Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Veja dicas sobre como viver de renda

Investimentos

Criado em 07 Abr 22

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

Veja dicas sobre como viver de renda

Viver de renda não é um sonho tão distante como muitos pensam. Com planejamento, é possível ter uma renda mensal e ainda aproveitar a vida. Então, como viver de renda e ter a liberdade financeira de usar o dinheiro sem surpresas?

Uma das premissas para viver de renda é fazer o dinheiro trabalhar para você. Assim, com esse rendimento, você pode ter mais liberdade para fazer as atividades que gosta mais. Continue lendo o texto para entender mais sobre o assunto.

O conceito de viver de renda

O que é viver de renda?É usar o rendimento de aplicações, investimentos, imóveis ou aluguéis. Porém, é preciso que esse rendimento cubra todas as suas despesas. Conta de água, luz, telefone, despesas com alimentação, higiene, vestuário e lazer, por exemplo, entram nessa lista.

Isso representa a renda passiva: quando você tem dinheiro sem precisar trabalhar, ou continuar trabalhando. Contar com uma renda extra, que possibilite viver mais confortável, é o sonho de muita gente. Contudo, é importante ter em mente que, para isso se tornar realidade, você precisa ter disciplina.

O começo: planejamento financeiro

Na hora de pensar sobre como viver de renda, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Veja quanto ganha, quanto gasta e quanto sobra no final do mês. Se houver sobras, pense em formas de aplicar uma parte desse dinheiro para começar a viver de renda.

Caso não sobre nada, e as contas fiquem muito apertadas, pense em formas de economizar dinheiro. Isso não é tão difícil quanto parece. Estabeleça uma meta para sobrar uma quantia todos os meses. Assim, com esse dinheiro, você pode investir e garantir sua renda passiva no futuro.

Como economizar dinheiro? Veja as despesas que podem ser cortadas ou diminuídas, use o cartão de crédito com consciência, renegocie empréstimos para as parcelas diminuem e pesquise bastante quando for comprar algo — é possível achar bons preços.

Provisões para emergências

Como viver de renda sem imprevistos? Depois de cortar despesas e ter dinheiro sobrando, separe uma parte para a reserva de emergência

Escolha um investimento com alta liquidez, facilidade de ser resgatado e pouca volatilidade. Afinal, na hora do aperto, nem sempre é possível esperar o dinheiro cair na conta. Você precisa dele quanto antes, e as reservas funcionam para isso.

Tipos de investimento

Onde investir meu dinheiro? Estabeleça um prazo para viver de renda, como 5,  10 ou 20 anos. Pense em aplicações que tenham bons rendimentos, por um período longo, nas quais você possa contar com essa rentabilidade para viver.

Entre os tipos de investimento, há os de renda fixa e variável. Geralmente, os primeiros são atrelados a algum índice. Os exemplos mais comuns são: Tesouro Direto, CDB e RDB. Já os investimentos de renda variável podem ter oscilações de acordo com o mercado. Aqui, entram as ações e os fundos imobiliários, por exemplo.

Qual é o melhor?

A resposta varia muito ao pensar em como viver de renda. Por exemplo, se o seu perfil é mais conservador e você quer ter certeza de quanto vai receber daqui a 5, 10 ou 20 anos, os investimentos de renda fixa são os mais indicados.

Já para quem tem um perfil mais arrojado, os investimentos de renda variável são os mais adequados. Eles podem oferecer maiores rendimentos. Aqui, as dicas de investimentos são as ações, os fundos de ações ou de investimento imobiliário e as criptomoedas.

Enfim, viver de renda

Assim que você aprende como viver de renda, vem outra dúvida à mente: é possível gastar com o que quiser? A liberdade financeira proporcionada pela estratégia não significa gastar com o que quiser e quanto quiser. O conceito é bem diferente.

A liberdade financeira é ter o controle das finanças, sabendo que, ao final do mês, você não terá imprevistos. É entender que as contas serão pagas e ainda vai sobrar para investir nos próprios sonhos.

Cuidados ao viver de renda

Este conceito é importante porque, ao viver de renda, você não necessariamente precisa trabalhar, certo? Se você perder o controle dos gastos, terá que usar o dinheiro do investimento e os rendimentos que ele proporciona — recursos que podem acabar.

Sendo assim, mesmo vivendo de renda e tendo liberdade financeira, o controle dos gastos e dos rendimentos continua sendo importante. Assim, é possível ter uma vida confortável, fazer atividades que antes não eram possíveis e ainda ter dinheiro na conta.

Fique informado sobre sua vida financeira

Continue no nosso canal para conhecer outros investimentos. Há dicas de planejamento financeiro, tipos de seguros, taxas de câmbio de moedas e muito mais!

Acesse nossos conteúdos e tire suas dúvidas sobre a vida financeira. Assim, além de viver de renda, você fica mais informado sobre consumo, dicas de compras, pagamento de impostos e até financiamento de veículos!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados