Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Qual é o seu perfil de investidor?

Investimentos

Criado em 28 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Para quem quer começar no mundo dos investimentos, é muito importante conhecer o perfil de investidor. Isso vai auxiliar na montagem de uma carteira com ativos que mais combinam com o estilo de vida e os objetivos financeiros. 

Esse conhecimento faz diferença na hora de escolher qual investimento fazer. Além disso, ao conhecer seu perfil, você aprende mais sobre os investimentos e o funcionamento do mercado financeiro. 

Tipos de investidor

O que é perfil de investidor? Trata-se de uma análise que as instituições financeiras fazem dos clientes. Inclusive, essa é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que instrui as instituições a fazerem uma análise do perfil para oferecer os melhores investimentos.

Essa análise é um questionário, com perguntas cujas respostas guiam as instituições sobre o perfil do investidor. Dependendo das respostas, a instituição pode classificar o cliente em três perfis. São eles: conservador, moderado ou arrojado.

Vale lembrar que nenhum perfil é melhor que o outro. Cada um tem características e particularidades. Assim, esse teste de perfil de investidor,mais conhecido como Análise de Perfil do Investidor (API) ou Suitability, é uma ferramenta tomada como base para as instituições indicarem os ativos que mais se adequam a cada pessoa.

Investidor conservador

O perfil de investidor conservador é aquele que não quer correr nenhum ou poucos riscos. Por risco, entende-se o grau de incerteza que determinada aplicação pode ter em relação ao rendimento. Dessa forma, o investidor conservador quer ter a garantia de que o dinheiro vai render aquilo que está em contrato.

Exemplos de investimentos conservadores são os do Tesouro Direto, os CDBs e os de Renda Fixa. São aplicações que têm de antemão a taxa de juros que incidirá sobre o valor investido e quanto o dinheiro vai render no final do período contratado.

Investidor moderado

Se você tem um perfil de investidor moderado, significa que aceita correr um certo risco nas aplicações. Não chega a ser totalmente conservador para ter um rendimento baixo nos investimentos, mas prefere não correr riscos em aplicações mais arrojadas.

Sendo assim, o moderado transita entre os perfis conservador e arrojado. Ele pode investir em Renda Fixa, com baixo risco, e fundos de ações, com risco um pouco maior. Esse perfil de investidor costuma diversificar mais as aplicações. Geralmente, ele tem um conhecimento maior do mercado financeiro.

Investidor arrojado

O perfil de investidor arrojado é aquele que aceita correr mais riscos para ter mais rentabilidade. Como vimos que o risco é o grau de incerteza, ele está disposto até a perder parte do valor investido. Porém, isso significa que ele tem grandes chances de recuperar esse valor no futuro e ainda ganhar mais com isso.

O investidor arrojado tem um conhecimento mais amplo do mercado de investimentos. Ele sabe acompanhar as variações e em quais momentos pode investir. As aplicações de renda variável, como as ações e o câmbio, são exemplos de investimentos arrojados.

Para que serve cada tipo de investimento?

As finalidades dependem do objetivo do cliente e sua aversão ao risco. Se você pretende comprar um veículo em curto prazo, pode contar com investimentos conservadores. Eles vão entregar rendimentos em um período suficiente para você adquirir seu veículo. Além disso, você corre menos riscos.

Por outro lado, se o cliente deseja investir dinheiro em objetivos de longo prazo, pode ir para o mercado de ações. Como o rendimento é proporcional ao risco, ele pode ter uma rentabilidade maior. Esse tipo de investimento é indicado, pois, em um período mais longo, dá para compensar as incertezas do mercado.

O perfil de investidor pode mudar com o tempo?

O perfil de investidor conservador pode se tornar moderado ou arrojado, bem como ao contrário. Você deve sempre atualizar o perfil em até, no máximo, 24 meses. Não há uma regra que dite como o perfil do investidor deve se comportar. Há quem prefira fazer investimentos conservadores de longo prazo e não se preocupar com o valor aplicado.

Ao fazer o teste de perfil de investidor, as instituições financeiras oferecem produtos adequados àquele perfil. Porém, elas podem perceber mudanças nos tipos de aplicação contratados ao longo do tempo. Assim, sugerem outros investimentos ao cliente, desde que a API esteja atualizada.

É possível resgatar o investimento antes do tempo previsto?

Geralmente, para entregar o rendimento previsto, os investimentos têm um prazo determinado. Dessa forma, caso você precise desses recursos antes, saiba que não terá o rendimento esperado.

Além disso, fazer o resgate prematuramente gera o pagamento de alíquotas maiores de Imposto de Renda (IR) e outras taxas. Quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será o imposto a pagar na hora do saque, nos casos de renda fixa, por exemplo. Isso estimula o investidor a manter o valor aplicado.

Conheça mais sobre o mundo dos investimentos

Se você gostou de saber sobre perfil de investidor, continue navegando. Aqui, você tem mais informações sobre investimentos, linhas de crédito e contratação de seguros.

No canal de educação da Unicred, você também aprende mais sobre consórcios, previdência e demais serviços de instituições financeiras. Confira nossos materiais!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados