Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Aprenda a renegociar suas dívidas

Investimentos

Criado em 08 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Aprenda a renegociar suas dívidas

É muito comum que pessoas físicas ou jurídicas façam dívidas e fiquem inadimplentes por falta de planejamento. Assim, para evitar esse problema, aprender como renegociar dívidas é fundamental para quem está buscando estabilidade financeira.

De acordo com dados do Serasa, em novembro de 2021, cerca de 64,27 milhões de brasileiros estavam com dívidas negativadas ou atrasadas — o maior número de endividados desde julho de 2020. 

Este artigo tem o intuito de te ensinar como fazer a renegociação de dívidas. Além disso, vamos te dar dicas de como você pode se planejar financeiramente e não ter mais problemas de endividamento. Confira o conteúdo a seguir.

Como renegociar dívidas? 

Ninguém gosta de ficar com o nome sujo, não é mesmo? Ainda mais quando você já está devendo, saber como renegociar dívidas pode ser a solução para evitar que a situação financeira se agrave.  A origem do endividamento das pessoas se dá por, geralmente, ao realizarem um empréstimo não calculam o valor no orçamento mensal. Portanto, vale analisar muito bem a negociação e as taxas cobradas. 

Já existem diversas formas de como renegociar dívidas. Algumas delas são: falar diretamente com a instituição na qual você está devendo, participar de feiras que limpam o nome e transferir a dívida para outra instituição. O principal passo para renegociar as dívidas é estudar o seu cenário. Assim, é possível bolar estratégias para evitar a piora da situação. Abaixo, listamos seis dicas para você renegociar suas dívidas. 

1. Saiba quantas dívidas você possui 

É importante saber quais e quantas dívidas você tem. Para isso, consulte seu CPF e liste todas as pendências. Você consegue fazer isso na área de consultas no Serasa. Dê prioridade para quitar primeiro aquelas com maiores juros. 

2. Identifique o verdadeiro valor da dívida

O segundo passo para saber como negociar dívidas é saber qual é o valor delas atualmente. Com o passar do tempo, as taxas de juros e os encargos das dívidas aumentam. 

É importante entrar em contato com o credor e pedir o valor atualizado da dívida. Assim, ao saber como está a sua situação, é possível preparar uma proposta para a renegociação. 

3. Entenda as circunstâncias da renegociação

Antes de concretizar a renegociação, é de extrema importância saber as condições impostas pela agência credora. Para saber como se organizar financeiramente, entenda se haverá desconto sobre a dívida total e juros, caso essa nova conta seja parcelada. 

4. Pense bem antes de aceitar a proposta 

Analise a proposta. Caso ela ainda não esteja no seu orçamento, ofereça uma contraposta que caiba no seu bolso. Talvez, esta seja uma das dicas mais importantes para quem deseja aprender como organizar as dívidas. Muitas vezes, no desespero e no calor do momento, os devedores aceitam qualquer proposta.

Não tenha vergonha de questionar caso não entenda o valor proposto pela instituição credora. Além disso, faça uma planilha de gastos e esteja sempre com ela em mãos quando for renegociar a dívida. 

5. Transfira a dívida para outro agente financeiro 

Caso a renegociação não seja favorável a você, há a possibilidade de transferir a dívida para outro agente financeiro. Essa ação recebe o nome de portabilidade de crédito.

Essa prática é totalmente legal, criada pelo Banco Central do Brasil e solicitada a qualquer momento. Para isso, é preciso cancelar o contrato com o atual agente financeiro e fazer a quitação antecipada da dívida no banco original. 

6. Tome cuidado para não criar novas dívidas

Depois de seguir todas as dicas acima e ter encontrado a melhor forma de renegociar as suas dívidas, é hora de quitá-las. Para isso, não esqueça de garantir a carta de quitação. 

Além disso, é importante verificar se seu nome ainda está negativado no Serasa e quanto tempo vai demorar para regularizar a situação. Depois disso, analise seus gastos antes de arcar com uma nova dívida. Para isso, tente fazer um planejamento financeiro e manter uma reserva de emergência. 

Como evitar dívidas? 

É muito importante saber como não se endividar.Existem diversas formas de evitar ficar com o nome sujo. Uma delas é aprender a se planejar financeiramente. Listamos algumas formas para você organizar as suas finanças. Confira alguns pontos.

  • Estabeleça os seus gastos e os seus ganhos;
  • Defina metas (mensais ou anuais) para economizar;
  • Corte gastos desnecessários;
  • Separe contas pessoais das profissionais (caso seja dono de negócio);
  • Reserve um valor para despesas que ocorrem todo ano, por exemplo, IPTU e IPVA;
  • Crie uma reserva para emergências;

Invista na sua vida financeira

Agora que você sabe como renegociar dívidas, aprenda a fazer investimentos em negócios. Para isso, você pode acessar nossas publicações e conferir nossas dicas para garantir mais sucesso para sua vida financeira. Clique aqui e confira nossos artigos. 

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados