Vídeos

O que é a inflação e como ela influencia no seu poder de compra?

Tempo estimado de leitura:
< 1
minuto(s)

A conta de luz ficou mais cara, o mercado também e até o preço do combustível subiu.  
E será que o seu salário subiu na mesma proporção? 

Saiba que a inflação poderá diminuir o seu poder de compra mesmo que você esteja ganhando mais. Neste post você vai entender como a inflação impacta no seu dia a dia. E se o reajuste no seu salário compensou esta perda de valor do dinheiro no tempo. 

Entenda primeiro que a inflação é o reflexo do nosso custo de vida. Ela mede a variação nos preços relacionados à alimentação, moradia, vestuário, transporte, saúde, educação dentre tantas outras despesas que temos. Então, quando a inflação está alta significa que estamos gastando mais para viver e, consequentemente, seu salário valerá menos. 

Por isso é tão importante que aconteça o reajuste salarial, o famoso dissídio. Este reajuste não significa necessariamente um aumento da renda, mas sim uma correção do salário para que o seu poder de compra seja mantido. Agora, se este reajuste for maior do que o índice oficial de inflação, que chamamos de IPCA, aí sim podemos dizer que tivemos um aumento real da renda 

Calma, vamos entender melhor: 

Se a inflação subir 8% e o seu salário tiver um aumento de 5%, significa que você perdeu 3% de poder de compra, ou seja, mesmo recebendo um valor maior na conta, você não conseguirá adquirir os mesmos produtos e serviços que comprava antes.  

Quando falamos que você pode perder dinheiro na poupança, o raciocínio é semelhante a este, se a inflação for maior que o rendimento da poupança, você perderá dinheiro. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Agora que você sabe como ela impacta diretamente no seu salário, faça as contas, equilibre o orçamento, crie o hábito de investir e cuide da sua saúde financeira.

Até mais! 

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X