Acessar o app Unicred Mobile e selecionar "Pix"; 2. Clicar em "Ver todas as transações"; 3. Selecionar a transação que deseja contestar; 4. Na tela de detalhes da transação, clicar no botão "Não concorda com essa transação?"; 5. Em seguida, você será orientado a acessar o chat para prosseguir com a contestação. O titular da conta tem o direito a contestar transações Pix pelos seguintes motivos: 1. Não reconhecimento da transação: caso o cooperado identifique uma transação Pix em sua conta que não reconhece ou não autorizou; 2. Conta invadida: se houver suspeita ou confirmação de que a conta do cooperado foi invadida por terceiros, resultando em transações não autorizadas; 3. Vítima de Golpe: se o cooperado for vítima de um golpe ou fraude relacionada às transações Pix; 4. Ameaça, coação ou sequestro; 5. Outro motivo: para situações não abrangidas pelas categorias anteriores, em que o cooperado considere necessário contestar uma transação Pix, por suspeitar ter sido vítima defraude ou golpe - neste caso uma pessoa da Central de Relacionamento continuará o atendimento. * A contestação deve ser utilizada apenas para situações em que haja indícios de fraude, não reconhecimento da transação ou outros motivos que envolvam riscos à segurança financeira. * A opção de contestação não se aplica em situações de desacordo ou controvérsia comercial, desistência e em casos de erro na digitação dos dados do Pix, especialmente a chave do recebedor. O prazo máximo para abertura de uma contestação Pix é de 80 dias corridos. E o prazo de resposta é de até 15 dias úteis.
A Unicred não envia avisos de agendamentos de Pix por e-mail. Portanto, confirmamos que esse contato não é da Unicred e não possui qualquer relação com a instituição. Trata-se de uma tentativa de phishing, em que terceiros buscam obter vantagens, acessos ou senhas da vítima. Recomendamos que você não clique em links de e-mails com remetentes desconhecidos. Em nossos canais oficiais, disponibilizamos orientações para evitar golpes como esse, além de termos equipes prontas para esclarecer dúvidas e oferecer suporte nesses casos. Acesse o nosso Guia de Prevenção a Fraudes e confira dicas de segurança contra golpes. Se precisar de mais informações, entre em contato pelos nossos canais de atendimento: https://www.unicred.com.br/atendimento/rede-de-relacionamento.
Todo e qualquer cooperado da Unicred pode contratar o nosso Link de Pagamento com taxas especiais. Por meio do nosso aplicativo Unicred Mobile e da Plataforma Unicred Pay, qualquer cooperado pode criar um link com o valor e condições da venda que deseja realizar. Após gerá-lo, basta compartilhar como desejar com seu cliente.
CENTRAL DE RELACIONAMENTO O nosso atendimento funciona 24h por dia no chat, disponível no Unicred Mobile e no e no Internet Banking. 3003 7703 - capitais e regiões metropolitanas 0800 200 7302 - demais regiões +55 11 3003-7703 – no exterior Clique aqui para falar por WhatsApp! SAC Esclarecimento de dúvidas, contribuição com sugestões, reclamações, cancelamento de serviços e elogios. Ligue: 0800 647 2930 OUVIDORIA É um canal voltado a comunicação e mediação entre a Unicred e seus cooperados, relativos a manifestações de última instância envolvendo nossos serviços e produtos. Ligue: 0800 940 0602
Unicred Pay é a marca de meios de pagamentos da Unicred. Atualmente, temos dois serviços disponíveis: o Unicred Pay Link de Pagamento e o Unicred Pay Maquininha. Com o Link de Pagamento, você pode gerar links para vendas online e a distância. Já com a Maquininha, você realiza vendas físicas. Os produtos possuem sistemas diferentes. Sendo assim, cada um é gerenciado em um portal diferente. Plataforma Unicred Pay Link de Pagamento Portal do Lojista Unicred Pay Maquininha
Não, para emissão do link de pagamento do Unicred Pay, você deve acessar a Plataforma Unicred Pay Link de Pagamento.
O Portal do Lojista Unicred Pay Maquininha é o espaço exclusivo em que você tem acesso a todas as suas vendas e relatórios das maquininhas Unicred Pay Maquininha.
Não. Para a manutenção do poder aquisitivo do benefício, a contribuição mensal para aposentadoria e as proteções familiares serão atualizadas anualmente, no mês de junho, com base na variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
O saldo da conta participante será repassado aos beneficiários (desde que indicados no Plano). Ou herdeiros legais, nas formas de recebimento previstas no regulamento.
Seu plano é composto por subcontas, cada uma delas possui regras de resgate diferentes. Após 36 meses, você poderá realizar resgates na sua previdência da seguinte forma: - Subconta contribuições extras e portabilidades: até 100% a qualquer tempo, sem carência no intervalo. - Subconta contribuições mensais: até 20% a cada 2 anos. - Subconta contribuições empregador: até 100% após 36 meses da última contribuição. O resgate poderá ser parcial ou total (com pagamento único ou parcelado em até 60 meses). Lembre-se que essa movimentação impactará sua formação de reserva para o futuro. No momento do resgate, a tributação incidirá sobre o valor total recebido.
É um direito que permite a transferência de reservas entre Planos Previdenciários. O participante tem direito a: Portabilidade de Entrada a qualquer momento; Portabilidade de saída com prazo de carência de 36 meses de vinculação e não estar recebendo qualquer um dos benefícios do Plano.
No ato da inscrição ao Cooprev, o participante indica a idade em que pretende se aposentar e quando alcançar o prazo estabelecido, estará elegível (com direito) a requerer a renda. O Participante tem a flexibilidade de alterar a idade escolhida a qualquer tempo, antecipando ou postergando o início da aposentadoria, respeitando maioridade civil.
Não. Para a manutenção do poder aquisitivo do benefício, a contribuição mensal para aposentadoria e as proteções familiares serão atualizadas anualmente, no mês de junho, com base na variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
O saldo da conta participante será repassado aos beneficiários (desde que indicados no Plano). Ou herdeiros legais, nas formas de recebimento previstas no regulamento.
Seu plano é composto por subcontas, cada uma delas possui regras de resgate diferentes. Após 36 meses, você poderá realizar resgates na sua previdência da seguinte forma: - Subconta contribuições extras e portabilidades: até 100% a qualquer tempo, sem carência no intervalo. - Subconta contribuições mensais: até 20% a cada 2 anos. - Subconta contribuições empregador: até 100% após 36 meses da última contribuição. O resgate poderá ser parcial ou total (com pagamento único ou parcelado em até 60 meses). Lembre-se que essa movimentação impactará sua formação de reserva para o futuro. No momento do resgate, a tributação incidirá sobre o valor total recebido.
É um direito que permite a transferência de reservas entre Planos Previdenciários. O participante tem direito a: Portabilidade de Entrada a qualquer momento; Portabilidade de saída com prazo de carência de 36 meses de vinculação e não estar recebendo qualquer um dos benefícios do Plano.
No ato da inscrição ao Precaver, o participante indica a idade em que pretende se aposentar e quando alcançar o prazo estabelecido, estará elegível (com direito) a requerer a renda. O Participante tem a flexibilidade de alterar a idade escolhida a qualquer tempo, antecipando ou postergando o início da aposentadoria, respeitando maioridade civil.
Para garantir o bom funcionamento do app Unicred Mobile, mantenha sempre a versão mais recente instalada. Acesse a loja de aplicativos do seu sistema operacional, verifique se há atualizações disponíveis e realize a atualização.
Importante: não desinstale o app antes de entrar em contato com os canais oficiais da Unicred.
Se, mesmo após a atualização, você ainda enfrentar problemas ou instabilidades, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento:
0800 200 7302 (WhatsApp)
3003 7703 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 200 7302 (demais cidades)
+55 11 3003-7703 (no exterior)
A Unicred oferece aos cooperados ferramentas para a emissão de boletos e títulos de cobrança. Nosso papel é garantir o funcionamento dessas soluções, proporcionando sustentação e suporte aos cooperados. Caso a cobrança tenha a Unicred como beneficiária, entre em contato com o SAC Unicred. As cobranças emitidas são de responsabilidade dos cooperados. Por isso, é possível que o boleto que você recebeu tenha sido gerado por um deles. Recomendamos que identifique o beneficiário final, conforme indicado no boleto, e entre em contato diretamente para esclarecer a cobrança. Em conformidade com a Lei de Sigilo Bancário, a Unicred não pode divulgar informações sobre seus correntistas nem intermediar questões desse tipo.
Na Unicred, acreditamos que o cooperativismo é a base para um futuro financeiro mais justo e próspero. A Cota Capital é um dos pilares dessa filosofia, representando a participação ativa dos cooperados no crescimento e desenvolvimento da cooperativa. A Cota Capital corresponde à parcela do capital social da cooperativa pertencente a cada cooperado. Mais do que um conceito abstrato, ela simboliza o compromisso e o envolvimento dos membros, sendo integralizada no momento da adesão. O valor pode variar conforme as regras de cada cooperativa. Geralmente, é fixado em um montante determinado, que pode ser pago integralmente no ato da associação ou ao longo do tempo, de acordo com as possibilidades financeiras do cooperado.
Por ser uma Instituição Financeira Cooperativa, para fazer parte da Unicred é necessário se tornar um cooperado. Para isso, realizamos a análise de alguns requisitos, como sua área de atuação profissional, validação de documentos e avaliação da cooperativa da sua região. A análise do pedido ocorre em até 48 horas, e a resposta é enviada para o e-mail cadastrado. Caso ainda não tenha recebido, verifique também a caixa de spam. A solicitação pode ser feita em uma cooperativa próxima a você ou pelo site: unicred.com.br/associe-se. Se precisar de mais informações, entre em contato pelos nossos canais de atendimento: unicred.com.br/atendimento/rede-de-relacionamento.
Por ser uma Instituição Financeira Cooperativa, o primeiro passo para utilizar nossos serviços é se tornar um cooperado. Para isso, realizamos a análise de alguns requisitos, como sua área de atuação profissional, validação de documentos e a cooperativa da sua região. A solicitação pode ser feita em uma das cooperativas próximas a você ou pelo nosso site: unicred.com.br/associe-se. Se você já solicitou a associação, a análise do pedido ocorre em até 48 horas, e a resposta é enviada para o e-mail cadastrado. Caso ainda não tenha recebido, verifique também a sua caixa de spam. Se precisar de mais informações, entre em contato pelos nossos canais de atendimento: unicred.com.br/atendimento/rede-de-relacionamento.