Quando começamos a investir ou a estudar mais sobre o mercado financeiro, alguns termos são adquiridos em nosso vocabulário. De tempos em tempos, nos deparamos com diferentes momentos da economia e ciclos de alta ou de baixa no mercado de ações são comumente traduzidos com expressões como “BULL Market ou BEAR Market”.
Estas palavras em inglês fazem uma analogia de mercado relacionada aos animais touro e urso. O primeiro – Bull Market) quer dizer que o preço das ações está subindo, enquanto a outra (Bear Market) significa justamente o contrário, ações em queda.
Continue neste artigo e entenda quando estamos em tempos de bear ou bull market e o como isto pode influenciar seus investimentos.
O que significa o Mercado do Urso?
De forma bem resumida, o Bear Market, ou em tradução livre, Mercado do Urso, acontece em momento em que a bolsa de valores está enfrentando desvalorização e pessimismo dentre os investidores.
Esse termo é originado por conta dos ataques dos ursos a suas presas. Esse ataque acontece de cima para baixo, similar aos gráficos de preços das ações em momentos de queda.
O Bear Market ocorre em momentos de pouca confiança dos investidores, tanto em termos nacionais ou globais. Em outras palavras, trata-se de um panorama em que os investidores se mostram mais propícios a vender ativos do que a comprar.
O que causa um Bear Market?
Quando nos deparamos com um cenário de pessimismo no mercado financeiro, é comum que alguns investidores queiram vender seus ativos na esperança de limitar perdas ou evitar prejuízos.
Alguns outros fatores geralmente estão ligados a estes momentos como aumento dos juros, diminuição do PIB, incertezas, conflitos geopolíticos, pressões nos preços, entre outros.
E quando os mercados estão aquecidos, o que acontece?
Quando o mercado está otimista, temos o Bull Market, mais conhecido como o mercado do touro. E, assim como no mercado do urso, ele também tem nome originado do ataque do touro que vem de baixo para cima, assim como os gráficos das ações subindo.
Um bom exemplo para você entender como funciona o Bull Market é lembrar da lei da oferta e demanda. Com o mercado otimista, mais pessoas querem comprar ações e, com isso, o preço delas sobe.
Ou seja, essa expressão é utilizada para dizer que o mercado está em um momento bom e otimista. Em outras palavras, a expectativa é que os preços das ações subam e, com isso, os investidores contem com a possibilidade de lucros maiores em suas posições.
Talvez, você também escute a expressão “bullish” (“como um touro”, em tradução livre), que quer dizer a mesma coisa: mercado em ascensão.
Quando podemos considerar que o mercado está em um ciclo de Bear Market?
Não existe um conceito fechado para quando efetivamente o mercado está em Bear Market. Porém, alguns analistas do mercado financeiro consideram o Bear Market a partir de uma queda média de 20% em um índice, por 2 meses ou mais.
O que fazer no Bear Market?
Assim como outras mudanças no mercado financeiro, em caso de mercado em declínio, é necessário ter paciência e evitar o desespero. Lembre-se que um cenário de baixa é um ciclo que pode ser curto ou até mesmo mais longo. Por isso, realize análises constantes e se possível realize uma consultoria com especialistas.
Nunca esqueça que a diversificação deve estar sempre presente em uma boa carteira de investimentos, desde que as estratégias estejam alinhadas ao perfil e objetivos de cada investidor.
Conheça um pouco mais sobre o mundo financeiro
Agora que você já sabe o que é BEAR e BULL Market, continue navegando pelo nosso blog para aprender mais sobre o mundo financeiro. Nele, você tem acesso a dicas valiosas para tomar as melhores decisões.
Ainda não é um cooperado(a)? Junte-se a nós!
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, dicas e benefícios de ser um cooperado Unicred.
Escrito por: Unicred Blog