
A conquista da casa própria é um sonho de grande parte dos brasileiros. Como sabemos, para realizar este desejo, é comum recorrer a linhas de crédito, como financiamentos imobiliários, uma vez que o bem tem alto valor aquisitivo. Mas, afinal, como financiar um imóvel?
Se você faz parte do grupo de pessoas que está em busca da casa própria e procura por linhas de crédito que te ajudem com essa conquista, então veio ao lugar certo! O Sua Saúde Financeira preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, esclarecendo as principais questões sobre o financiamento imobiliário.
Entendendo o financiamento imobiliário
Antes de aprender como financiar um imóvel, é preciso conhecer esta modalidade. O financiamento imobiliário é uma linha de crédito disponibilizada para pessoas que desejam comprar casas, apartamentos e afins de forma parcelada.
Em outras palavras: a instituição financeira paga o valor integral do imóvel ao vendedor e o comprador assume o compromisso de pagar o valor de maneira parcelada para a instituição financeira que intermediou esta compra.
O prazo pode ser de até 30 anos, dependendo da instituição financeira e de outros fatores, como idade do solicitante e valor da propriedade.
Como financiar um imóvel
Agora que você já sabe o que é um financiamento imobiliário, chegou hora de entender como fazê-lo da melhor forma para o seu bolso. Para isso, vamos apresentar alguns pré-requisitos.
- Ser maior de idade;
- Ter como comprovar renda;
- Não ter restrições no CPF.
Atendendo a essas exigências iniciais, passamos para o próximo passo: a análise de crédito.
Análise de crédito
Aqui a instituição financeira pedirá alguns documentos necessários para confirmar a identidade e as demais informações do solicitante, como:
- RG (original e cópia);
- CPF (original e cópia);
- Certidão de negativação de débitos;
- Comprovante de renda.
Se o financiamento for solicitado por um casal, será necessária a apresentação de certidão de casamento e comprovação derenda conjunta, além dos documentos de identificação de ambos.
Outras formas de comprovar renda
Se o solicitante da linha de crédito for autônomo, a declaração do Imposto de Renda ou o Decore (Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos), podem ser algumas opções.
Com todos esses documentos, mais a confirmação de que não há restrições no CPF do solicitante, a próxima etapa de como financiar um imóvel é a avaliação do bem.
Avaliação do imóvel
Ao pedir o financiamento imobiliário, o solicitante deverá informar o valor da propriedade a ser adquirida. Para confirmar todas as informações passadas, a instituição financeira envia um engenheiro, um arquiteto ou uma empresa ao imóvel.
Com os valores confirmados, a instituição elabora um contrato, que deve ser registrado em cartório e assinado tanto pelo solicitante, quanto pelo vendedor. Com isso, a liberação de crédito é, finalmente, efetuada.
Ainda não acabou: escolhendo o tipo de financiamento
Tudo bem, as etapas de como financiar um imóvel são simples. Mas, há alguns detalhes que você precisa conhecer e decidir ainda na fase inicial da solicitação, pois farão toda a diferença no momento de pagar as parcelas desse empréstimo.
Um desses fatores é escolher o tipo de financiamento que será feito. Mas, no que consistem essas modalidades e como saber qual é a melhor escolha para mim?
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Neste tipo de financiamento imobiliário são usados recursos de contas poupanças e do FGTS para que seja possível a liberação de crédito às pessoas que desejam comprar imóveis, ou construir.
Com isso, esse sistema foi desenvolvido para ajudar o mercado imobiliário. Dessa forma, muitos brasileiros, que antes não conseguiam financiar um imóvel, com o SFH, ficou mais fácil aprovar o financiamento. Sendo assim, conforme as características desse financiamento, no máximo 80% do valor total do imóvel será financiado.
Neste tipo de financiamento imobiliário o valor da avaliação total do bem não pode ser superior a R$ 1,5 milhão. Também não pode haver outro financiamento em aberto. Além disso, é necessário ter o correspondente a 10% do valor total do imóvel para ser possível usar o FGTS como abatimento no valor do imóvel.
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Se a transação não se encaixar nas características do SFH? Então deverá ser usado o SFI. Além de suprir as demandas onde a primeira opção não se encaixa, também é usado pelos investidores do setor imobiliário. Dessa forma, imóveis com valores altos se enquadram nesse tipo de financiamento imobiliário.
Entretanto, não é possível usar o FGTS para ajudar a quitar o valor do imóvel.
Financiamento com as construtoras
Além das instituições financeiras , também é possível financiar um imóvel direto com a construtora. Esse caso é muito comum em compras de apartamento na planta. Esta é a modalidade que maior oferece chances de negociação. Inclusive, é possível encontrar ofertas de financiamento sem a necessidade de um pagamento de entrada.
Por outro lado, essa forma também é mais arriscada: no caso de a construtora falir sem finalizar as obras, por exemplo, o imóvel em questão pode ser utilizado como pagamento da dívida.
Mantenha-se informado conosco!
Gostou de saber como financiar um imóvel? Então, não deixe de conferir as nossas outras publicações! Aqui, no Sua Saúde Financeira, você encontra informações importantes para manter a sua saúde financeira sempre em dia.
Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos