Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Você já ouviu falar em Real Digital? Conheça essa novidade

Economia

Criado em 14 Abr 23

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar em Real Digital? Conheça essa novidade

Desde o final de 2020 o Banco Central do Brasil vem realizando pesquisas e testes para uma nova tecnologia financeira: o real digital, que nada mais é que a moeda virtual oficial do Brasil.

Em outros países, iniciativas como essa já existem e são chamadas de Central Bank Digital Currencies (CBDC), que são moedas digitais do Banco Central. Mas, afinal, o que é o Real Digital e como ele vai funcionar? Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o tema.

Real Digital: o que é

O Real Digital é uma moeda digital do banco central, também chamada de Central Bank Digital Currency (CBDC). A moeda será produzida e regulada pelo BC, seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira. 

As CBDCs são representações digitais de moedas existentes, emitidas pelos bancos centrais dos países e transacionadas em redes blockchain, isto é, só quem tem autorização poderá utilizá-las. Essa inovação vem sendo desenvolvida por outros países, e de acordo com o Bank for International Settlements (BIS), 60% dos bancos centrais estão atualmente experimentando as CBDCs.

Qual é o objetivo do Banco Central com o Real Digital

Ao lançar o Real Digital, o BC tem como principais objetivos diminuir os custos de operações bancárias, como por exemplo, o custo com a emissão do papel moeda, e ampliar o contingente de pessoas no mercado financeiro. O principal foco do BC são os consumidores conectados ao mundo digital.  

A adoção do Real Digital deve facilitar o acesso dos brasileiros a recursos financeiros por meio da tecnologia. A ideia é levar a moeda digital ao dia a dia da população, simplificando as movimentações do dinheiro em compras no varejo, investimentos e transações bancárias. 

A medida faz parte de uma série de iniciativas da autoridade monetária rumo à digitalização da economia do país, de modo que o Brasil possa acompanhar os avanços tecnológicos e esteja mais preparado para a chamada Web 3.0. 

Como vai funcionar o Real Digital e quais suas principais vantagens

A moeda digital brasileira poderá ser acessada por meio de uma carteira digital sob responsabilidade de bancos ou instituições financeiras autorizados pelo BC. 

A ideia é que, no futuro, o Real Digital seja utilizável em qualquer país do mundo, sem necessidade de conversão, podendo contribuir com a prevenção de crimes de lavagem de dinheiro.

Segundo o BC, além dos recursos do Real Digital, continuarão disponíveis aos cidadãos os mecanismos tradicionais de movimentação de dinheiro, como pagamentos e transferências em geral, incluindo o Pix, além de saques em dinheiro físico. 

Outro ponto positivo com a chegada do Real Digital é uma relação mais próxima e efetiva com a chamada Internet das Coisas (IoT) – conceito que se refere à interconexão digital entre objetos físicos usados na vida cotidiana e a internet. 

Nesse sentido, o Real Digital poderá facilitar, por exemplo, o uso de contratos inteligentes (smart contracts), no que é chamado de “dinheiro programável”. Será possível também pagar tarifas de pedágio e estacionamentos de forma automática. Também já está em testes um sistema de Entrega Contra Pagamento que permitiria, por exemplo, vender um carro em troca de moeda digital por intermédio de software: o programa identifica sozinho se o pagamento foi recebido e libera o registro para a contraparte.

O Real Digital será uma criptomoeda?

Embora muitas pessoas possam imaginar o contrário, o Real Digital não será uma criptomoeda. A principal diferença é que a regulamentação e o controle sobre a moeda virtual brasileira ficarão inteiramente a cargo do BC, ao passo que as criptomoedas têm uma gestão descentralizada.  

Em linhas gerais, o Real Digital será emitido exatamente da mesma forma que o Real convencional. As criptomoedas, por sua vez, não têm qualquer tipo de fiscalização ou regulamentação no Brasil, configurando-se como movimentações financeiras anônimas, segundo a Receita Federal. Os reguladores são os próprios usuários, o que nem sempre é garantia de segurança ou transparência. 

No mercado financeiro, as criptomoedas são tratadas, em geral, como um ativo, um investimento. Como o Real Digital será, efetivamente, uma moeda nacional, o cidadão poderá realizar qualquer tipo de compra ou transação financeira, o que não ocorre com as criptomoedas por força legal, já que elas não são consideradas moeda corrente.  

Qual é a diferença entre Pix e Real Digital

Embora ambas as modalidades sejam operadas no ambiente virtual, o Pix é uma transação monetária que já está disponível no Brasil e pode ser feita por qualquer instituição financeira. Trata-se de um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo BC cuja proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.

Por outro lado, o Real Digital não é uma operação eletrônica – mas a própria moeda. É uma versão digital da moeda física do país, que tem como objetivo justamente facilitar operações financeiras virtuais, como pagamento de boletos pela internet ou recebimento de valores por serviços prestados. 

Há uma outra diferença importante entre o Pix e o Real Digital. Todos os outros modelos de transação – Pix, cartões ou débitos automáticos – dependem de uma autenticação bancária, seja uma conta corrente, uma conta poupança ou uma conta de pagamentos em alguma instituição. O mesmo não ocorrerá com a moeda digital, que ficará em carteiras digitais (“wallets”) e será transacionada entre elas, não necessariamente passando pela intermediação de bancos.

Além disso, por ser emitido diretamente do Banco Central para o usuário final, o Real Digital pode ser considerado um passivo (dívida) do BC, e não dos bancos, como acontece com a moeda convencional transacionada por canais digitais.

Invista com a Unicred

Agora que você sabe o que é o real digital e como ele poderá facilitar a sua vida, que tal conhecer os produtos e serviços da Unicred e transformar ainda mais a sua experiência com o mercado financeiro? Abra a sua conta e conheça esse universo de possibilidades para você.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados