No momento de planejar uma viagem ao exterior uma das principais pesquisas realizadas é sobre o valor do câmbio utilizado naquele local. E, ao pesquisar a moeda americana, por exemplo, irá se deparar com duas opções: o dólar comercial e o dólar turismo.
O dólar comercial e o dólar turismo são duas modalidades de câmbio utilizadas para a compra e venda de moeda estrangeira. Apesar de ambas serem denominadas em dólares, existem algumas diferenças fundamentais entre elas.
Então, para que não haja dúvidas durante sua viagem ou em outras transações que envolvam a moeda, vamos explicar a diferença desses tipos de câmbio e sua usabilidade. Entenda cada uma das cotações:
Dólar Comercial
O dólar comercial é o câmbio mais utilizado em negociações internacionais, como importações e exportações. Quando mencionamos o comercial, queremos dizer que é a cotação usada como referência para as movimentações financeiras do governo no exterior, bem como para empréstimos de brasileiros residentes fora do País.
Nestes tipos de transação não envolve, necessariamente, o uso de dinheiro físico. Com isso, a taxa normalmente é mais baixa pois é negociada entre bancos e empresas.
O Banco Central faz a regulamentação dessas negociações e pode intervir comprando ou vendendo a moeda, com o objetivo de manter o valor da moeda estável.
Aqui no Brasil, quando o mercado encerra suas atividades diárias, a taxa de câmbio média de todas as operações realizadas é definida e se chama Ptax, que é fixada pelo Banco Central.
Dólar Turismo
Já o dólar turismo representa a cotação da moeda para pessoas físicas que irão viajar, comprar produtos ou serviços do exterior. Muitas vezes, ele é utilizado também em compras online, como cursos, passagens aéreas, entre outros. A cotação é feita pelas próprias casas de câmbio e pode ser adquirida por qualquer pessoa, bastando apresentar um documento de identidade.
Essa cotação é baseada no custo da moeda comercial, com o acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) praticado pelo Governo.
Uma diferença importante entre o dólar comercial e o dólar turismo é justamente o preço. O dólar comercial é geralmente mais barato que o dólar turismo, pois ele é utilizado em operações de comércio internacional, que são mais volumosas e, portanto, mais negociadas. Já o dólar turismo é mais caro, pois é adquirido por pessoas físicas em pequenas quantidades e sua cotação é determinada pelas próprias casas de câmbio.
Como o câmbio pode influenciar nos investimentos?
Em alguns investimentos no exterior, utiliza-se a Ptax como parâmetro. Assim, ela é utilizada desde os contratos futuros e de opções de câmbio listados na B3, até os contratos de derivativos negociados no mercado local e no exterior.
A Ptax também é usada como taxa de referência para contratos denominados em real em bolsas de mercadorias no exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME) dos EUA. Na prática, também é a principal referência de cotação para o público em geral e para pesquisadores e analistas econômicos.
E na fatura de cartão de crédito, qual câmbio é utilizado?
A partir de março de 2020, entrou em vigor uma norma do Banco Central que mudou a forma de cobrança das transações internacionais. Os cartões passaram a ser obrigados a usar a cotação do dólar do dia da compra e não mais do dia de vencimento da fatura.
Cada instituição tem direito a utilizar suas próprias regras, porém, apesar de não ter um “câmbio” oficial para as cobranças, geralmente é utilizada a Ptax do dia da compra. E, algumas instituições financeiras cobram mais uma sobretaxa (também conhecida como spread ou ágio).
Além disso, a compra internacional em moeda estrangeira está sujeita a tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que desde o início de 2023 passou para 5,38%.
Quando falamos em "Melhores Cartões de Crédito para economizar e comprar no exterior" dentre todas as cooperativas, a Unicred se destaca e traz uma grande vantagens aos seus cooperados: não cobram nenhum ágil (spread) sobre a cotação oficial do dólar definida como referência pelo Banco Central (Ptax), ou seja, não incide sobretaxa.
No cartão Unicred Visa Infinite as vantagens são ainda maiores, incluindo a conversão de até 2,5 pontos por US$ 1 gasto em faturas mensais e o acesso gratuito ao LoungeKey, um programa que oferece acesso em mais de 1 mil salas VIP, bem como ofertas exclusivas em alimentação, compras e spas em aeroportos no mundo todo.
Conheça um pouco mais sobre o mundo financeiro
Que tal continuar navegando pelo Canal de Educação Financeira para aprender mais? Você já aprendeu a diferença entre dólar turismo e dólar comercial, porém temos muito mais conteúdos que podem te ajudar a cuidar das suas finanças.
Além disso, vale lembrar que se seu interesse é começar a investir, nosso portfólio de investimentos tem inúmeros Fundos de Investimentos e produtos financeiros selecionados por uma equipe de especialistas, sem conflito de interesses. E, caso não saiba por onde começar, agende uma consultoria gratuita com o seu Gerente de Relacionamento.
Ainda não é um cooperado(a)? Junte-se a nós!
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado Unicred.
Escrito por: Unicred Blog