Bem-vindo
Caro Cooperado/Cliente,
A Ouvidoria Unicred é um canal estratégico e legítimo de comunicação entre as entidades integrantes do Sistema Unicred e os seus cooperados, clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive para a mediação de conflitos, pautando a sua atuação na transparência, independência, imparcialidade e isenção.
A Ouvidoria recebe, registra, instrui, analisa e dá tratamento formal, adequado e no prazo regulamentar às reclamações, críticas, sugestões e elogios apresentados pelos cooperados, clientes e usuários de produtos e serviços do Sistema Unicred, que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado por suas unidades de atendimento e por quaisquer dos seus outros pontos de atendimento.
A sua manifestação e opinião são muito importantes e nos ajudarão a aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema.
Como Funciona
Atendimento Ouvidoria
UNICREDAtendimento por telefone 0800 940 0602 De segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h (Horário de Brasília).
FINALIDADE DA OUVIDORIA:
Em atendimento a Resolução BACEN Nº 4860 de 23/10/2020, Art.3º, a Ouvidoria tem por finalidade:
I. atender em última instância as demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da instituição;
II. atuar como canal de comunicação entre a instituição e os clientes e usuários de produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos.
Parágrafo único. Para efeitos desta Resolução, considera-se primário o atendimento habitual realizado em quaisquer pontos ou canais de atendimento, incluídos os correspondentes no País e o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de que trata o Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008.
Compromisso da Ouvidoria:
Sendo canal para atendimento de última instância, a Ouvidoria apoiará cooperados e usuários, que não encontraram soluções efetivas em outros canais de atendimento da Unicred, para problemas envolvendo nossos produtos, serviços ou atendimento.
Princípios
Mensagem do Presidente
Presidente Unicred Brasil
A Ouvidoria Unicred é um importante canal de comunicação do Sistema Unicred com os seus cooperados, clientes e usuários dos seus produtos e serviços. Reforça o compromisso do Sistema com a qualidade no atendimento e a solução das demandas apresentadas por esse público.
De se realçar também que a Ouvidoria Unicred está aderente aos normativos publicados pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil, e que contribuirá sobremaneira para o aperfeiçoamento e fortalecimento da governança e da imagem do Sistema perante seus cooperados e a sociedade em geral, além da busca contínua da excelência no atendimento e na qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Normativos Unicred
Normativos Unicred
Resolução 4860, de 26/10/2020
Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Carta-Circular 3511, de 14/06/2011
Informa procedimento de comunicação da dispensa de remessa do documento 5151 referente às atividades de ouvidoria pelas cooperativas centrais de crédito e confederaçõesComunicado nº 21363, de 12/08/2011
Comunica a obrigatoriedade da remessa do documento de código 5151 - Relatório das Atividades da Ouvidoria, a partir da data- base de junho de 2011.Circular 3503, de 26/07/2010
Dispõe sobre procedimentos complementares relativos ao funcionamento de componente organizacional de ouvidoria nas instituições financeiras, nas demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e nas administradoras de consórcio.Carta-Circular 3298, de 22/02/2008
Esclarece sobre a remessa dos relatórios do diretor ou do administrador responsável pela Ouvidoria de que trata a Circular 3.370, de 2007.
Relatórios
Conheça o resumo detalhado das Atividades do Componente Organizacional Único de Ouvidoria do Sistema Unicred.
Relatórios
1º semestre
2024
2º semestre
2024