Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Como incluir a reserva de emergência no orçamento

Investimentos

Criado em 24 Jun 22

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Quer começar a cuidar da sua vida financeira e não sabe como? Que tal começar com a reserva de emergência? Neste artigo vamos te ensinar como colocá-la no seu orçamento mensal. Muitas pessoas têm dificuldades em poupar, principalmente aqui no Brasil onde ainda não temos a cultura da educação financeira. 

Como incluir a reserva financeira no orçamento?

Por isso, milhões de brasileiros continuam sofrendo com alto endividamento e, principalmente, desprevenidos em situações de imprevistos onde precisam recorrer a novos créditos que já não cabem mais no orçamento. Então, para colocar a formação de uma reserva como prioridade na sua vida financeira o melhor caminho é incluí-la em seu orçamento. Aqui vão algumas dicas:

Calcule sua renda líquida 

O primeiro passo que você deve seguir é organizar suas finanças. Saber o quanto você ganha de forma líquida, ou seja, já descontados os impostos e o que você gasta, tanto os gastos fixos como a média de gastos variáveis. 

Assim, ficará mais fácil identificar qual é a sua capacidade de poupança, ou seja, a diferença positiva entre o que entra e o que sai todo mês. Se o resultado está negativo, é um sinal de alerta. Neste caso, antes de planejar seus investimentos sua prioridade deverá ser ajustar este orçamento. 

Ajuste suas contas 

Para quem já está com o orçamento equilibrado, deve começar a formar sua primeira importante reserva, que iremos chamar de reserva para emergências. 

 Defina o valor da sua reserva

Você deve investir nela um valor em torno de 3 a 6 vezes os seus gastos mensais. Se sua renda for variável, recomenda-se guardar um pouco mais. Isso irá garantir a manutenção do seu padrão de vida em situações de imprevistos.   

 Invista todos os meses

O próximo passo é adquirir o hábito de investir todos os meses para abastecer esta reserva até seu objetivo. Se você tem dificuldades em manter esta disciplina, experimente incluir a rotina de investir no seu próprio orçamento, como se fosse uma despesa fixa. Assuma este compromisso com você antes mesmo de gastar. 

Assim a ordem passará a ser: ganhar, guardar e só depois gastar.  

Faça escolhas conscientes

Escolha modalidades de investimentos de baixo risco e alta liquidez, ou seja, aquelas que você pode resgatar rapidamente em caso de necessidade. Converse com o seu gerente para verificar as opções disponíveis em sua instituição financeira. 

Desta forma, os juros compostos irão acelerar a acumulação da sua reserva e o seu esforço de poupança será potencializado. 

Depois que você cumprir esta etapa da sua vida financeira, será hora de diversificar os investimentos. Nós estamos aqui para te ajudar. Para mais dicas, acompanhe as novidades do canal. 

Acompanhe nossas publicações

Esse conteúdo te ajudou? Então, não deixe de conferir mais informações sobre o universo financeiro aqui, no Canal Sua Saúde Financeira. Nós damos todas as informações e dicas necessárias para você manter a sua saúde financeira em dia!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados